ESBOÇO 871 BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO


ESBOÇO 871
TEMA: BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO
TEXTO: “Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois, sairam e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo povo.” LEVÍTICO 9:23

Duas coisas eram esenciais ao culto levítico, a beleza e a sua glória, nenhum culto a Deus se torna valioso sem a perfeição e aprovação através da gloria divina. O verdadeiro culto divino não se atribue ao ritualismo nem por seu aparato, mas pelo quebrantamento de coração e pela integridade de espírito de cada participante do culto. O apego demasiado as regras ou preceitos conduzem o povo de Deus ao esfriamento e morte espiritual. Muitas vezes nos apegamos mais aos rituais e menos o espiritual.

1. O que é o culto divino?
É dificil discorer com exatidão o que é o culto divino, pois ele é o ato de adoração único e verdadeiro a Deus, é tambémn um serviço amoroso, voluntário e exclusivo que Deus requer de todos os seres celestiais e dos homens. No culto divino deve ser evitados extremos que possa comprometê-lo (1) A informalidade profana e indescencia, essas duas coisas podem comprometer o nosso culto a Deus; (2) O ritualismo exagerado tornará o culto sem efeito perante Deus, por esse motivo Deus deixou a congregação dos israelitas, da mesma maneira ele pode abandonar o nosso culto, por isso devemos observar o que disse Paulo sobre o nosso culto, este deve ser racional, coerente, lógico e consciênte (Rm 12:1). Deus instrui nos livros de exodo e levítico sobre a essência do culto, no entanto, Deus não se impressiona com os rituais sofisticados.

2. Cultos em diversas periodos:
1. Era pratiarcal, nesse periodo nasceu o culto divino, Noé prestou culto a Deus (Gn 8:20);
2. No periodo de Moisés, nesse periodo as leis foram promulgadas para que o culto a Deus fosse verdadeiro e não algo formal, ou apenas um ritual (Ex 12:21-26), a partir desse princípio deu-se incio as festividasde sagradas como a páscoa e o dia da expiação (Ex 12:14,20; Lv 23:27,28);
3. Nos tempos de Davi e Salomão, antes de Davi chegar ao trono a musica existia, mas não era utilizado nos cultos, no entanto a partir da acenção de Davi ao trono ele dedicou o que ele mais gostava “a musica” ela foi intruduzida (Ex 15:20,21; I Cr 15:16; I Cr 23:5; 2 Cr 7:6), eles buscavam a excelencia do culto divino;
4. Após o cativeiro Babilômico, os judeus passaram 70 anos no cativeiro babilômico (Jr 25:11,12), no entanto eles desanimaram, certamente é o que fora descrito no salmos 137, o cantico de Sião não mais eram cantados, essa adoração estava esquecida, mas nos dias de Esdras e Neemias houve um avivamento espiritual e o culto foi restabelecido (Ne 12:22-30).

3. Quais os elementos do culto levítico
1. Sacrificios, Salomão na inauguração do templo houve um grande sacrifício de animais (I Rs 8:5), eram apenas uma obediência exigida pelo Senhor (Levítico primeiro capítulo);
2. Canticos, eles eram entoados em louvor ao Senhor (2 Cr 5:12,13), os louvores atrairiam a glória de Deus no culto;
3. Exposição da Palavra, após os canticos Salomão fazia uma exposição da palavra, ele proclamava os feitos de Deus sobre Israel (2 Cr 6:1-13);
4. Oração, era o momento especial, era uma intercessão para que Deus intervisse sobre o seu povo (2 Cr 6:32,33);
5. Leitura da Palavra, após o cativeiro a palavra encontrou um espaço maior no meio do seu povo, principalmente nos tempos de Esdras e Neemias, a ministração da palavra era e é insdipensável no meio do povo de Deus (Ne 8:1-8);
6. A Benção de Arão, no final do culto encerrava-se com a benção araônica (Nr 6:22-26), o culto estaria completo e o povo não saiam antes da benção, ela acompanharia o povo de Deus. A benção araônica reacendia no coração do povo o compromisso de adorar ao Senhor, visto que o povo era sua propriedade exclusiva de Deus (Ex 19:5).

As quatro finalidades do culto levítico
Todos os filhos de Deus devem ter em mente os valores do culto, e também os porques do culto. No culto divino havia valores a serem preservadas, a finalidade era básica era reafirmar as alianças divinas, professar o credo mosaico e aguardar o Messias. Era uma celebração teologica e missiânica. As quatro finalidades eram:

(1) Adorar ao único e verdadeiro Deus, esse era um compromisso irrevogável, somente ao único Deius e verdadeiro deviam adorar, rejeitando os deusses pagão (Lv 19:4; Sl 86:10; 97:9). O culto era importante porque afastava o povo de Deus da idolatria, atualmente o culto divino nos afasta de qualquer tipo de idolatria mantendo a comunhão com Deus (Sl 96:5).

(2) Refirmar as alianças antigas
Quando a comunidade judaica se reunião professavam as alianças com o único Deus verdadeiro e as suas alinaças feitas com Abraão, Isaque, Jacó e Davi (Lv 26:9,45). O seus cantico reafirmavam a presença de Deus em sua vida familiar e comunal (Sl 47:9), como mostra o Sl 105.

3. Professar o credo divino
No culto a Deus os israelitas professavam o seu credo “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6:4).

4. Aguardar o Messias
O Messias era aguardado pelos israelitas desde as promessas feitas a Deus a Abraão, a cristologia aparece desde o começo da criação do homem, a sua reencarnação, sua paixão e morte são descritas em toda história dos hebreus (Sl 22:1-19; 16:10; 110:1-4; 2:1-8). No culto levitico os israelitas são dipostos a servir a Deus e aguardar o Messias (Lc 2:25-35).

Israel não soube cultuar a Deus como ele sempre quis, ele também exige de cada um de nós, por essa razão devemos desprezar qualquer tipo de fomalismo, os desobedientes a Deus adoravam de lábios (Is 29:13), como muitos fazem hoje, os nossos coração não podem estar distantes de Deus, vamos resgatar o nosso culto ao verdadeiro Deus como no principio da nossa fé, adoremos ao Senhor em Espirito e em verdade (Jo 4:24). Apresentemos a Deus o nosso culto racional (Rm 12:1-3). Quando cultuamos a Deus dessa maneira a sua glória se faz presente (Lv 9:23,24). Os cultos onde não há presença de Deus é um vazio, pois a presença da glória de Deus trás alegria e a adoração ao seu nome.

Breve comentário lição CPAD
A beleza e a Glória do culto Levítico, achei muito importante.

Pr. Elis Clementino


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