ESBOÇO 943 ASSISTÊNCIA DIVINA.


ESBOÇO 943
TEMA: ASSISTÊNCIA DIVINA.
TEXTO: MARCOS 4:35-41

Tudo o que existe nos céus e na terra, os homens, os animais, as riquezas minerais e etc. foram criados por Deus (Jo 1:3; Cl 1:16), todas as coisas são sustentadas e renovadas por ele (Sl 104:6, 30). Deus assiste o homem desde o princípio da sua formação, principalmente aqueles que lhe obedece, pois seus atributos indicam que ele é capaz de assistir todas as criaturas ao mesmo tempo.

Há alguns questionamentos que se faz, principalmente em relação às pessoas que estão sofrendo que se Deus está com alguém porque lhe sobrevém o mal? Ou porque Deus permite que o mal alcance um justo? Quanto esse ponto de vista Salomão revelou algo importante (Ec 9:1-3; 2:14; 3:19). Todos estão debaixo do mesmo teto, sujeitos as dificuldades tanto o injusto quanto o justo, portanto não podemos dizer que estamos desamparados, tudo está nas mãos de Deus.

A vontade permissiva de Deus.
Atinente aos homens somente o Senhor sabe todas as coisas, principalmente o futuro, e para cada um ele tem um tratamento diferente, isso não significa predestinação porque o homem tem livre arbítrio para fazer as suas escolhas, dependendo do que ele escolher trará para si coisas boas ou más (Pv 14:14). Deus é o único que pode intervir para o bem de maneira indireta ou direta na vida de alguém, seja ele injusto, ou justo, mas respeitando o direito de escolha de cada um, por isso há um conflito dentro do homem para decidir entre o mal e o bem.

Os caminhos dos ímpios e dos justos.
O Salmo primeiro relata o caminho dos ímpios e dos justos (Sl 1:1-6), os ímpios perecerão na sua impiedade, enquanto os passos do homem que pratica o bem são confirmados pelo Senhor (Sl 20:24; 37:23,24), daí entendemos porque Deus pode intervir a favor do justo. O caminho do justo é baseado na justiça, as suas características são resultados de um coração contrito com Deus.

As providencias divinas
Dentro da vontade divina o justo pode ser salvo de algum perigo ou não, não devemos pensar porque Deus ama o justo ele esteja livre de todos os contratempos da vida e até a morte. O Senhor assiste os justos nas suas necessidades, mas também não signifique que ele não nos permita passar por dificuldades (Jo 16:33), muitas coisas que acontecem com as pessoas contribuem para o bem, principalmente quando é obediente ao Senhor (Rm 8:28). Os sofrimentos e as perseguições sempre fazerem parte da vida cristã (2 Tm 3:12), isso acontece desde o início não somente após a instituição do cristianismo.

Deus assiste os nossos caminhos, ele tudo vê, mas não devemos ignorar quando as dificuldades baterem na nossa porta. Devemos evitar questionar a Deus por aquilo que passamos e nem apresentá-lo a nossa vida justa como se Deus estivesse sendo injusto para conosco, pois os ímpios nada sabem e pelos acontecimentos blasfemam contra Deus. O que acontece com o ímpio acontece com o justo, porém não esqueça que Deus está atento para os nossos caminhos e ele tudo pode fazer para o nosso bem, acho muito interessante à expressão de Jó após perder tudo “...Nu saí do ventre da minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: Bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1:21). As providencias muitas vezes pode chegam a hora que ninguém espera, se nada vier da parte ele, certamente dará a capacidade para superar as angústias da vida. Os discípulos na maior angústia mediante uma grande tempestade despertaram Jesus como se ele fosse perecer com eles no mar, mas pelo clamor deles Jesus acalmou os ventos e a bravura do mar, mas quando o Senhor não quer sanar os nossos problemas ele diz: “A minha graça te basta” (2 Co 12:9).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto