ESBOÇO 977 ANTIGAS PROMESSAS


ESBOÇO 977
TEMA: ANTIGAS PROMESSAS
TEXTO: SALMOS 132

No cântico de romagem Davi apresenta a necessidade da verdadeira adoração ao Senhor, bem como os votos ao poderoso Deus de Jacó. Neste texto apreciaremos a maneira como Davi lembra-se das promessas antigas em meio às aflições.

I. As provações
Davi foi provado desde a sua chamada, ele suportou as perseguições de Saul, dos povos inimigos e do seu próprio filho Absalão (I Sm 19:1; Sl 109:11,27; 2 Sm 16:2; 19:8). Davi teve dias sombrios principalmente quando o seu filho Absalão tentou usurpar o seu trono. “O inimigo estava dentro da sua própria casa.” (Mt 10:36), ou do seu próprio povo como foi Jesus.

II. Os votos de Davi
“Davi fez votos ao Senhor Deus de Jacó, dizendo: Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso” ele via a necessidade de um lugar para adoração, uma morada para o Deus de Jacó (Sl 132:2-4), embora a arca estivesse em Efrata “Belém”, ele dizia: entremos na sua morada, adoremos ante o estrado dos seus pés, essa era uma expressão usada para designar à presença de Deus sobre a arca, era como que Deus estivesse sentado e seus pés sobre a arca (Sl 132:7).

A entrada do Senhor no lugar do repouso seria a maior felicidade dos seus adoradores, não adianta adorar a Deus em lugar que ele não esteja, pois onde está à presença dele vestem-se de justiça seus sacerdotes, e seus fiéis exultem (Sl 132:7-9). O amor a Davi era a prova da realização das promessas. Davi desejava habitar na casa do Senhor todos os dias da sua vida (Sl 23:6; Sl 27:4; Sl 26:8; Sl 84:10; Lc 2:37).

III. O juramento do Senhor
O Senhor jurou a Davi com firme juramento (Sl 132:11; 2 Sm 7:12-16; I Cr 17:11-14; Sl 89:3,4; At 2:30) Ali farei brotar a força de Davi (Sl 132:17; I Rs 11:36). A fidelidade, o anseio em buscar ao Senhor e verdadeira adoração faz Deus renovar as suas promessas ao nosso favor, todas as promessas de Deus para o seu povo e a Davi permaneceram firmes e não seria revogada (Nr 23:19; Sl 33:4), ele vela para cumprir a sua palavra no tempo certo (2 Pe 3:9).

IV. Os verdadeiros adoradores
I. Onde estão os verdadeiros adoradores? Na casa de Deus é o lugar onde eles devem estar. Atualmente há muitos adoradores sem templos, são verdadeiros soldados sem quartéis e sem nenhuma referência cristã, adoram apenas de lábios, mas o coração distante do Senhor. Há também muitos pregadores fazendo-se de profetas de Deus que nada tem de Deus, são verdadeiros mentirosos e manipuladores de plateias, quanto mais à vida arruinada, mas oportunidades têm. Muitos que são sinceros e verdadeiros crentes são descredenciados, por isso o evangelho tem sido escandalizado por esses tais.

II. Quais as características dos verdadeiros adoradores? As qualidades morais e espirituais são imprescindíveis para os adoradores, eles devem ter seus corações puros e espírito reto (Sl 51:10), fora a isso ele não estrá apto para adorar. O verdadeiro adorador deve estar desprovido de qualquer orgulho, porque o temor e a humildade precede a honra (Pv 15:33).

Estar no lugar de adoração ao Senhor “casa de Deus” é o desejo dos que temem ao Senhor, o verdadeiro cristão tem prazer em habitar nos átrios do Senhor, isso é o que caracteriza o verdadeiro adorador. O adorador ele leva em consideração a sua base de adoração, lugar onde habita espiritualmente, se Deus elevar o indivíduo há patamares maiores ele não deve esquecer a sua base espiritual, ou seja, onde começou a sua fé, a falta disso tem conduzido muitos ao desvio de conduta, e isso arruína a vida espiritual e pode levar a queda.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto