EQUILÍBRIO, E TUDO O QUE NECESSITAMOS ANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

ESBOÇO 1015

TEMA: EQUILÍBRIO, E TUDO O QUE NECESSITAMOS ANTE AS CIRCUNSTÂNCIAS.

TEXTO: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, sei também ter abundancia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como ter fome; tanto a ter abundancia, como padecer necessidade”. (Fp 4.11,12)

 Tudo na vida tem as suas limitações, principalmente o ser humano, embora as nossas limitações não sejam sinal de fracasso e sim de aprendizado. Na mente de algumas pessoas há um conceito de que só são bem sucedidas se estiverem esbanjando dinheiro, glamour, carros caríssimos, donos de grandes fortunas e que consigam se perpetuarem no mercado financeiro até se tornarem ídolos como aconteceu e acontece com vários deles. Numa visão mais ampla isso não é tudo, mas o que aprendemos com isso? O que precisamos saber sobre a questão? Devemos saber que Deus tem os seus caminhos e eles não são os nossos caminhos (Is 55.8,9; Jr 10.23).

 Dependente de Deus

Necessariamente precisamos entender que somos unicamente dependentes de Deus (Jo 15.5b), reconhecendo as nossas fraquezas e limitações (Fp 4.13), e sabemos também que as nossas necessidades colaboram de alguma forma para o nosso bem (Rm 8.28), cada problema que enfrentamos na vida é mais uma experiência que adquirida, seja na doença, no desemprego, na peleja contra aqueles que querem ver o seu fracasso e na vida espiritual, não importa, elas simplesmente nos impelem para a luta e nela podemos ser mais que vencedores (Rm 8.37).

 Não vivemos apenas de ganhos, mas também de perdas, (Mt 5.29; 16.25) isso faz parte da vida, o que se deve fazer em momentos de necessidades é buscar o avivamento da parte de Deus para nossa fé para não desfalecermos no meio do caminho. Habacuque orou ao Senhor por esse avivamento nos momentos mais difíceis da sua vida, pois certamente os iminentes castigos de Deus viriam para o seu povo (Hc 3.2; 17,18). Mesmo que todos os dias não sejam brilhantes para nós, diz às escrituras que tudo tem o seu tempo determinado (Ec 3.1-8) a adversidade também tem o seu dia, mas não devemos olhar para ela com a visão pessimista (Ec 7.14). Uma perda aos nossos olhos pode ser interpretada como uma derrota total e definitiva, mas para Deus ela pode ser apenas o começo de uma vitória, embora muitos tenham a ideia que vencerão sempre, isso é uma utopia, não temos uma vida só de ganhos, mas também de danos, o que devemos fazer é lutar para superar e nunca desistir (Rm 12.12).

 O apóstolo Paulo nos deu uma lição de vida ele fala sobre as nossas limitações e exemplifica como conviver com as mesmas, pois para ele tanto fazia padecer necessidade como está em fartura, pois a vida não é exclusivamente de felicidades e abundância, mas, sobretudo existem as dificuldades como forma de nos moldar a diversas situações, pois adquirimos experiências através das desventuras da vida, onde vale ressaltar que a vida é de altos e baixos.

A esperança

Porque a esperança é o que nos leva a tentar novamente, ela sempre fala a nossa mente que nem todos que fracassam serão sempre fracassados. Os projetos de grandes empreendimentos são aprimorados através de experimentos e protótipos, quem não experimenta derrotas é quem nunca tenta, e quem não experimenta novas derrotas é quem se acovarda. A revista Time de abril de 1986 publicou um artigo sobre algumas pessoas que foram consideradas sem perspectiva de futuro, todas foram vistas pelos críticos como condenados ao fracasso, mas que eles foram persistentes em seus objetivos.

 Thomas Alva Edison – Superou as dificuldades e galgou o honroso posto de maior cientista do mundo, tendo registrado mais de mil invenções, entre elas a lâmpada elétrica.

Henry Ford – Foi o pioneiro na fabricação de carros em série. Foi à falência cinco vezes antes de ser bem-sucedido nos negócios.

              Não permita que as pessoas roubem as suas forças ou tirem de você a sede da vitória. Enfrente os gigantes e vença-os! Seja qual for o seu projeto ponha Deus na frente e prossiga que os resultados serão surpreendentes, pois o Senhor é quem nos dá a capacidade para lutar com coragem e determinação diante das adversidades (Pv 24.10). É na crise que você cresce. “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que servem a Deus e são chamados pelo seu decreto” (Rm 8.28).  No dia da prosperidade, goza do bem, mas, no dia da adversidade, considera; porque também Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada ache que tenha de vir depois dele. (Ec 7:14).

 Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto