FRUTIFICANDO EM CRISTO.

 

ESBOÇO 1027

TEMA: FRUTIFICANDO EM CRISTO

TEXTO: Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. JOÃO 15:2-5

Dizer que estar alinhado com alguém pode não é ser realidade, você pode estar com alguém, mas esse alguém pode não estar com você, isso é muito natural na vida das pessoas. Quem ler esse texto dá para entender que existe uma reciprocidade na vida de quem está unido a Cristo. O que está verdadeiramente unido a Cristo produz muitos frutos, esse é o único e diferenciado tipo de união que resulta em frutos, Jesus é a videira e nós as varas.

Jesus é a videira

Uma videira é composta de ramos, os quais no tempo certo darão frutos, Jesus é uma videira frutífera e todo ramo que estiver ligado nela também produz frutos. O vinhateiro ou o agricultor “o pai” entra em ação no tempo da poda corta-se os galhos que ele percebe que não darão fruto, os galhos tirados são queimados, pois essa é uma prática comum dos agricultores. A poda é a limpeza feita pelo agricultor “Deus” a poda facilita o desenvolvimento da videira e, por conseguinte estando limpa produzirá mais frutos, os galhos que não dão frutos impedirão os outros de produzirem frutos. Eu vivi uma experiência, eu plantei uma videira ela cresceu e ficou muito bonita, porém não dava frutos, certo dia, chegou a minha casa uma agricultora e ele viu a videira bonita, e disse já era pra dar fruto, eu disse: pois bem até agora nada eu vou cortar, ela me disse: Não faça isso me dê uma tesoura e eu lhe dei, ela retirou muitos galhos eu lhe desse: assim você vai mata-la, ela disse: Não aguarde, quando foi no próximo período de fruta ela pendurou os cachos de uvas a cosa mais linda que eu já vi, então esse tratamento faz frutificar.

A palavra limpa

Jesus não estava literalmente lhes dando uma lição de agricultura, mas comparando o que aconteceria nessa relação entre ele e os discípulos. Vocês estão limpos pela palavra que eu vos tenho falado, estai em mim e eu em vós, porém saibam que vocês sozinhos nada produzirão “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Estarmos ligados à videira “Cristo” é uma necessidade espiritual para dar frutos.  

Quais frutos deverão produzir?

Somente produziremos frutos se a nossa maneira de viver estiver ligado nessa videira que é Cristo. O Apóstolo Paulo apresenta as características que são peculiares a quem está em Cristo através do fruto do Espírito, eles aparecem em nossas vidas pelas qualidades dos frutos, eles indicam que estamos ligados à videira, ou seja, o fruto do Espírito em nós é a prova de que estamos ligados nele; Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gl 5:22), esses são resultados do que o fruto do Espírito produz em nós. O fruto do Espírito deve está em evidencias no nosso cotidiano, pois essa é a grande comprovação de que estamos ligados na videira.

O Espírito Santo

Quando recebemos a Cristo, o Espírito Santo inicia um processo de transformação do nosso caráter. O caráter é um conjunto das qualidades que são apresentadas em nós, sejam elas boas ou más. O caráter, não é herdado, ele é construído no cristão através do ensinamento da palavra de Deus. Os nossos frutos cristãos indicam que estamos sendo aperfeiçoados pela palavra em nós. Os frutos que produzimos é uma obra do Espírito Santo confirmando a ação da palavra.

Essa lição enfatiza o cuidado que o cristão deve ter para não se desligar da videira, o cristão é a vara que para produzir deve está ligada a videira “Cristo”, caso não esteja produzindo deve ser cortada para que as outras varas produzam mais frutos. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (Jo 15: 7,8). Jesus amaldiçoou uma figueira que não dava figos (Mc 11:13), essa é mais uma prova que devemos frutificar. Há duas situações em que a árvore “o cristão” não dá frutos, ou a necessidade de poda “conserto” ou seja, tirar os galhos que atrapalham ou então a falta de adubo “a palavra”.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto