ESBOÇO 1050
TEMA: GUARDANDO PRECIOSIDADES.
TEXTO: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11
Há pessoas que gostam de guardar preciosidades, outros, porém não dão muito valor e desperdiçam, no entanto as coisas estimáveis devem ser protegidas e mantidas pelos seus donos. Existem preciosidades que são mais estimáveis que prata e ouro, tanto no âmbito material quanto espiritual, pois é sobre isso que iremos comentar nesse simples esboço.
A
valorização de bens
O valor dos bens é dado pelo próprio dono, sabe-se isso quando pretendemos vender, o comprador deprecia aquele bem por mais precioso que seja; “Nada vale, nada vale, diz o comprador, mas, indo-se, então, se gabará” (Pv 20:14). Cada indivíduo deve valorizar o que possui, mesmo que não tenha um valor estimável, principalmente quando se trata de herança deixada pelos seus antepassados (I Rs 21:3).
Bens
desejados
Tudo o que é bom é desejado, principalmente pelos invejosos, a inveja nada mais é do que o desejo incontrolável de possuir ou usufruir o que é dos outros. As pessoas invejosas são capazes de tudo para conquistar um bem alheio, a inveja faz a pessoa adoecer o espírito (I Rs 21:5,7), esse serve como um exemplo trágico, Jezabel o matou para se apossar da vinha (I Rs 21:10). Esse foi um terrível ato de covardia cometido pelo rei Acabe e sua mulher.
Bens
pessoais de valor
Há bens que uma pessoa pode possuir os quais não tem preço, são eles: (1) A família, ela é o maior bem que um ser humano possui; (2) A moral, a vida moral de um indivíduo não tem preço; (3) A vida religiosa é de fundamental importância na formação do caráter humano, ali nasce o amor a Deus e ao próximo, tudo isso começa no lar (Js 24:15), principalmente quando é um lar cristão. A nossa vida espiritual é desejada pelo nosso maior inimigo espiritual “o diabo” Jesus expressou bem o interesse dele sobre o desejo de conquistar e destruir a nossa vida espiritual (Jo 10:10), no entanto Jesus foi quem nos concedeu a vida.
O
nosso bem maior
É salvação, ela foi conquistada não pelos nossos méritos, mas pela graça (Rm 2:8), não pelo sangue de animais (Hb 9:12-13; Hb 10:4). Jesus Cristo o filho de Deus entregou-se por nós como resgate, por essa razão ela torna-se um bem preciosíssimo e inegociável, ela deve ser resguardada até aquele dia, ela como uma coroa com o seu valor inestimável. O apóstolo Pedro nos adverte a termos cuidado, pois o nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar (I Pe 5:7-9), a única maneira é resisti-lo (Tg 4:7), principalmente quanto se aproxima o final dos tempos.
Amados valorizem tudo quanto é bom que te pertença, principalmente a salvação, a qual foi o maior presente de Deus. A igreja de Filadélfia foi achada nela qualidades que devia ser resguardadas, essa preciosidade era de tal maneira que seria igual uma coroa cujo valor era inestimável (Ap 3:11). Em tempos difíceis que estamos atravessando ainda há cristãos que não tem nenhum apreço pela sua fé, estão tão descuidadas iguais às cinco virgens despreparadas (Mt 25:5-9), até que perderam a oportunidade de entrar na festa “bodas”. Tenhamos cuidado com tudo aquilo que recebemos de Deus, pois um descuido pode perder a maior preciosidade recebida por Deus e Cristo.
Pr.
Elis Clementino
Nenhum comentário:
Postar um comentário