PERDAS E GANHOS.

 

ESBOÇO 1077

TEMA: PERDAS E GANHOS

TEXTO: FILIPENSES 3:7

No nosso cotidiano há perdas e ganhos, infelizmente isso acontece a todos sem acepção de pessoas, elas advêm em decorrência da desobediência do próprio homem. Na labuta da vida o homem experimenta as dores das perdas e as alegrias dos ganhos, ou seja, uns choram quando perde e outros se alegram quando ganham, no entanto, outros ganham em função das perdas dos outros. Existem coisas que o indivíduo perde e não tem como recuperar, outros com muitos esforços conseguem, mas também existem aquelas que somente Deus pode trazê-las de volta, sobre esse tema faremos breve comentário.

COISAS QUE PERDEMOS NESTA VIDA.

A. Saúde, ela pode ir embora, mas os indivíduos gastarão tudo quanto tem por ela (Mc 5:25,26).

B. A vida moral;

C. Bens, eles podem ser comprometidos por dívidas e doenças, entre outros. Jó perdeu tudo o que lhe sobrou foi humilhação, pó e cinza (Jó 30:19);

D. Mefibosete perdeu tudo, ele era neto de Saul rei de Israel. Tudo o que lhe pertencia a Mefibosete foi tomado, de príncipe se tornou mendigo;

E. Privilégios; enquanto uns ganham outros perdem, outros jogam fora, o filho pródigo tinha privilégios no seio familiar, mas perdeu (Lc 15:11-32);

F. A vida terrena, a última coisa que você perde aqui.

A RESTITUIÇÃO DIVINA.

Alguns personagens da bíblia tiveram restituição daquilo que haviam perdido, entre eles quero destacar apenas dois, Jó e Mefibosete; (1) Jó perdeu tudo (Jó 1:21); (2) Mefibosete após a morte do seu avô o rei Saul e se pai Jonatas ele perdeu tudo (I Sm 9:7).

O SEGREDO DA RESTITUIÇÃO.

Tudo o que acontece com o homem não é uma eventualidade, principalmente quando se trata de alguém que tenha temor a Deus, esses dois acontecimentos de Jó e Mefibosete, a própria história demonstra que houve uma intervenção divina. Ninguém será capaz de recuperar bens perdidos a não ser por uma obra divina (Jó 42:10); Mefibosete (2 Sm 9:10-12). Quando entendemos que vivemos na dependência de Deus tudo é possível ser realizado em nossas vidas. Muitas vezes podemos até ter perdido direitos que tínhamos, mas passamos a entregar nas mãos de Deus, pois tenha a certeza que a única coisa que não podemos perder é a fé em Deus, ela é quem governa o nosso relacionamento com ele, e acreditamos que ele pode todas as coisas (Gn 8:14; Mt 19:26; Lc 1:37; Jó 42:2). O temor a Deus é por onde começa a restituição daquilo que perdemos, podendo recebê-los em proporções maiores. 

Deus está no comando de todas as coisas, quando o temos como o nosso guia até a morte (Sl 48:14; Is 28:26). O apostolo Paulo tinha consciência das perdas e dos ganhos (Fp 3:8-14), sobre esse ponto de vista nada abalou a sua fé (2 Co 1:16-33), essa era a prova da sua convicção de fé. Existem coisas que damos por perdas, mas no conceito divino não significou perdas, mas livramento de Deus (Rm 8:27-28). A maior perda para ser humano não são seus bens, mas a eternidade com Deus. Jamais Deus permitirá que alguém lhe tire algo sem que ele dispense para você algo melhor e maior. Louvemos a Deus não pelo que tem para nos dá, mas por aquilo que ele é, pois com esse propósito Deus abençoará a sua vida. 

A maior perda para ser humano não são seus bens, mas a eternidade com Deus, escolha que não será feita pós-morte, mas em vida.

Pr. Elis Clementino- prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto