O PREÇO DA GRAÇA.

 

ESBOÇO 1080

TEMA: O PREÇO DA GRAÇA.

TEXTO: I CORÍNTIOS 15:2; EFÉSIOS 2:8-10.

A expressão bíblica “graça” tem um valor expressivo, método que Deus usou para beneficiar a humanidade, a graça não foi de graça em relação a plano redentor, ou seja, à salvação. Tudo o que recebemos de Deus foi pago um preço. Quando refletimos sobre o plano redentor para a humanidade se sabe que foi pago um alto preço para alcançar essa graça, pois esse é o motivo pelo qual digo que a graça não foi de graça.

DEFINIÇÃO DE GRAÇA.

Conforme o conceito teológico comumente usado no Judaísmo e no Cristianismo é um dom gratuito de Deus em favor de alguém ou de um povo, sem, contudo pagar por isso (Ef 2:5). A graça de Deus é um ato soberano sem fazer acepção de pessoas, a graça revela o seu amor como expressa João (Jo 3:16). Graça é um favor imerecido, ou seja, quando se faz algo por alguém que não tenha como pagar ou por merecer.

A GRAÇA REVELADA.

A graça não era conhecida, mas Deus fê-la manifestar aos homens (Tt 2:11. 3:4,5). A graça de Deus foi manifesta em Cristo Jesus para a nossa salvação, no entanto ele pagou um alto preço, cujo custo foi a sua própria vida, derramando o seu sangue em prol da humanidade. Nós somos salvos por meio da nossa fé em Cristo conforme a nossa confissão (Rm 10:10).

O maior benefício da graça é a salvação, após este seguirão outros eventos que acompanharão a salvação em Cristo, “Por meio dele também somos salvos, desde que vos apegueis com convicção à palavra que vos anunciei; caso contrário, tendes crido em vão” (I Co 15:2).

CONCEITOS SOBRE A SALVAÇÃO.

A salvação é o resultado da graça divina, ela é o ato soberano de Deus em prol da humanidade, a salvação somente é obtida em o nome de Jesus (At 4:12), através da pregação do evangelho (Rm 1:16), ela está mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13:11), e para quem não fez ainda a sua confissão é o tempo aceitável (2 Co 6:2). Quando levamos em consideração a definição etimológica sobre a salvação entendemos que a palavra soteria, além de salvação tem as seguintes definições: libertação de um perigo, livramento quando se refere à maldição do pecado (Rm 8:12). O plano salvífico de Cristo não foi um fracasso como confessou certo líder religioso, no entanto a prova de que não foi um fracasso foi ele ter ressuscitado ao terceiro dia, esse plano divino foi o maior plano redentor porque ele abrangeria toda humanidade. No plano salvífico envolvem os seguintes personagens, o pai e o filho; o homem e o Espírito Santo, esse foi um plano completo que por ele o homem pode alcançar a vida eterna, vejamos como está organizado: (1) O Pai e o Filho, com eles estão a Eleição, Predestinação e Chamamento; (2) O homem, a sua parte são a conversão, arrependimento e fé; (3) O Espírito Santo, convence do pecado, da justiça e do juízo, ele faz o pecador reconhecer que é um pecador e carece de salvação.

A GRAÇA E A FÉ.

Graça e fé são duas coisas distintas, mas ambas estão ligadas a salvação, o homem não pode ser salvo pela graça se não fizer uso da fé (Ef 2:8,9). O nosso testemunho de fé é dado através das obras “Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2:18). Eu digo que tanto Paulo quanto Tiago estão certo no que disseram, eles não se contradizem e foram muito claro sobre esse ponto de vista. A vida pessoal é importante para dar testemunho da fé.

Amados, pedimos a Deus que pela graça alcançada e de fé em fé chegarmos ao aperfeiçoamento até aquele dia em que será manifestada a graça para nos livrar da ira futura (I Ts 1:10). Para permanecermos firmes na fé carecemos da graça de Deus sobre nós, mesmo em sofrimentos “A minha graça de basta” somente assim suportaremos até o fim, para que alcançássemos por Jesus o fiador da nova aliança que pagou pelo nosso resgate o alto preço.

Pr. Elis Clementino prelisclementino@hotmail.com

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