ESBOÇO 1142
TEMA: NÃO DEEM AS PÉROLAS
AOS CÃES.
TEXTOS: MATEUS 7:6
Tudo o que foi criado por Deus têm o seu estimado valor, tanto as coisas grandes quanto pequenas, ou seja, as desprezíveis pelos homens. No texto em destaque Jesus fala algo interessante “não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não pisem e, voltando-se contra vós estraçalhem.” Essa expressão não foi isolada, mas apenas repetindo a prescrição da lei (Êx 29:33). Esse é um dos assuntos que quase não é usado pelos pregadores e instrutores e por falta de conhecimento o povo erra (Os 4:6; Pv 25:11). Vamos ter a coragem de ensinar esses princípios que são fundamentais para o aperfeiçoamento espiritual dos crentes em Cristo.
I. OS MISTÉRIOS DE DEUS
Nem todas as pessoas lhes são dado o direito de conhecer os mistérios de Deus, muitos são mantidos ocultos e somente são revelados a quem Deus quer revelar; As coisas encobertas pertencem ao SENHOR NOSSO Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos (Dt 29:29). Os discípulos de Jesus tiveram oportunidades de conhecer boa parte dos mistérios de Deus em Jesus Cristo, uma das maiores foi conhecer que ele era o filho de Deus, dizia ele: E vós, quem dizeis que eu sou? (Mt 16:15), a resposta de Pedro foi a mais acertada, ela demonstrava uma revelação muito especial, Jesus lhe disse: “E jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu pai, que está nos céus” (Mt 16:17); “A vós e dado a conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas...” (Mt 13:11). O que faz-nos conhecer os mistérios de Deus são aqueles que procuram ter uma comunhão perfeita com Deus. Se formos descrever desde o antigo testamento eu posso citar o que Deus disse a Abrão “Então o SENHOR falou consigo mesmo. “Ocultarei de Abraão o que eu faço? (Gn 18:17; Am 3:7; Cl 1:27). As revelações de Deus devem ser guardadas e não um instrumento de medir grau de espiritualidade do indivíduo.
II. GUARDANDO PARTICULARIDADES.
Como ser humano não podemos contar as nossas particularidades, nem mesmo a todos aos membros da familiares e amigos, por mais próximas que sejam, muito menos quando se trata das revelações divinas. O inimigo anda buscando descobrir de que maneira você mantém a sua intimidade com Deus, Sansão revelou o que não devia ser revelado a ninguém, e por isso ele perdeu as forças e pôr fim a vida. O diabo tenta descobrir como você se relaciona com Deus, foi assim que fez Dalila para com Sansão (Jz 16:5-16,17,18), ela tudo o que ela queria. As nossas particularidades são como pérolas e não pode ser passada para as outras, principalmente os ímpios “O segredo do SENHOR é para aqueles que o temem, e ele fará saber o seu concerto” (Sl 25:14). Deus não se agrada quando revelamos o que temos, principalmente quando se trata de questões espirituais. O rei Ezequias revelou ao inimigo tudo o que havia dentro da sua casa, até os tesouros, porém isso não foi do agrado de Deus (2 Rs 20:13; Is 39:2). O apóstolo Paulo contou que foi arrebatado, mas não podia contar tudo que viu (2 Co 12:3,4). Não conte para ninguém sobre a sua intimidade com Deus, preserve, cuidado para não contar tudo o que Deus lhe revela, se ele trata com você coisas que são confidenciais que fique só pra você, se ele quiser revelar ele faz aos olhos de todos. A história é: “Deus me revelou isso ou aquilo” vigia irmão, não faça como Sansão que perdeu a vida por revelar segredos entre ele e Deus.
A falta de sabedoria tem feito com muitos cristãos escandalizem o evangelho, muitas vezes se expondo diante dos escarnecedores as pérolas do evangelho. É muito natural nas redes sociais as piores aberrações, muitas profecias sem sentido, línguas estranhas, sem fazer um prejulgamento, mas uma fonte não pode jorrar água doce e salgada ao mesmo tempo. Irmãos, as pérolas estão sendo lançadas aos porcos “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos” (Mt 7:6). “Portai-vos de modo que não deis escândalos nem aos judeus e nem aos gregos, nem a igreja de Deus” (I Co 10:32). O apóstolo Paulo manda que nos afastemos dos tais “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que promovem divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre, e, com suas palavras lisonjas, enganam o coração dos incautos” (Rm 16:17-18). Cuidado! As pérolas do cristianismo não podem ser lançadas aos porcos, sabe porquê? os porcos não tem noção de valor, se você colocar uma argola de ouro no focinho ele vai pra lama. Valorize o que você tem!
Pr. Elis Clementino -prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário