QUEBRANTAMENTO DE ESPÍRITO.

 

ESBOÇO 1157

TEMA: QUEBRANTAMENTO DE ESPÍRITO.

TEXTO: Os sacrifícios para Deus são espírito quebrantado; a um, coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus. SALMOS 51:17.

O texto faz referência ao coração quebrantado e contrito, pois esses são os meios pelos quais o homem passa a estreitar o seu relacionamento com Deus. Esse assunto é bem difundido no meio cristão sempre mostrando que essa é a melhor maneira de agradar e servir a Deus.

Neste salmo Davi busca verdadeiramente um renovo espiritual após o seu pecado com Bete-Saba, ele sentiu na pele o que significava a ausência de Deus por causa do pecado, Davi demonstrou o seu arrependimento lançando-se perante o Senhor que é misericordioso e perdoador.

Biblicamente o termo “quebrantamento” é usado no sentido de prostração, ou o ato de humilhar-se perante de Deus. É também o ato de reconhecimento da necessidade de mudança interior do indivíduo demonstrando humildade e dependência de Deus. Jó fez uma das maiores declarações de quebrantamento quando disse: “O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada” (Jó 17:1), ele esvaziou-se de si perante o criador e nada mais restaria para ele se não a sepultura.

DEUS NÃO DESPREZA UM CORAÇÃO QUEBRANTADO.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito (Sl 34:18). Um coração quebrantado deseja perdão, e o contrito indica sentir “tristeza segundo Deus” é o que Paulo fala na sua carta a Igreja de Coríntios “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (2 Co 7:10). Quando sentimos arrependimento pelos nossos pecados indica contrição ou compunção, essa é a porta pela qual Deus começa a operar em nossas vidas.

O QUEBRANTAMENTO DE DAVI.

Após Davi ter pecado com Bete-Seba, Deus criou caminhos para que acontecesse o quebrantamento de Davi, Natã foi o instrumento que Deus usou para despertá-lo, porque os planos de Deus para Davi não poderiam ser interrompidos, pois aquele terrível pecado carecia de um perdão (2 Sm 12:1-12). A narrativa de Natã foi o ponto de partida para o arrependimento, Natã conclui a sua narrativa dizendo: “esse é você Davi” (2 Sm 12:7-15). Atualmente Deus fala, não por Natã, mas pelo seu Espírito Santo que penetra todas as coisas (I Co 2:10), hoje ele fala e nos mostra a necessidade de compunção ou contrição (Sl 51:1-17), mas para isso precisamos ter a predisposição de um real quebrantamento diante de Deus.

Somente com o coração quebrantado e contrito o homem pode apresentar as suas necessidades para Deus nos momentos mais difíceis, imaginem a tamanha angústia de Davi na caverna do Adulão, sentindo-se ele abandonado clamava em alta voz pelas misericórdias de Deus (Sl 142:1-4). Davi no maior desespero da vida derramou o seu lamento perante o Senhor (Sl 102:1). Deus não está distante de nós, ele ouve o nosso clamor (Sl 34:4,6).

Amados, na atualidade em muitos cristãos está sobrando soberba e faltando espírito quebrantado e contrito, eles estão necessitando voltar ao primeiro amor e sentir as mesmas alegrias que sentiam antes, pois muitos deixaram valores espirituais para trás, portanto o quebrantamento é uma das principais exigências para traze-los de volta, além da renovação da aliança com Deus, enquanto estás no caminho. Quebrantamento não é uma mera emoção, não é algo superficial que em algumas semanas acabam, ele vai muito mais além, quebrantamento é penetrar nos ângulos do altar do Senhor e sentir o verdadeiro renovo espiritual, acordemos para essa necessidade.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto