CONVIVENDO COM O QUE É VERDADEIRO.

 

ESBOÇO 1183

TEMA: CONVIVENDO COM O QUE É VERDADEIRO.

TEXTO: FILIPENSES 4:9-13.

            Uma das nossas tarefas mais difíceis é ser verdadeiro, a verdade deve estar presente na vida de todo homem, embora haja pessoas que não estão preocupadas com ela, no entanto, outras estão extremamente preocupadas com a sua postura moral e religiosa. Falaremos rapidamente sobre o tema.

I. DEFINIÇÃO DA VERDADE.

Verdade significa estar de conformidade com os acontecimentos, ou seja, é a realidade dos fatos. A verdade pode ser discutida e duvidada em certos momentos, porém jamais vencida. “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” (2 Co 13:8). A verdade está oferecida e revelada para quem quer acreditar.

II. A VERDADE LIBERTA.

Somente a verdade liberta, quando você fala a verdade, ainda que não seja compreendida você se torna liberto do fardo da mentira. Libertar-se da mentira é muito prazeroso, mas isso somente será possível através da verdade, Jesus é a verdade que liberta.

III. JESUS, A VERDADE.

Aqueles que conhecem Jesus conhece a verdade, ela tem a capacidade de libertar “E conhecereis a verdade e ela vos libertará” (Jo 8:32), Jesus é a verdade que liberta. A mentira era combatida por ele, porque ela não provinha do pai, mas do diabo, o pai da mentira (Jo 8:44).

IV. SER VEDADEIRO.

Ser verdadeiro deve ser a laivo do cristão, Paulo enfatiza que os cristãos deviam ser verdadeiros em todos os aspectos, tanto social, quanto religioso, ele foi muito claro quando disse: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:5-8). Paulo se apresenta como modelo, os cristãos deveriam tomar como modelo pessoal e espiritual “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai...” (Fp 4:9).

                No mundo atual os valores se inverteram, a mentira é sinônimo de verdade e ser verdadeiro é sinônimo de mentiroso. A mentira e a falsidade parecem prevalecer aos nossos olhos. O profeta Isaias descreveu como já viviam os povos daquela época; “Ai dos que usam o mal como sinônimo de bem e chamam o bem de mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, fel!” (Is 59:20); “A justiça é posta de lado, e o direito é afastado. A verdade anda tropeçando no tribunal, e a honestidade não consegue chegar até lá. A verdade desapareceu, e os que procuram ser honestos são perseguidos.” (Is 59:14-15).

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto