ESBOÇO 1350 TEMA: NEM TUDO EU POSSO PELA FORÇA.

 
ESBOÇO 1350
TEMA: NEM TUDO EU POSSO PELA FORÇA.
TEXTO: “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos” ZACARIAS 4:6b
 
A mensagem de Deus nos dias de Zacarias pode ser aplicada aos crentes de hoje? claro que sim, as palavras dos profetas de Deus sempre devem ser consideradas e aplicadas também no nosso cotidiano cristão, principalmente quando se refere ao controle das nossas ações em relação ao tempo e ao modo. Eu desejo enfatizar o uso da força na obra de Deus em nossos dias.
 
I.                     Tempo e ações comedidas.
Existem tempo e modo para realizarmos tudo o que se deseja nesta vida, seja em qualquer esfera. A hora e o modo são importantes em todas as nossas decisões, por isso, devemos entender que nem sempre o emprego das nossas vontades e a força devem prevalecer, se tentarmos fazer ou agir fora do tempo e com ações desmedidas ou desastrosas arruinará muito mais a situação. A mensagem do profeta pode ser aplicada no nosso cotidiano, “Não por força e nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos”.
 
II.                   Contexto Histórico.
Deus sempre esteve à frente do seu povo, porém houve alguns acontecimentos desagradáveis como provações divinas para conserto, inclusive destacamos a destruição do templo construído por Salomão em 586 a.C. (2 Rs 25:13-17; 2 Cr 36:18,19), e o povo levado para o cativeiro, somente após o cativeiro babilônico a construção do segundo templo foi iniciado a em Jerusalém por Zorobabel, embora debaixo de muitas dificuldades e oposições, até pararem a obra, mas após dezesseis anos a obra reinicia, nesse tempo Deus levantou profetas que transmitiram mensagens de encorajamento ao povo e aos seus líderes , Ageu e Zacarias.
 
O homem que Deus escolheu para dirigir a reconstrução do templo foi Zorobabel (Ed 3:8), sob a oposição do povo daquela região (Ed 4:1-4). O uso da força e da violência poderia atrapalhar aquela construção, não somente naquele momento, mas tudo o que ele quisesse realizar na obra de Deus, a palavra do Senhor para Zorobabel foi: “Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito diz o Senhor” (Zc 4:6b).
 
II. O uso da força na igreja.
O que eu desejo destacar nesse assunto é sobre o uso da força, ela em muitas ocasiões pode ser desproporcional (Eu já vi muitos líderes usarem a sua força de forma desproporcional para corrigir crentes e por causa disso alguns membros estão afastado da igreja).
Nem sempre podemos resolver os problemas da igreja de por meio da força. Muitas vezes queremos usar de uma autoridade excessiva para corrigir algumas alguns problemas, sejam coletivos ou individuais, no entanto, esquecemos que a igreja não é nossa.
Os problemas das igrejas do Novo Testamento não foram corrigidos definitivamente através das cartas dos apóstolos, embora as mensagens deles fossem suficientes para consertar todos os problemas de uma só vez, mas devido à natureza humana e a dureza dos corações, eles precisavam escrevê-las novamente, e outras vezes apelando até pelo amor de Deus, ou pela compaixão de Deus (Rm 12:1).
Será que aqueles crentes não liam as cartas? Com certeza liam, mas ninguém pode consertar ou mudar o coração de ninguém, essa é uma obra que deve ser realizada pelo Espírito Santo (Zc 4:6b).
Nem a presença de Pedro impediu que Ananias e Safira mentissem (At 5:3).
As cartas do Apocalipse, embora fosse suficiente para consertar as igrejas definitivamente, mas a maioria delas continuavam cometendo os mesmos erros até hoje. Como crentes devemos nos esforçar e pôr em prática tudo aquilo que aprendemos através da palavra de Deus, os líderes devem pedir a direção do Espírito Santo para aplicar a correção e a disciplina na hora e no momento certo.
(Nunca regue uma planta sob a força do sol, porque você pode matá-la), mas também isso não indica que você feche os olhos para os erros, porém, a correção e a disciplina devem ser aplicadas com moderação (I Tm 4:16; Gl 6:1-3).
 
III.                 Obreiro resolver todos os problemas da igreja?
Como falamos anteriormente nem sempre resolvemos, por mais habilidosos que formos, apenas nos esforçamos, pois esse é um dos maiores desafios para o líder.
1.       O obreiro é comparado a um pai de família, ele nunca terá condições de consertar os erros dos filhos da forma que gostaria.
2.       O líder religioso que se arisca a consertar os erros do povo de uma só vez acaba se arruinando o seu ministério. É preciso sabedoria tal qual a de Salomão.
3.       O obreiro precisa saber que não tem domínio sobre o rebanho de Deus, o apóstolo Pedro mostra isso (I Pe 5:2-7). É bom saber que o povo de Deus está nas mãos do oleiro. Ele trabalha com o barro da maneira que quer (Is 64:8; Jr 18:2-6).
 
IV. Existem várias classes de obreiros na igreja.
a.Os obreiros que não admitem falhas das suas ovelhas, mas não olham para as suas.
b) Os que sabem fazer e resolver todos os problemas da igreja, mas não resolvem os deles.
c) Os perfeccionistas, os excessivamente organizados, mas não organiza se quer a sua vida diante de Deus.
d) Os que se as igrejas estivessem nas suas mãos seria um modelo para todas as outras.
e) Os justiceiros, aqueles que querem fazer justiça ao seu modo.
 
V. A igreja de Cristo.
1. A Igreja não é nossa, mas de Cristo, existem pessoas que querem manipular a igreja como se fosse delas.
2. Não existe congregação perfeita.
3. Somos Administradores dos bens alheios, ou seja, mordomos.
4. A igreja é o corpo de Cristo, ela é perfeita.
5. O Espírito Santo é quem ensina, instrui, corrige, fala, adverte cada crente a sua maneira, mas saiba que cada um tem livre arbítrio o ouve se quiser (Ap 3:13); cada cristão é responsável pelos seus atos, a parte que nos cabe aos obreiros é ensinar com moderação de conformidade com a palavra de Deus.
6. A igreja de Cristo universal é santa, ele conhece todas as suas ovelhas.
 
Os obreiros devem ter cuidado para não fazer como o servo com os seus conservos (Mt 24:49). Deus é um juiz e pedirá conta dos líderes das coisas suas ovelhas (Hb 13:7; I Pe 4:5). Cuidado! Amados, na qualidade de líder, não se utilize das suas prerrogativas para usar uma força desproporcional ao corrigir um membro do corpo de Cristo. Cuidado!
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto