ESBOÇO 1505 TEMA: O MEDO E O PESSIMISMO, INIMIGOS DA CONQUISTA.

ESBOÇO 1505 *
TEMA: O MEDO E O PESSIMISMO, INIMIGOS DA CONQUISTA.
TEXTO: “Mas os homens que subiram com ele disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” Números 13:31.
Autor: Pr. Elis Clementino.
 
Introdução:
Conta-se a história de um grupo de exploradores que, ao chegar a uma montanha, alguns disseram: “Ela é alta demais para ser escalada, nunca conseguiremos”. Outros, olhando para a mesma montanha, responderam: “Se é alta, a vista do topo deve ser maravilhosa.” Vamos subir?”
 
A diferença não está na montanha, mas na maneira como cada uma via. Uns foram paralisados pelo medo e pelo pessimismo. Outros foram impulsionados pela coragem e pela fé. Na Bíblia, vemos algo semelhante que aconteceu com o povo de Israel. Depois de anos de escravidão no Egito e caminhada no deserto, eles estavam diante da maior oportunidade de suas vidas: conquistar a terra prometida.
 
Moisés enviou espiões para observar a terra. Todos viam a mesma coisa: cidades fortificadas, gigantes e frutos abundantes. Mas a reação foi diferente: dez espiões voltaram tomados de medo e pessimismo, dizendo: não podemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. (Números 13:31). Já Josué e Calebe voltaram cheios de esperança e fé, declarando: certamente subiremos e possuiremos a terra (Números 13:31). Assim também acontece conosco.
 
Muitas vezes, não é o tamanho do problema que determina nossa vitória ou derrota, mas a forma como escolhemos enxergá-lo. O medo e o pessimismo podem nos impedir de conquistar, mas a fé nos leva a ver aquilo que Deus já nos prometeu.
 
1. O medo ´paralisa a visão.
ü  O povo de Israel viu a terra da promessa, mas o medo fez com que os gigante parecerem maior do que Deus.
ü  Exemplo bíblico: Os israelitas diante do mar (Êxodo 14). Eles disseram: “melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto”. O medo chegou-lhes para o poder de Deus, porém, o poder de Deus estava preste a abrir o mar.
ü  Exemplo prático: como alguém que recebe uma oportunidade de trabalho, mas deixa de tentar por medo de fracassar, perde a benção antes mesmo de lutar.
2. O pessimismo rouba a esperança.
ü  O pessimismo é o eco do medo, sempre repetindo: “não dá, não é possível, não vai dar certo”. O pessimista vê dificuldade na oportunidade. O otimista vê oportunidade na dificuldade um caminho rumo a vitória.
ü  Exemplo bíblico: Quando Golias desafiou Israel, todos os soldados recuaram em pessimismo, mas Davi, viu oportunidade de vitória (1 Samuel 17). Enquanto eles diziam: “ele é muito grande para derrotarmos”. Davi pensava o contrário: ele é grande demais para eu errar”.
Uma pessoa pode estar em crise familiar e dizer “não tem mais jeito”. Mas em Cristo sempre há restauração, porque onde o pessimismo vê o fim, Deus vê recomeço.
 
3. A fé vence o medo e o pessimismo.
ü  Josué e Calebe se levantaram contra a multidão incrédula e disseram: “certamente subiremos e possuiremos a terra”. (Números 13:30).
ü  Exemplo prático: Muitos veem crises como o fim, mas os que tem fé veem nelas uma chance de testemunhar do poder de Deus.
O medo faz você parar, o pessimismo faz você desistir, mas a fé faz você conquistar. Quem olha para os gigantes não entra na terra prometida, mas quem olha para o Senhor vê que a promessa é mais que qualquer obstáculo.
 
Conclusão:
Meus irmãos, o medo paralisa, o pessimismo rouba a esperança, mas a fé nos conduz à vitória. O povo de Israel teve diante de si a promessa de Deus, mas deixou que os olhos se enchessem do tamanho do problema e não da grandeza do Senhor. Por causa disso, uma geração inteira morreu no deserto, sem jamais entrar na terra que Deus havia preparado. Hoje, a mesma escolha está diante de nós: podemos deixar que o medo nos paralise, que o pessimismo nos domine, que as dificuldades nos façam recuar… ou podemos olhar para a promessa de Deus com os olhos da fé, como fizeram Josué e Calebe, e declarar: “Certamente subiremos e possuiremos a terra!” Que cada um aqui decida hoje caminhar pela fé, confiando no Deus do impossível. Lembrem-se: onde o medo vê um gigante, a fé vê uma vitória; onde o pessimismo vê portas fechadas, a fé vê oportunidades; onde todos veem fim, Deus vê recomeço. Não permitamos que nossos medos roubem aquilo que Deus já colocou em nossas mãos. Levantemo-nos, confiemos e conquistaremos! A terra prometida nos espera, mas só a fé nos levará até ela.

Nenhum comentário:

Foto