ESBOÇO 1514
ASSUNTO: PNEUMATOLOGIA.
TEXTO: JOÃO 14:16-17.
Autor: Pr. Elis Clementino.
Introdução:
A doutrina do Espírito Santo é uma das mais importantes do cristianismo. Veremos, em resumido comentário sobre o Espírito Santo, o papel que Ele desempenhou na criação do mundo e a sua influência na vida cristã. De maneira básica e sucinta, discorrerei sobre o tema.
I. Fundamento.
O escritor do Gênesis afirma que, no princípio, Deus criou o céu e a terra. Também disse que a terra era sem forma e vazia. No entanto, nada a caracterizava como algo habitável. O Espírito de Deus pairava ou movia-se sobre a face das águas (Gênesis 1:1,2). Ou seja, estava em ação, preparando um ambiente propício para habitação humana. Tudo já estava planejado pelo próprio Deus, que, pela ação do seu Espírito e do seu filho, todas as coisas foram criadas (João 1:3; Colossenses 1:16; Salmo 104:30). Ainda conforme o escritor, na criação do homem houve a seguinte expressão: “Então, disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26; Jó 33:4).
II. A doutrina do Espírito Santo.
É chamada de Pneumatologia, o que significa “vento, espírito e hálito”, em que “Pneuma” significa espírito ou vento. Essa doutrina é fundamental e importante no cristianismo, da qual o cristão é ensinado a conhecer melhor tudo o que é concernente ao Espírito Santo, principalmente a sua atuação na igreja até o último momento dela na terra. Na Bíblia, encontramos vários nomes atribuídos ao Espírito Santo por designações como: Espírito de Deus (Gênesis 1:2; Romanos 8:9); Espírito da promessa (Gálatas 3:14; Efésios 1:13); Espírito de Cristo (Romanos 8:9); Espírito de adoção (Romanos 8:15; Gálatas 4:6); Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17).
III. Espírito Santo no AT.
No Ant. Testamento, o Espírito Santo operou de muitas maneiras, principalmente sobre aqueles homens que se dispuseram a fazer a vontade de Deus, como juízes, sacerdotes e reis profetas, principalmente quando o povo estava sem governo (Juízes 21:25). O Espírito de Deus se apoderava desses homens com a finalidade de conduzir o povo. Davi, quando foi ungido, o espírito do Senhor se apoderou dele (I Samuel 16:13). Os profetas tinham a missão de pregar as mensagens de Deus por meio do Espírito Santo, cuja finalidade era conduzir o povo a fazer a vontade de Deus e também manter o seu relacionamento perfeito com ele.
ASSUNTO: PNEUMATOLOGIA.
TEXTO: JOÃO 14:16-17.
Autor: Pr. Elis Clementino.
A doutrina do Espírito Santo é uma das mais importantes do cristianismo. Veremos, em resumido comentário sobre o Espírito Santo, o papel que Ele desempenhou na criação do mundo e a sua influência na vida cristã. De maneira básica e sucinta, discorrerei sobre o tema.
O escritor do Gênesis afirma que, no princípio, Deus criou o céu e a terra. Também disse que a terra era sem forma e vazia. No entanto, nada a caracterizava como algo habitável. O Espírito de Deus pairava ou movia-se sobre a face das águas (Gênesis 1:1,2). Ou seja, estava em ação, preparando um ambiente propício para habitação humana. Tudo já estava planejado pelo próprio Deus, que, pela ação do seu Espírito e do seu filho, todas as coisas foram criadas (João 1:3; Colossenses 1:16; Salmo 104:30). Ainda conforme o escritor, na criação do homem houve a seguinte expressão: “Então, disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26; Jó 33:4).
É chamada de Pneumatologia, o que significa “vento, espírito e hálito”, em que “Pneuma” significa espírito ou vento. Essa doutrina é fundamental e importante no cristianismo, da qual o cristão é ensinado a conhecer melhor tudo o que é concernente ao Espírito Santo, principalmente a sua atuação na igreja até o último momento dela na terra. Na Bíblia, encontramos vários nomes atribuídos ao Espírito Santo por designações como: Espírito de Deus (Gênesis 1:2; Romanos 8:9); Espírito da promessa (Gálatas 3:14; Efésios 1:13); Espírito de Cristo (Romanos 8:9); Espírito de adoção (Romanos 8:15; Gálatas 4:6); Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17).
No Ant. Testamento, o Espírito Santo operou de muitas maneiras, principalmente sobre aqueles homens que se dispuseram a fazer a vontade de Deus, como juízes, sacerdotes e reis profetas, principalmente quando o povo estava sem governo (Juízes 21:25). O Espírito de Deus se apoderava desses homens com a finalidade de conduzir o povo. Davi, quando foi ungido, o espírito do Senhor se apoderou dele (I Samuel 16:13). Os profetas tinham a missão de pregar as mensagens de Deus por meio do Espírito Santo, cuja finalidade era conduzir o povo a fazer a vontade de Deus e também manter o seu relacionamento perfeito com ele.
IV. O Espírito Santo no NT.
1. A maior manifestação do Espírito Santo no Novo Testamento foi
quando João Batista estava batizando Jesus. Naquele momento, entendemos a presença
do Espírito Santo (Lucas 3:15, 16; 21-22).
2. O Espírito Santo no NT. Opera como agente na reconstrução do caráter cristão, e, por meio dele, os cristãos são capacitados para serem usados com autoridade na pregação do evangelho (Atos 2:14).
V. O que nos faz entender
ser o Espírito Santo uma pessoa?
Pelos seus atributos e atitudes pessoais.
1. Atributos pessoais:
a. Inteligente (Romanos 8:27; 1 Coríntios
2:10-13);
b. Sentimentos (Efésios 4:30);
c. Vontade própria (Atos 16:6-11; 1 Coríntios 12:11).
2. Atitudes pessoais.
a.
Convence o homem do pecado (João 16:8);
b. Guia-nos, na verdade (João 16:13);
c. Ele realiza milagres (Atos 8:39);
d. Ele intercede (Romanos 8:28).
e. Consola (João 14:16-26).
VI.
O que o Espírito Santo produz no
crente?
1.
Fruto (Gálatas 5:22-23).
a. Caridade.
b. Alegria.
c. Paz.
d. Longanimidade.
e. Benignidade.
f. Bondade.
g. Fé.
h. Mansidão.
i. Temperança.
Conclusão:
O Espírito Santo no crente não tem por finalidade promovê-lo e muito menos gerar nele uma sensação de grandeza e orgulho, mas o capacitar para que ele glorifique a Deus. O Espírito Santo é o Paráclito, aquele que está ao nosso lado para nos consolar e orientar (João 16:13). Infelizmente, há uma grande discrepância e distorções a respeito do poder do Espírito Santo na vida do crente, e isso tem causado grandes problemas e escândalos. Aqueles que estão em Cristo crucificaram a sua carne, as paixões e as concupiscências em Cristo (Gálatas 5:24-25). O que caracteriza o crente ser cheio do Espírito Santo é ele ter domínio próprio e controle sobre suas emoções. Precisamos ter muito cuidado, porque o nível espiritual do crente não é medido pelo barulho que ele faz, mas pelos frutos que ele produz como exemplo cristão.
2. O Espírito Santo no NT. Opera como agente na reconstrução do caráter cristão, e, por meio dele, os cristãos são capacitados para serem usados com autoridade na pregação do evangelho (Atos 2:14).
Pelos seus atributos e atitudes pessoais.
1. Atributos pessoais:
b. Sentimentos (Efésios 4:30);
c. Vontade própria (Atos 16:6-11; 1 Coríntios 12:11).
b. Guia-nos, na verdade (João 16:13);
c. Ele realiza milagres (Atos 8:39);
d. Ele intercede (Romanos 8:28).
e. Consola (João 14:16-26).
a. Caridade.
b. Alegria.
c. Paz.
d. Longanimidade.
e. Benignidade.
f. Bondade.
g. Fé.
h. Mansidão.
i. Temperança.
O Espírito Santo no crente não tem por finalidade promovê-lo e muito menos gerar nele uma sensação de grandeza e orgulho, mas o capacitar para que ele glorifique a Deus. O Espírito Santo é o Paráclito, aquele que está ao nosso lado para nos consolar e orientar (João 16:13). Infelizmente, há uma grande discrepância e distorções a respeito do poder do Espírito Santo na vida do crente, e isso tem causado grandes problemas e escândalos. Aqueles que estão em Cristo crucificaram a sua carne, as paixões e as concupiscências em Cristo (Gálatas 5:24-25). O que caracteriza o crente ser cheio do Espírito Santo é ele ter domínio próprio e controle sobre suas emoções. Precisamos ter muito cuidado, porque o nível espiritual do crente não é medido pelo barulho que ele faz, mas pelos frutos que ele produz como exemplo cristão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário