TEMA: JESUS, O INTERCEDE POR PEDRO.
TEXTO: LUCAS 22:31
Desde o início da humanidade que Deus cuida daqueles que se dispõem a servi-lo, ele sempre demonstrou o seu cuidado e proteção de geração em geração. enfatizarei neste assunto a intercessão de Jesus a favor de Pedro.
Pedro e seu irmão André foram os primeiros discípulos chamados para compor o ministério de Jesus (Mt 4:18). Pedro era um homem rude, mas prestativo, além disso, corajoso e sanguíneo, ou seja, de temperamento forte, em uma linguagem figurada, ele era aquele tipo de homem que não levava desaforo para casa, ele era muitas vezes desmedido em suas ações e palavras (Lc 22:33).
Na comemoração da páscoa essa seria a última reunião com seus discípulos, Jesus já sabia que Judas estava se preparando para entrega-lo aos romanos, porém naquela ocasião houve um discursão entre os discípulos, eles perguntavam entre si; quem haverá de fazer isso com o mestre? (Lc 22:23), e ao mesmo tempo já começaram a cogitar quem seria o maior sobre eles, vejam que rumo tomou a conversa entre eles (Lc 22:24). O homem sempre teve a pretensão de ser líder, por isso em algumas ocasiões os discípulos discutiram para saber quem seria o líder entre eles, no entanto Jesus sabia que havia esse desejo entre eles, nesse momento o mestre aplicou-lhes mais uma lição dizendo: “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que tem autoridade sobre eles são chamados de benfeitores. Mas não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o menor; quem governa como quem serve. Pois qual é o maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve” (Lc 22:25:27).
O Senhor avisa a Pedro o que satanás queria fazer com ele, não se sabe em que momento satanás pediu para cirandar com Pedro como se peneira trigo. Satanás sabia da disposição de Pedro e o cuidado que ele tinha pelo seu mestre, apesar de ser um homem rude, mas estava pronto para servir e defender o seu mestre, pode ser que por causa dessa coragem de Pedro satanás quis se aproveitar, pois Pedro ainda não sabia controlar seus impulsos, mais também ele não sabia que o diabo estava querendo cirandar com ele, na verdade nunca sabemos o que satanás planeja contra nós, a não ser que o Senhor nos revele como revelou a Pedro (Lc 22:31). O diabo sempre nos cercou afim de nos destruir, ele anda rugindo como um leão procurando alguém para devorar, mas devemos resisti-lo (I Pe 5:8,9; Tg 4:7), não dando lugar a ele (Ef 4:27), resistindo e combatendo sempre (Ef 6:11; I Tm 1:18).
Sabendo Jesus que o diabo queria cirandar com disse a Pedro: eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça, não somente a Pedro, todavia, nós também contamos com essa proteção divina. Algumas coisas na vida de Pedro tinham que mudar, e para isso passou por alguns processos até que viesse o verdadeiro quebrantamento e conversão, as vezes é necessário algo mais que a conversão, a confirmação na convivência entre irmãos (Lc 22:32).
Pedro parece não entender o quanto ele era frágil e disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte (Lc 22:33), mas o mestre lhe disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conhece (Lc 22:34), Pedro não era tão forte quanto pensava. Muitas vezes a nossa auto confiança nos dá uma falsa sensação de segurança. Pedro não podia provar do mesmo cálice que o seu mestre iria provar naquela noite, no entanto, a intensão de Pedro era proteger o mestre, porém nada ele poderia fazer.
O mestre foi preso naquela mesma noite, e Pedro é indagado e negou conhecer o seu mestre, negando três vezes, o galo cantou. Quantas vezes negamos o mestre sem que alguém nos interrogue? As nossas ações demonstram quanto o negamos, mas o galo da consciência nos adverte sempre quando erramos, não é? quando Pedro cai na real já era tarde, ele já havia negado aquele que ele jurava proteger.
Amados, nós não somos tão fortes quanto pensamos. Quantas vezes agimos como os discípulos que desejavam ser líder, usar também as mesmas atitudes de Pedro com a sua coragem desmedida. Cuidado! o diabo não respeita posições e nem títulos, porém se revista das armaduras de Deus e resisti-lo o inimigo usando as armas apropriadas para a peleja (Ef 6:10-20). Amados, Jesus é o nosso advogado fiel (I Jo 2:1)
Pr. Elis Clementino –prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário