ESBOÇO 1311 ASSUNTO: ESPERANÇA.

 
ESBOÇO 1311
ASSUNTO: ESPERANÇA.
TEXTO: ROMANOS 5:3-5; 2 CORINTIOS 4:16-17.

Nenhum ser é tão completo quanto o homem, ele tem a capacidade de acreditar e aguardar algo que dentro da sua expectativa em relação ao futuro. Sobre a esperança irei comentar de maneira breve, principalmente em relação a nós cristãos.

I.                     A ESPERANÇA.
A esperança ou a expectativa do homem está vinculada ao futuro, porém, devido a nossa limitação nada sabemos a respeito do nosso futuro. A esperança do crente está firmada nas promessas de Deus e confirmadas em Cristo (I Co 1:20), pois somente ele conhece o nosso amanhã, como também os seus planos ao nosso respeito. O profeta foi enfático ao transmitir quais as intenções de Deus para o seu povo “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jr 29:11). A expectativa é regida pela fé, ela é a certeza que temos de alcançar algo que não contemplamos com os nossos olhos (Hb 11:1).
 
II.                   AS TRES VIRTUDES TEOLOGAIS.
A esperança está entre as três virtudes teologais “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor...” (I Co13:13), essas três virtudes devem estar presente durante toda a nossa vida, não devemos abrir mão de nenhuma delas, principalmente a nossa fé “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”, por isso precisamos perseverar. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará” (Hb 10:35-39), a nossa esperança não se limita apenas nas coisas terrenas, mas na esperança maior que é a volta do Senhor.
 
III.                 O ABATIMENTO FRUSTRA A ESPERANÇA.
Existem muitas pessoas desmotivada quanto ao presente e ao futuro, as razões dessa desmotivação são inúmeras. Muitas vezes algumas delas foram originadas de um passado que não foi tão bem sucedido, essas coisas mexeram com o seu sentimento de maneira que ela não tem uma perspectiva de algo melhor no futuro deixando-as deprimidas e abatidas e sem esperança, a ponto de desacreditar em algo melhor para o futuro. Qualquer um de nós estamos sujeitos a passar por isso, ninguém é tão privilegiado que não passe por situações semelhantes. Muitos homens de Deus e profetas passaram por situações semelhantes, desmotivados e sem perspectiva de um futuro próspero e até desmerecendo o valor da própria vida “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (I Rs 19:4). Esse é o que muitas pessoas que estão nesse momento estão atravessando, no entanto, mediante a essa situação somente lhe resta acreditar que com Deus tudo pode mudar (Lm 3:21-24).
 
A desesperança e falta de confiança vão se avolumando de sorte que ela acredita ser ela uma muralha intransponível, mas será que pelo que você está passando ainda tem a expectativa de dias melhores? Ou a sua esperança envelheceu como uma raiz numa terra seca? Portanto, pois eu vos afirmo que há possibilidade de renovação dessa esperança envelhecida, “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. (Jó 14:7-9). Se você está desmotivado em relação ao amanhã medite (Sl 27), este é dos salmos motivadores que vale apena meditar.
 
Amados, Paulo exorta seus eleitores a amar os outros e abençoá-los e somos exortados a sermos alegres, mesmo que isso não nos isentem das aflições, a diferença é que nós os cristãos devemos ser alegres e confiar no Senhor mesmo diante dessas aflições. A nossa esperança, alegria, fidelidade e paciência são originadas do Espírito Santo, quando isso nos falta é preciso orar com fé para que haja paciência quando estiver aflito, portanto, devemos nos alegrar na esperança, sendo pacientes, pois a gloriosa riqueza desse mistério é Cristo em nós, a esperança da sua glória (Cl 1:27). Para mantermos essa esperança é preciso nos aproximar de Deus através da sua palavra e da oração, sem, contudo, desanimar, porque Deus tem galardão para aquele que nele espera.
 
Pr. Elis clementino

Nenhum comentário:

Foto