ESBOÇO 1319 ASSUNTO: CONHECENDO A ARVORE PELO FRUTO.

 
ESBOÇO 1319
ASSUNTO: CONHECENDO A ÁRVORE PELOS FRUTOS.
TEXTO: MATEUS 7:15-17; 12:33
 
Falarei nesse assunto sobre árvore e seus frutos, algo bem conhecido de todos nós. Esse assunto pode trazermos uma grande edificação espirituais. Frutificar é um dever de todos nós, seja em que âmbito for.
 
A. CONHECENDO A ÁRVORES PELOS FRUTOS.
 Árvores más e árvores boas, ninguém conhece uma árvore enquanto ela não der fruto, as folhas nada dizem sobre os frutos. Muitas vezes nos enganamos com algumas árvores que plantamos em nossa cassa, já tive ocasião de plantar e depois ter que derrubar porque ela não deu frutos, folhas servem apenas de sombra, mas também ninguém se alimenta delas, embora elas sejam importantes na natureza, que de alguma maneira ela contribui com o eco sistema purificando o ar, algumas produzem flores, cujo pólen é muito útil como método medicinal, a sua madeira serve para confeccionar moveis, mas também produzir frutos que alimentem. O que Jesus pretendia dizer sobre aquela figueira?
 
B. A LIÇÃO.
A maior lição que Jesus pretendia dar aos seus discípulos era puramente espiritual, passando ele diante de uma figueira e não achou figos, então na presença dos seus discípulos ele a amaldiçoou para que ela não mais desse fruto (Mc 11:12-14). O que ele fez os discípulos conhecerem?
1.       O poder das palavras (Mc 11:23; Mt 7:20).
2.       O poder da fé.
3.       A árvore que não produz fruto deve ser cortada (Jo 15:1-7,16).
4.       As que produzem frutos devem ser limpas para dar mais fruto.
 
C. JESUS, A VIDEIRA VERDADEIRA.
Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira”, e meu pai é o agricultor. Uma árvore é composta de ramos e galhos, ambos estão ligados nela e devem produzir frutos, os galhos que não derem frutos, a tira e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.  Os agricultores conhecem a antiga poda, eles fazem para limpar a fruteira para ela produza mais frutos. A vara de si mesma não dá fruto e para produzir frutos tem que está ligada a videira, nós somos as varas, se estivermos ligadas a videira daremos muito frutos, se não der fruto ela será cortada e lançada no fogo (Jo 15:1-7).
 
D. ESCOLHIDOS E NOMEADOS.
Jesus disse: Vocês não escolheram a mim, fui eu que escolhi vocês e vos nomeei, ou seja, eu designei vocês para isso, dar frutos e estes permaneçam (Jo 15:16). A frutificação do cristão deve ocorrer em três conjunturas:
1.       Produzir através do serviço cristão durante a sua vida,
2.       Produzir fruto de justiça,
3.       Produzir frutos espirituais por intermédio do fruto do Espírito (Gl 5:22-26).
 
Amados, devemos levar em consideração o chamado de Jesus Cristo, e a nossa nomeação para uma causa nobre, produzir frutos de justiça é um dever de quem o segue. Para poder produzir esses frutos é necessário ter uma vida de verdadeira renúncia. Devemos compreender que tudo quanto desempenharmos aqui seja compatível ao que ele ensinou, pois quando uma pessoa recebe Jesus Cristo como o seu salvador, dali em diante ele deve absolver os seus ensinamentos, quem os guarda terá um bom desenvolvimento em todos os aspectos da vida. Produzir fruto é uma necessidade inerente de todo cristão.

Obs. Esses esboços servem apenas como guia, você pode enriquece-lo com seus comentários.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto