ESBOÇO
1329
ASSUNTO:
A GRAÇA, ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO.
TEXTO:
JOÃO 1:12,16.
A graça, eleição e predestinação fazem parte do
eterno plano redentor de Deus para com os homens. Essas doutrinas são
fundamentais do cristianismo. A graça vem em primeiro plano, depois eleição e seguida
a predestinação. Nada teria acontecido no plano redentor se não fosse à
infinita graça de Deus revelada em Cristo Jesus.
1. A GRAÇA DE DEUS.
a) A graça de Deus é a sua misericórdia revelada
sobre os homens com o propósito de salva-los. A benção da salvação ocorre
quando o homem crer em Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador (Ef
2:8,9; Rm 3:24; 2 Tm 1:9; At 4:12; At 16:31).
2. A GRAÇA, ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO SÃO
COMPREENDIDAS COMO:
Graça – Favor imerecido; ajuda divina, dom
sobrenatural.
Eleição – É a escolha feita por Deus de um povo
em Cristo.
Predestinação – É o ato ou efeito de
predestinar, decidir de antemão ou antecipadamente, mas que só terá efeito
através de Cristo.
3. SALVAÇÃO É PELA GRAÇA, E PARA TODOS, SEM
ACEPÇÃO DE PESSOAS.
Mas quem desfrutará dessa salvação?
a. Todos
quantos crêem (1 Jo 2:2; Jo 3:16; Tt 2:11; 1 Tm 2:3-6; Mt 11:28-30; At 17:30-31).
b. A
salvação independe de: Raça, tribos
e línguas (At 10:34,35).
3.1. Quem a receberá?
1. Para quem não faz do pecado uma pratica
habitual (apostasia) (Hb 10:26; Hb 6:4-8).
2. Para quem crer em Cristo (At 16:31; 1 Jo 5:10);
3. Para quem teme a Deus e vive retamente e faz
o que é justo (At 10:35);
4. E para todos aqueles que perseveram neste
modo de vida e permanecerem no amor e favor divino (Jo 15:10);
5. Todo aquele que confessar o meu nome diante
dos homens (Lc 12:11).
4. A ELEIÇÃO.
a) A eleição é em Jesus Cristo, pois
foi nele que fomos eleitos entes da fundação do mundo (Ef 1:4,5). Neste
versículo, conhecer de antemão é o equivalente a amar de antemão e é usado no
sentido de “ter como objeto de estima afetiva e optar por amar desde a
eternidade”. A presciência de Deus aqui, significa que ele determinou desde a
eternidade a amar e redimir a raça humana através de Cristo (Rm 5:8). O objeto
da presciência, ou seja, do amor eterno de Deus aparece no plural referindo-se
tão somente a Igreja. Isso significa que o amor eterno de Deus objetiva,
principalmente, o corpo coletivo de Cristo, e somente tem haver com indivíduos
à medida que estes integram esse corpo coletivo mediante a fé em Cristo e a sua
união com Ele (Rm 8:28,29,30).
5. QUEM ENTRARÁ NOS CÉUS?
a) São os 144 mil, como diz uma das organizações
religiosa? Com essa interpretação dizem que os 144 mil são uma classe ungida que
está destinada a viver no céu com Deus, de modo opostos à classe terrestre, e
que eles viverão para sempre no céu e são aqueles mencionados em (Lc 12:32),
como o pequeno rebanho.
Essa má interpretação é corrigida da seguinte
forma; as escrituras ensinam que todos aqueles que crêem em Jesus Cristo podem
esperar com grande empolgação um destino celestial (veja Ef 2:19; Fp 3:20; Cl
3:1; Hb 3:1; 12:22; 2 Pe 1:10,11). Jesus afirmou que todos os crentes estarão
juntos em “um só rebanho” e sob os
cuidados de um só pastor, aqui trata-se dos gentios (Jo 10:16). Saiba que não
haverá dois “rebanhos” um na terra e outro no céu. Esses 144 mil referem-se aos
judeus, sendo 12 mil de cada tribo, em nenhuma outra parte da bíblia tem outro
significado a não ser com relação às 12 tribos de Israel. Esses serão escolhidos
por Deus (Ap 9:4; Ap 7:2-9) que ainda serão marcados por Deus em suas testas (Ez
9:6; 2 Tm 2:19). Uma multidão como areia do mar (Ap 7:9).
b) A todos quantos aceitarem a Jesus como seu
salvador e permanecer até o fim. No céu há lugar para todos (Jo 14:2), essa
referencia é claramente ao céu, Jesus precisava ir preparar lugar (Mt 6:9; Sl
33:13,14); Is 63:15), para que a
grande família de Deus habite com ele na glória do Pai, pois essa é a vontade
de Jesus (Jo 6:39).
Eis aí, tudo quanto foi dito centraliza a
chamada, eleição e predestinação na pessoa do Senhor Jesus Cristo, pois a
nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos (At
4:13; 16:31). Ao crermos nele, devemos continuar firmes até a sua vinda. Deus
não tem compromisso com quem abandona o seu filho Jesus Cristo.
Pr Elis Clementino
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