ESBOÇO 1329 ASSUNTO: A GRAÇA, ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO.

 
ESBOÇO 1329
ASSUNTO: A GRAÇA, ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO.
TEXTO: JOÃO 1:12,16.
 
A graça, eleição e predestinação fazem parte do eterno plano redentor de Deus para com os homens. Essas doutrinas são fundamentais do cristianismo. A graça vem em primeiro plano, depois eleição e seguida a predestinação. Nada teria acontecido no plano redentor se não fosse à infinita graça de Deus revelada em Cristo Jesus.
 
1. A GRAÇA DE DEUS.
a) A graça de Deus é a sua misericórdia revelada sobre os homens com o propósito de salva-los. A benção da salvação ocorre quando o homem crer em Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador (Ef 2:8,9; Rm 3:24; 2 Tm 1:9; At 4:12; At 16:31).
 
2. A GRAÇA, ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO SÃO COMPREENDIDAS COMO:
Graça – Favor imerecido; ajuda divina, dom sobrenatural.
Eleição – É a escolha feita por Deus de um povo em Cristo.
Predestinação – É o ato ou efeito de predestinar, decidir de antemão ou antecipadamente, mas que só terá efeito através de Cristo.
 
3. SALVAÇÃO É PELA GRAÇA, E PARA TODOS, SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS.
Mas quem desfrutará dessa salvação?
a. Todos quantos crêem (1 Jo 2:2; Jo 3:16; Tt 2:11; 1 Tm 2:3-6; Mt 11:28-30; At 17:30-31).
b. A salvação independe de: Raça, tribos e línguas (At 10:34,35).
3.1. Quem a receberá?
1. Para quem não faz do pecado uma pratica habitual (apostasia) (Hb 10:26; Hb 6:4-8).
2. Para quem crer em Cristo (At 16:31; 1 Jo 5:10);
3. Para quem teme a Deus e vive retamente e faz o que é justo (At 10:35);
4. E para todos aqueles que perseveram neste modo de vida e permanecerem no amor e favor divino (Jo 15:10);
5. Todo aquele que confessar o meu nome diante dos homens (Lc 12:11).
 
4. A ELEIÇÃO.
a) A eleição é em Jesus Cristo, pois foi nele que fomos eleitos entes da fundação do mundo (Ef 1:4,5). Neste versículo, conhecer de antemão é o equivalente a amar de antemão e é usado no sentido de “ter como objeto de estima afetiva e optar por amar desde a eternidade”. A presciência de Deus aqui, significa que ele determinou desde a eternidade a amar e redimir a raça humana através de Cristo (Rm 5:8). O objeto da presciência, ou seja, do amor eterno de Deus aparece no plural referindo-se tão somente a Igreja. Isso significa que o amor eterno de Deus objetiva, principalmente, o corpo coletivo de Cristo, e somente tem haver com indivíduos à medida que estes integram esse corpo coletivo mediante a fé em Cristo e a sua união com Ele (Rm 8:28,29,30).
 
5. QUEM ENTRARÁ NOS CÉUS?
a) São os 144 mil, como diz uma das organizações religiosa? Com essa interpretação dizem que os 144 mil são uma classe ungida que está destinada a viver no céu com Deus, de modo opostos à classe terrestre, e que eles viverão para sempre no céu e são aqueles mencionados em (Lc 12:32), como o pequeno rebanho.
 
Essa má interpretação é corrigida da seguinte forma; as escrituras ensinam que todos aqueles que crêem em Jesus Cristo podem esperar com grande empolgação um destino celestial (veja Ef 2:19; Fp 3:20; Cl 3:1; Hb 3:1; 12:22; 2 Pe 1:10,11). Jesus afirmou que todos os crentes estarão juntos em “um só rebanho” e sob os cuidados de um só pastor, aqui trata-se dos gentios (Jo 10:16). Saiba que não haverá dois “rebanhos” um na terra e outro no céu. Esses 144 mil referem-se aos judeus, sendo 12 mil de cada tribo, em nenhuma outra parte da bíblia tem outro significado a não ser com relação às 12 tribos de Israel. Esses serão escolhidos por Deus (Ap 9:4; Ap 7:2-9) que ainda serão marcados por Deus em suas testas (Ez 9:6; 2 Tm 2:19). Uma multidão como areia do mar (Ap 7:9).
b) A todos quantos aceitarem a Jesus como seu salvador e permanecer até o fim. No céu há lugar para todos (Jo 14:2), essa referencia é claramente ao céu, Jesus precisava ir preparar lugar (Mt 6:9; Sl 33:13,14); Is 63:15), para que a grande família de Deus habite com ele na glória do Pai, pois essa é a vontade de Jesus (Jo 6:39).
 
Eis aí, tudo quanto foi dito centraliza a chamada, eleição e predestinação na pessoa do Senhor Jesus Cristo, pois a nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos (At 4:13; 16:31). Ao crermos nele, devemos continuar firmes até a sua vinda. Deus não tem compromisso com quem abandona o seu filho Jesus Cristo.
 
Pr Elis Clementino
 

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