ESBOÇO 1368 TEMA: A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.

 
ESBOÇO1368                                                                                                                                              TEMA: A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.
TEXTO: ATOS 2:42
 
Em tudo nesta vida o homem precisa ser instruído, não tem como viver sem instrução, principalmente o que concerne ao espiritual. A Bíblia sagrada, nos dá o entendimento como viver de maneira que agrade a Deus. Temos três tipos de doutrinas que as escrituras apresentam, as quais devemos conhecer. De maneira breve falarei sobre a doutrina dos apóstolos.
 
I.                 O Que é Doutrina?
Conjunto de ideias lógicas que são fundamentais que precisam ser transmitidas através da instrução, elas podem ser filosóficas, políticas e religiosas. Durante o tempo em que os discípulos estiveram com Jesus, eles foram ensinados em todos os aspectos da vida, sobre conduta, o perdão e a salvação. Jesus Cristo teve o cuidado de ensinar aos seus discípulos, porque ele percebia haver várias doutrinas ensinadas naquela época, das quais os apóstolos escreveram em suas cartas como meio de proteger os cristãos.
 
II.                Três tipos de doutrina:
a.      Doutrina de Cristo (2 Jo 1:9).
b.      Doutrina de homens (Mt 7:7).
c.      Doutrina de demônios (I Tm 4:1).
 
III.              Defesa da nossa fé cristã.
a.      É necessário conhecer as doutrinas para não ser enganado pelas falsas, no entanto, duas são danosas a fé cristã, as doutrinas de homens e a de demônios. As formas como elas são ensinadas e divulgadas podem influenciar na conduta cristã e na fé, (Mt 15:9; Mc 7:7; Cl 2:22-23).
b.       É preciso muito cuidado, porque essas doutrinas vêm recheadas de enganos, por isso somos alertados pelos apóstolos (Hb 13:9). Quando somos discipulados ou ensinados corretamente com a doutrina de Cristo, não seremos levados por qualquer vento de doutrina (Ef 4:14; Cl 2:8). Paulo alertou a Timóteo, sobre esse cuidado, dizendo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (I Tm 4:16).
c.      Devemos permanecer no que aprendemos do Senhor (2 Tm 3:14-17). O jovem Timóteo foi ensinado desde criança sobre a palavra de Deus através da sua vó Loide e nos seus ensinos ele deveria permanecer (2 Tm 1:5; 3:10; 4:22). Quando aprendemos certo, pouco erramos, pois, os pais e avós podem contribuir muito para a vida devocional dos seus filhos e netos. Somente manteremos a fé cristã através do ensino da palavra de Deus, pois muitos pais estão negligenciando esse ensino em seus lares, considerando o número de jovens cada vez reduzido nas igrejas e isso causa-nos preocupação.
 
IV.              Vivendo o que ensina.
Quem ensina tem grande responsabilidade, ele deve viver uma vida digna, servindo de modelo para que o evangelho não seja blasfemado (Rm 2:21-24). O que Cristo ensinou aos discípulos era o suficiente para terem uma vida baseada em princípios, de maneira que eles não deviam se desprender dele, “Entretanto, não foi isso que vocês foram discipulados por Cristo! Se é que de fato o ouviste e nele fostes ensinados, conforme a verdade que está em Jesus...” (Ef 4:20,21). Não devemos relativizar os ensinamentos de Cristo, quando relativizamos invertemos os valores (Is 5:20). A relativização é a desconstrução das verdades pré-estabelecidas no evangelho de Cristo, isso é perigoso para a nossa fé.
 
               Amados, devemos guardar a sã doutrina e perseverar nela, a maneira que fomos ensinados deve ser conservada como nos dias apostólicos (At 2:42). Quando atentamos para ela há compartilhamento, eles partiam o pão, estavam juntos nas orações, isso se dava por conta dos ensinamentos de Cristo. Atualmente precisamos resgatar esses valores deixando para trás, pois o egoísmo não permite que tenhamos o mesmo sentimento que houve em Cristo, isso afeta a nossa vida devocional com Deus, os nossos cultos se tornam frios por não haver os mesmos sentimentos que houve nos apóstolos (Fp 2:5-11).
 
Pr. Elis Clementino.

 

Nenhum comentário:

Foto