ESBOÇO 1379 ASSUNTO: O ATIÇADOR DE CONTENDAS.

 

ESBOÇO 1379
ASSUNTO: O ATIÇADOR DE CONTENDAS.
TEXTO: PROVÉRBIOS 26:21
 
               No mundo existem pessoas de todas as naturezas, cada uma com costumes diferentes. Durante a nossa caminhada, aqui nos deparamos com pessoas boas e outras causadoras de males, principalmente aquelas geradoras de contendas. De imediato, não temos como evitá-las, porém, não somos obrigados a conviver mantendo relacionamento com elas. Neste assunto, falarei o quanto essas pessoas semeadoras de contendas são prejudiciais à nossa fé cristã e como nos livrarmos delas.
 
I. SIGNIFICADO.
Atiçar no nosso vocabulário significa estimular, ativar é como se sopra uma fogueira para acender as brasas. Sem lenha na fogueira, o fogo apaga “Sem lenha, o fogo se apaga e, não havendo maldizente, cessa a contenda. Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender” (Pv 26:20-22).
 
II. SEIS COISAS QUE DEUS ABORRECE (Pv 6:16-19).
Há seis coisas que Deus aborrece e a sétima ele abomina, são elas:
1.      Olhos altivos, assim como um coração orgulhoso (Pv 13:10; 21:4; 29;3; Tg 4:6).
2.      Língua mentirosa e difamadora (Sl 15: 3; 101:5).
3.      Mãos que derramam sangue inocente (Pv 1:16; Rm 3:15).
4.      O coração que maquina pensamentos viciosos (Pv 15:26; Sl 101:4).
5.      Pés que se apressam a correr para o mal (Is 59:6-8).
6.      Testemunha falsa que profere mentiras (Ex 20:16; Pv 24:28).
7.      E o que semeia contenda entre irmãos (I Co 1:11).
 
III. A SABEDORIA.
A sabedoria facilita a convivência com pessoas de várias naturezas, mas também nos dá a capacidade de nos afastar daqueles indivíduos que nada nos acrescentam, tanto na vida moral quanto na nossa fé, principalmente aquelas que usam as blandícias para nos conquistar. Devemos ter cuidado para não cair nas suas armadilhas (Pv 1:10). As palavras das pessoas falsas e caluniadoras são como petiscos deliciosos, descem saborosos até o íntimo (Pv 26:22-23), portanto devemos evitar aquelas pessoas que geram contendas e brigas (2 Co 12:20; 2 Tm 2:23-24; Tt 3:9). Essas coisas tiram a paz de um ambiente considerável saudável.
 
IV. TREVAS E A LUZ.
Que comunhão há entre as trevas e a luz? Com o jugo desigual não há comunhão (I Co 6:14-15). Tudo aquilo que contraria os nossos princípios deve ser evitado, consideremos que somos sal e luz (Mt 5:13-16). Um ambiente saudável é árvore-de-vida, pois quando estamos em um ambiente de paz, nos sentimos bem e, quando isso não acontece, procuramos nos afastar.
 
               Portanto, não há nada mais danoso para a fé do cristão do que um incitador de contendas, principalmente numa igreja, tal indivíduo se torna um escravo habilidoso diabolicamente em separar irmãos (Pv 6:14; 16:28; 2 Co 12:20). Paulo encontrou na igreja de Coríntios contenda entre irmãos, isso causou uma divisão na igreja, um grupo dizia: sou de Paulo, outro Apolo, pressuponho que também um grupo dizia: sou de Cristo. Havendo esse, ele seria o pior grupo, porque não obedeciam nem a Paulo e nem a Apolo (I Co 3:1-9). Aproximando-se de você, alguém que goste de contenda, afaste-se dele, não alimente aqueles que nada têm de bom a lhe acrescentar.
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto