ESBOÇO 1409 * TÍTULO: NÃO DESPREZE AS COISAS PEQUENAS.

 

ESBOÇO 1409 *
TÍTULO: NÃO DESPREZE AS COISAS PEQUENAS.
TEMA: ZACARIAS 4:10.
 
Ao falarmos das pequenas coisas, devemos entender que elas existem e têm o seu dia. As coisas pequenas e desprezíveis estão por toda parte. Muitas vezes elas nos surpreendem, a ponto de dizermos: quem diria! Pois bem! No dia-a-dia da vida, as coisas pequenas podem desenvolver-se. Muitas coisas pequenas continuarão pequenas nas mãos de quem não sabe multiplicar, exemplo disso encontramos na parábola dos talentos (Mt 25:16). Mas o que eu desejo falar nesse assunto é que não devemos desprezar as coisas pequenas, mas considerá-las.
 
I. A valorização das coisas pequenas.
  • Tanto as coisas grandes como as pequenas têm valor, dependem muito da ocasião. Existem coisas pequenas que às vezes deixamos de lado, como que não necessitássemos delas. Dados momentos precisamos delas, pois elas são tão necessárias quanto as grandes.
  • Diz o apóstolo Paulo em uma das suas cartas que Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para uma finalidade confundir os fortes; também escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são (I Co 1: 27,28). Convém lembrar que os padrões de Deus diferem dos nossos. Pode não dar para mim, no entanto, para Deus tudo é possível. É claro que ele se refere “coisa” ela faz referência a pessoas.
II. A ambição humana.
  • Na ambição humana, as coisas pequenas são geralmente desprezadas, como as coisas pequenas, quando é pouca e quando elas são humildes.
  • As valorizadas são as coisas quando se refere a muito, se referindo a quantidades, são grades ou volumosas, as exaltadas ocupam os primeiros lugares (Mt 20:21,22).
  • Ninguém quer ser: O último, o menor, o servo. Lc 9:46,48; Lc 22:24-26).

No entanto, todas as coisas, tanto grandes como pequenas, foram criadas para uma finalidade e Deus usa todas elas, cada para o que lhe for útil. Ninguém quer trabalhar com poucas coisas, no entanto, todos nós temos capacidade de desenvolver ou crescer em tudo na vida. (Só existe uma coisa capaz de limitar seu crescimento: você).

III. As grandes coisas.
Geralmente, as grandes coisas que hoje se veem, tiveram os seus começos pequenos. Não acredite muito nas coisas que geralmente começam grandes. Tem um dito popular que tudo que começa largo termina estreito. E tem um versículo na palavra que diz que o teu começo foi pequeno, mas no final crescerá em extremo. Tudo que se faz na vida começa com pouca coisa, sempre acreditei nas coisas pequenas e humildes, principalmente quando investimos nelas. Podemos até citar alguns exemplos da vida secular como: as indústrias, os comércios, as empresas, posições políticas, no militarismo e na posição eclesiástica, etc. As Poucas coisas se transformam em muitas, quando são bem administradas por pessoas competentes. Ver exemplo dos talentos.
 
IV. Alguns exemplos notáveis.
1. Onde Deus põe a mão, tudo se multiplica.
·        Gedeão, com trezentos homens, venceu um grande exército (Jz 7:6,12).
·        Davi, aos olhos de Saul, não passava de um menino indefeso.
·        O pequeno Davi matou um grande gigante com uma pequena pedra (1 Sm 17:49,50).
·        Geazi se assustou quando viu um grande exército. Eliseu, sem exército, venceu os inimigos.
·        O rei Josafá venceu um grande exército cantando e tocando (2 Cr 20:22).
·        Pequenos exércitos venceram grandes exércitos.
·        Um pequeno prumo na mão de Zorobabel serviu de zombaria (Jo 7:24; 1 Co 4:5), mas se tornou um grande templo (Zc 4:10).
 
2. Poucos alimentos se transformaram em muitos.
·        O profeta Elias, na casa da viúva em Sarepta, pouca farinha e pouco azeite (1 Rs 17:10-16).
·        Eliseu multiplicou o pouco de azeite que a viúva tinha para pagar a dívida (2 Rs 4:1-7).
·        Eliseu, com vinte pães, deu de comer a cem pessoas 2 (Rs 4:41,32).
·        A pequena moeda depositada pela viúva no ofertório (Mc 12: 41,42,43,44).
·        A multidão faminta para cinco pães e dois peixinhos e todos saíram alimentados e sobejou (Mt 4:17).
 
V. A reconstrução do templo de Salomão.
Mas um dia de regozijo estava para acontecer, é que as coisas se tornariam melhores do que antes. Zorobabel deu bom exemplo com seu prumo na mão e demais instrumentos de construção. Muitos se alegraram em vê-lo começar a reconstrução do templo. (Cf Esd 3:10,12,13, Ageu 2:3), também houve pessoas que ficaram desanimadas por ver que o novo templo não era tão lindo como o primeiro. É importante saber que não é a beleza, mas a presença de Deus nela. Deus prometeu estar presente (Ageu 2:5; Ageu 2:9). Se Deus prometeu e cumpriu, ele nunca falhou.
 
Glorifiquemos a Deus no pouco, porque ele é o Deus da multiplicação e, se fores fiel no pouco, no muito te colocará (Lc 16:10), tudo é possível ao que crer (Fil 4:13), tudo posso naquele que me fortalece, acredite em Deus, porque para ele nada é impossível (Lc 1:37). Os cristãos não devem desprezar as coisas pequenas, sobretudo as que dependem de Deus.
 
Pr Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto