ESBOÇO 1411 * TEMA: CUIDADO COM AS SEITAS E HERESIAS.

 

ESBOÇO 1411 *
TEMA: CUIDADO COM AS SEITAS E HERESIAS.
TEXTO: 2 PEDRO 2:1.
 
Falsos ensinamentos que combatem a fé cristã são disseminados desde o primeiro século, no começo da igreja cristã. Os apóstolos combatiam, mesmo assim esses falsos ensinos prejudicaram muito a igreja, comprometendo a espiritualidade de muitos cristãos piedosos e sinceros à doutrina que receberam do Senhor, por essa razão é necessário se precaver dessas doutrinas. Elas atacam diariamente as bases doutrinárias do cristianismo. É importante para o cristão distinguir para a defesa da sua própria fé.
 
A. Definição dos termos seita e heresia.
Entendendo as diferenças entre uma seita e uma heresia. Antes de se identificar uma seita ou uma religião falsa, precisamos identificar as diferenças entre seitas e heresias. Ambas se derivam da palavra grega háiresis, que significa escolha, partido, corrente de pensamento, divisão, escola, etc. A palavra heresia é adaptação de háiresis, quando passada para o latim, háreisis virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita. Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo, no entanto, o cristianismo foi chamado de seita em (At 24:5). Durante o julgamento de Paulo, esse foi o discurso de Tértulo, o acusando de agitador perante o governador Felix, o chamando de líder de uma seita, essa era uma tentativa de deslegitimar o cristianismo. Os líderes judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do judaísmo. Com o passar do tempo, hairesis também assumiu conotação negativa, como em (1 Co 11:19; Gl 5:20).
 
Em termos teológicos, podemos dizer que seita se refere a um grupo de pessoas e que heresias indica doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Com base nesta explicação podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita. Paulo combate contra as seitas e heresias (Gl 1:6-9; 1 Tm 1:3-4; 2 Tm 4:3-4; Tt 1:10-11). Esse versículo demonstra a preocupação de Paulo com a integridade do evangelho e combater os falsos ensinamentos e praticas que desviam a verdade cristã.
 
B. Significado de Doutrina?
1. A palavra significa ensino. Vem do latim (douctrina), que também significa ensino, referindo-se a qualquer tipo de ensino ou algum ensino especifico.  No grego (didaskalia), que se refere a ensino ou instrução.
 
2. As três principais doutrinas do cristianismo:
·        Doutrina de Deus (At 13:12; 1:42; Tt 2:10).
·        Doutrina de homens (Mt 15:9; 16:12; Cl 2:22).
·        Doutrina de demônios (1 Tim 1 Tm 4:1).
 
C. Porque estudar as falsas doutrinas?
·        Para defesa própria fé e o evangelho (Tt 1:9; Fl 1:16).
·        Para proteger o rebanho e os recém convertidos ao evangelho. A apologética é um meio para defender a fé.
·        Facilitar a evangelização, só podemos evangelizar se conhecermos a que tipo de doutrina o evangelizado está sendo submetido.
·        E fazer missões, ela é mais do que um deslocamento, precisamos entender a região à cultura para entendermos a sua religiosidade.
 
D. Recomendações Bíblicas contra as falsas doutrinas.
1. Ter cuidado para não ser enganado porque doutrina de homens enganam (Ef 4:14) (rituais e alimentos (Hb 13:9).
2. Estar firme na doutrina que recebeu do Senhor (Tt 1:92 Ts 2:15).
3. Persevere na doutrina de Cristo (2 Jo 9).
4. Viva bem serve como ornamento da doutrina (Tt 2:10; Rm 6:17).
5. Cuidado com os inimigos da cruz (os que procuravam corromper o evangelho) Fp 3:18; Gl 1:7.
6. Cuidado com outro evangelho ou coisa parecida. Os falsos mestres persuadiram os crentes da Galácia e de Corinto a mudarem de evangelho (Gl 1:8; I Co 3:11). Não quero aqui destacar denominações, mas dizer que na atualidade esses falsos ensinos continuam, eles são perigosos para a fé cristã, Jesus combatia e outros apóstolos também (Mt 7:15-16; 2 Co 11:13-15; Gl 1:6-8; 1 Tm 4:1; 2 Pe 2:1). Esses versículos alertam sobre a necessidade de discernimentos e vigilância diante de ensinamentos que desviam a verdade do evangelho.
 
E. Frutos da verdadeira doutrina.
·        Crescimento, ela faz crescer a nossa espiritualidade como a erva com o orvalho (Dt 32:2; Is 55:10,11; I Co 3:6,7; Sl 72:6).
·        Promover a paz em nossos corações.
·        Encaminhar o cristão para uma perfeita comunhão com Deus.
·        Contribuir na formação do caráter cristão.
 
Devemos considerar a importância da sã doutrina e não nos afastar dela, eu a comparo com à coluna vertebral que equilibra o corpo humano. O crente jamais permanecerá firme espiritualmente sem que haja conservação da doutrina de Cristo. Os apóstolos perseveraram e nós também devemos preservará até que o Senhor venha buscar a sua igreja.
 
Pr Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto