ESBOÇO 1420 * ASSUNTO: PREPARAÇÃO ESPIRITUAL.

 

ESBOÇO 1420 *
ASSUNTO: PREPARAÇÃO ESPIRITUAL.
TEXTO: 1 TESSALONISSENSIS 5:1-11.
 
Introdução:
A igreja de Cristo sempre viveu com uma expectativa singular: a segunda volta de Jesus. Desde os primeiros cristãos até os nossos dias, essa esperança tem alimentado a fé e a perseverança dos que seguem a Cristo. Sabemos que Ele voltará, mas a questão é quando e como estaremos preparados para esse grande dia, assim como Paulo ressaltou. Neste contexto, a Bíblia nos lembra que a volta do Senhor será repentinamente, como um ladrão à noite, pegando muitos de surpresa. Por isso, é essencial entender que a preparação espiritual não é opcional; ela é vital para nossa jornada cristã. Hoje, refletimos sobre o que significa estar preparado, atentos aos sinais e confiantes no propósito divino que é o seu retorno.
 
I. Contexto histórico.
O apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Tessalônica sobre o arrebatamento da igreja, para que eles não ignorassem esse evento como os demais que não tinham esperança (1 T 4:13-18). Esse arrebatamento será a tomada dos cristãos fiéis da terra de maneira súbita.  Paulo também afirma que, em relação a esses acontecimentos, todos estavam cientes de que Jesus viria como um ladrão, em hora que ninguém espera, e sobre isso Jesus anunciou no sermão da montanha a sua segunda vinda (1 Ts 5:1-2; Mt 24: 43-44; Lc 12:39-40; 2 Pe 3:10). Mas sobre ele haveria uma série de acontecimentos, sobre eles veremos a seguir.
 
II. Sinais dos tempos.
Nos últimos dias, muitos eventos têm acontecido e outros que certamente virão até em maiores proporções como cumprimentos das profecias, não somente dos profetas que antecederam o messias, quanto ele próprio. O apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses ressaltou esses eventos como sinais evidentes (1 Ts 5:3). Jesus já havia alertado sobre as guerras, fomes, pestes e tribulações (Mt 24:6-8, 21-22). O que vemos hoje em nosso mundo reflete muitos dos sinais que Jesus revelou, incluindo o aumento da maldade e o esfriamento do amor (Mt 24:12; 2 Tm 3:1-5). Esses versículos ressaltam a necessidade de sermos vigilantes, pois a volta de Jesus será repentina e inesperada, por isso é necessário se preparar.
 
III. Preparação espiritual.
Paulo enfatiza a importância de estarmos espiritualmente preparados, sermos vigilantes e sóbrios, pois não estamos em trevas para que aquele dia não seja uma surpresa para nós (1 Ts 5:4). Estejamos atentos para não sermos tomados subitamente, pois somos filhos da luz e não da noite (1 Ts 5:7-8).
 
IV. Propósito divino.
Deus não nos destinou à ira, mas à salvação por meio de Jesus Cristo, portanto, devemos edificar e exortar mutualmente. Portanto, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Cristo (1 Ts 5: 9-11), pois a nossa redenção está próxima.
 
Conclusão:
Diante da promessa da volta de Jesus, percebemos que vivemos tempos em que a vigilância e o preparo espiritual são indispensáveis. Paulo nos alerta sobre a urgência de estarmos atentos e comprometidos, vivendo como filhos da luz e não das trevas. O propósito divino não é de instruções, mas de salvação; Ele nos chama a uma vida de edificação mútua e de expectativa pelo grande dia da vida que será o arrebatamento. À medida que observamos os sinais ao nosso redor, somos levados a refletir: Estamos realmente prontos para encontrar o Senhor? Portanto, vivamos uma vida que glorifique a Deus e que reflita nossa esperança na promessa de Sua vinda.

Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto