ESBOÇO 1424 * TEMA: GUARDA O QUE TENS.

 

ESBOÇO 1424 *
TEMA: GUARDA O QUE TENS.
TEXTO: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". Ap 3:11.
 
Introdução:
Vamos refletir sobre uma mensagem muito importante e atual que o Senhor nos deixou na carta à igreja de Filadélfia. Ao longo da Bíblia, encontramos exortações à perseverança e à vigilância, mas nesta passagem de Apocalipse 3:11, Cristo nos deixa uma advertência direta e urgente: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Para entender o peso dessas palavras, vamos nos lembrar do contexto em que foram escritas. O apóstolo João, preso na ilha de Patmos sob o domínio romano, foi agraciado com uma revelação gloriosa e profunda sobre o futuro da igreja e sobre o retorno de Cristo. Nesta carta, o Senhor fala a uma igreja fiel, que enfrentou perseguições de diversas naturezas, mas se manteve fiel. Assim como Filadélfia, somos chamados a guardar o que temos, a proteger aquilo que Deus nos deu: nossa fé, nossos valores espirituais e o compromisso com a verdade. Esta não é uma mensagem para ser ignorada, pois ela nos alerta sobre a realidade da volta de Cristo e da importância de estarmos preparados, firmes na fé e atentos até aquele dia.
 
I. Contexto histórico.
1. Período da escrita:
  • Da Ilha de Patmos, João escreveu cartas às sete igrejas da Ásia, isso por volta dos anos 90 a 95 d.C. provavelmente durante o reinado do imperador romano Domiciano, que governou na época entre 81 a 96 d.C. O que iremos destacar aqui é sobre a carta dirigida à igreja de Filadélfia.
  • Filadélfia era uma cidade comercial importante, ela está situada na região da Lídia, hoje a moderna Turquia. Filadélfia era conhecida pela sua localização estratégica, entretanto, lá existia uma igreja mencionada na revelação a João na Ilha de Patmos.
  • Essa igreja era conhecida pela sua fé e perseverança, mesmo em meio às perseguições. A igreja de Filadélfia não recebeu nenhuma crítica na carta enviada a ela, mas com aprovação e as promessas de Cristo de que os crentes deveriam guardar a sua fé com muita vigilância (Ap 3:7-13). Naquela época, havia uma grande perseguição aos cristãos por parte do império romano. A carta era de natureza profética e simbólica do livro, que fala sobre o julgamento divino e a vitória final de Cristo.
II. Guarda o que tens.
  • Esse verbo indica vigiar, a fim de defender algo, guardar, proteger, tomar cuidado, etc. A Igreja de Filadélfia fora alertada por Cristo a permanecer em vigilância, até a sua iminente e súbita volta, isso o levaria a manter a sua fidelidade a ele, mesmo que sofresse maiores danos, significava não abdicar da sua fé e convicções em Cristo.
  • Na Igreja de Filadélfia, além dos valores espirituais, havia também outros que eram expressivos e os valores morais eram um deles. “Sobretudo o que deves guardar, guarda o teu coração, porque dele procede às saídas da vida”. (Pv 4.23).
  • É impossível guardar as riquezas espirituais sem que passe pelo coração. A coroa era um símbolo de vitória, nas competições os vencedores eram coroados. No grego, significa “Stéphanos, Stémma, grinalda” referindo-se a essa coroa de vitória, a coroa da vida, da justiça, “diadema” se refere à coroa, realeza e poder soberano. Paulo, no final da sua carreira, reflete sobre quanto a sua jornada, mesmo com todas as dificuldades e perseguições, restando-lhe agora somente a coroa que o reto juiz lhe daria (2 Tm 4:7-8).
III. Aplicação para a igreja da atualidade.
O alerta dado à Igreja de Filadélfia é o mesmo para a atual, nada muda em relação ao preparo espiritual. Os crentes da atualidade devem estar atentos para o segundo maior acontecimento da história da humanidade, “a volta de Cristo” que se dará em momento inesperado (Mt 24:43-44; 1 Ts 5:2; Ap 3:3; 16:15). Esses versículos destacam a necessidade de uma vigilância constante e preparação, pois a vinda de Cristo será repentina e inesperada. Essa vigilância deve ser, tal qual a das cinco virgens prudentes (Mt 25.4,9).
 
Conclusão:
Deus quer é que a Igreja guarde as preciosidades morais e espirituais, pois é toda a riqueza que ela tem. Estes valores são inegociáveis, eles nos farão alcançar todas as promessas divinas. Há algumas outras recomendações bíblicas sobre o que devemos guardar: guardar o coração (Pv 4.23); guardar a palavra (Sl 119.11); guardar e se apegar à instrução (Pv 4.13); guardar o pé (Ec 5.1); guardar a fé (II Tm 4.7), finalmente. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Ap 3:11), essa deve ser guardada até o final da carreira, é o maior prêmio que os fiéis têm.
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto