CONVERTIDOS EM PESCADORES DE HOMENS.

ESBOÇO 301

TEMA: CONVERTIDOS EM PESCADORES DE HOMENS.

“E disse-lhes Jesus, não temas; mas de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5:10c)

INTRODUÇÃO

O mote desse texto é a pesca maravilhosa e a chamada dos discípulos. Esse fato está registrado nos três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas; alguns deles foram mais detalhados em seus comentários. Veremos neste argumento fatos importantes e dignos de apreciação, enfatizando a obediência a palavra de Deus que é o motivo do nosso sucesso naquilo que realizamos. Muitas vezes diante de ações e trabalhos fracassamos, nos restando somente desestimulo, ora, os discípulos haviam passado a noite inteira pescando em alto mar sem nenhum sucesso, no entanto resolveram voltar à praia, lavar as redes e certamente guardá-las. Mas algo importante estava acontecendo na praia, era Jesus falando a uma multidão, vendo Ele, Simão e André seu irmão com o seu barco recolhendo o material de pesca e lavando as redes, pediu-lhes para entrar na canoa, e falar mais um pouco com a multidão, tendo acabado de falar, pediu-lhes que fossem ao mar alto, ou seja, voltassem a pescar. Através desse texto extrairemos algumas lições mandatórias, e o que realmente Jesus queria daqueles pescadores. Não confundir com a pescaria de (Jo 21:3-5).

I. O malogro da pescaria.

  • . A pescaria fracassou e nada apanharam após uma noite intensa de trabalho, voltaram à praia homens fracassados e sem peixes, lavando as redes para guardar (Lc 5:2,5). Na vida sempre há algo que fracassamos, e quando isso acontece logo queremos nos recolher, porque nada pior do que um aturado trabalho sem resultado, e mais penoso ainda é que ficamos com receio de fracassar outra vez, isso deve ter acontecido com aqueles homens. Mas é importante ter em mente que nem todos que fracassam são fracassados.

  • . Desanimados e sem fé, por haverem pescado a noite inteira (Lc 5:2). Tiveram dúvidas, isso fica claro quando Jesus os manda voltar ao mar alto eles dizendo: “Faze-te ao mar alto e laçai as vossas redes para pescar; disse-lhe Simão, Mestre, havendo trabalhado toda a noite nada apanhamos; Mas, porque mandas, lançarei a rede” (Lc 5:4,5). Jamais imaginavam que a pescaria seguinte seria a melhor (Lc 5:6). O que o Senhor nos pede para fazer é o melhor para nós, por isso devemos obedecê-lo, embora inicialmente não se entenda, mas, depois (Jo 13:7).

III. Pouco conhecimento

  • Pedro e André e outros companheiros de pesca, não tinham conhecimento sobre Jesus, pois Ele estava apenas iniciando o seu ministério, só a partir daquele momento passaram a conhecê-lo melhor, pois aquela foi uma ocasião formidável para que o Senhor iniciasse a formação do seu ministério, incluindo também outras pessoas que seguiram em outros barcos (Lc 5:9-11).

Só conhecendo o poder de Jesus é que podemos fazer a sua vontade e obra. Por isso, é necessário conhecê-lo e ter experiências como tiveram aqueles primeiros discípulos.

Jesus sabia tudo a respeito de Simão e André e os outros, mas eles pouco ou nada sabiam a seu respeito, Ele também conhecia que os discípulos eram inábeis, mas que poderia usá-los de forma poderosa.

Deus não somente utiliza-se dos que muito sabem, mas também dos que pouco sabe. O segredo do sucesso está na obediência a sua palavra e a humildade (Mc 5:5b).

IV. Qual a finalidade e a importância dessa lição?

  • Fazer-lhes conhecer e crer na manifestação do seu poder (Lc 5:4).
  • Ensinar-lhes a priorizar a sua palavra (Lc 5:5b).
  • Mostra-lhes que o impossível pode se tornar possível (Lc 5:5,6).
  • Transformar-lhes em pescadores de homens (Lc 5:10b).
  • Prepará-los para uma nova missão (Mt 4:20; Lc 5:11).

O mestre não queria; Ver-lhes pescar, passear de barco e nem aprender lições de pescaria. Mas; ensiná-los, prepará-los e revelar-lhes algo que eles não conheciam

CONCLUSÃO

O Senhor em nossos dias continua chamando e comissionando pessoas para essa grande missão, quando chamados não devemos recusar, Jesus mostrou necessariamente a aqueles primeiros discípulos, que deviam se empenhar em algo mais relevante e entender o teor da sua missão, a pregação do evangelho a todo mundo (Mc 16:15; Mt 28:19; Jo 15:16a). Devemos aprender a lição porque quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus somos bem sucedidos (Lc 5:6).

Ser escolhido para essa obra é um privilégio que nem todos têm, e muitos que tem não valorizam.

Glossário:

Mote – Assunto, epígrafe, tema, legenda

Mandatórias – Imprescindível, indispensáveis

Malogro – Insucesso, fracasso.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto