O CANTO DO GALO.

ESBOÇO 302

TEMA: O CANTO DO GALO.

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes o galo cante, tu me negarás três vezes” Mc 14:30.

INTRODUÇÃO

O ser humano é inconstante e às vezes imprevisível, nas suas ações, atitudes e palavras, algumas podem se dá por seguras, talvez pela sua robustez e autoconfiança, como aconteceu com Pedro o primeiro discípulo a ser convidado por Jesus quando pescava na praia da Galiléia. Entre os doze Pedro era o mais audacioso, disposto a tudo, até a defender e morrer pelo seu mestre (Mc 14:31). Iremos extrair algumas lições desse episódio que certamente nos enriquecerá.

Quem era Pedro?

  • Seu nome: significa “Pedra”
  • Um pescador profissional do mar da Galileia.
  • Seu caráter: Um homem decidido e impetuoso que se tornou destemido em seu testemunho da ressurreição de Cristo

Os sentimentos de Pedro.

  • Tristeza: Como muitas pessoas explosivas, o maior inimigo de Pedro era a sua língua – falar sem pensar. Isto o colocou em muitas dificuldades.
  • Alegria: A liderança dos discípulos, a divulgação do evangelho aos gentios e seu martírio pelo salvador, a quem tanto amava.

A autoconfiança de Pedro.

O excesso de confiança de uma pessoa em si mesma é muito prejudicial, podendo levar a um extremo muito perigoso fazendo com que todas as atenções se voltem para ele (Mc 14:29).

  • O levou a ser repreendido por Jesus varias vezes.
  • Para Pedro todos podiam fracassar, menos ele, isso não passa de palermice (Pv 14:16) de modo nenhum te negarei (Mc 14:31c) disposto até morrer pelo Senhor (Jo13:37b)

O fracasso de Pedro no Getsêmane.

  • Ele foi o primeiro a ser escolhido para última
  • oração com o mestre no Getsêmane (Mc 14:33).
  • Duas vezes encontrado dormindo “Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?” (Mc 14:37,38).
  • Na última hora ele abandonou o mestre (Mc 14:50).

A negação de Pedro.

  • Foi se aquecer no pátio por causa do frio (Jo 18:15-18)
  • O corajoso e valente se acovardou, negando conhecer o mestre diante logo de quem; um parente do servo do sumo sacerdote o qual Pedro havia decepado a orelha no momento da prisão (Jo 18:25-27). Mas ele era conhecido até pela fala, pois os que servem a Jesus têm características (marcas) conhecidas.

As marcas de Cristo estão presentes em nós, e são vista aonde quer que estejamos.

  • Negou por três vezes e na ultima vez, praguejou e jurou, não conheço esse homem (Mt 26:74). Em muitas ocasiões negamos a nossa condição de discípulo do mestre, vivendo uma vida incoerente a palavra de Deus.

O canto do galo.

  • Após Pedro negar por três vezes, o galo cantou duas vezes (Mc 14:72).
  • Jesus fixou os olhos em Pedro e ele se lembrou da palavra de Jesus e como lhe dissera (Lc 22:61,62; Mc 14:72c) e saindo Pedro dali caindo em si chorou amargamente.

O galo da consciência canta a cada vez que negamos o mestre com a nossa maneira de viver.

O galo da consciência canta para nos advertir que alguém talvez esteja nos olhando.

O abatimento de Pedro.

  • Daquele momento em diante, Pedro viveu dias de amargura e tristeza e com profundo peso na consciência, certamente lamentando o episódio. Pressuponho que ele jamais pensava em ter outra oportunidade de encontrar o seu mestre, já não contava mais com o seu perdão.

A ressurreição de Jesus.

  • João relata que Pedro e outro discípulo foram correndo logo cedo ao sepulcro e viram somente os lençóis (Jo 20:3-10).
  • Jesus aparece às mulheres que visitavam o túmulo, elas foram surpreendidas com um jovem sentado a cabeceira onde jazera o corpo de Jesus (Mc16: 1-6).
  • O grande recado, mas ide, diga a seus discípulos e a Pedro que ele vai diante de vós para a Galileia e lá o vereis como ele vos disse. (Mc 16:7).

CONCLUSÃO

O que aconteceu com Pedro pode acontecer com qualquer um de nós, a nossa felicidade é porque quando erramos o galo da consciência canta nos concedendo oportunidades de rever os nossos fracassos, para termos novas ocasiões diante do mestre.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto