CONSERVANDO A FÉ E A BOA CONSCIÊNCIA.

ESBOÇO 303

TEMA: CONSERVANDO A FÉ E A BOA CONSCIÊNCIA.

“Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé” I Tm 1:19.

INTRODUÇÃO

Há duas coisas imperiosas na vida dos cristãos; conservar a fé e a boa consciência, elas devem ser mantidas até o fim da vida. O ensino paulino advertia ao jovem Timóteo sobre essa conservação, pois já naquela época havia muitos cristãos que apostatavam a fé em Cristo, isso já se caracterizava devido à consciência corrompida pelos ensinos dos falsos mestres, essas advertências faziam parte dos cuidados de Paulo sobre a saúde espiritual da igreja. Existem muitos caminhos pelos quais podemos deixar de ter uma boa consciência e negar a fé em Jesus. Veremos neste simples comentário sobre a fé, os passos que podem levar o crente a apostasia, como também manter uma consciência limpa diante de Deus.

O que é a fé?

  • A fé é o firme fundamento das coisas que não se vê, é através dela que conseguimos ver o que os olhos naturais não conseguem ver. Vamos compará-la com um telescópio potente que consegue ver os corpos celestes a longa distância (Hb 11:1,13,22).

  • A fé é algo sobrenatural da parte de Deus no ser humano, considero a parte mais excelente porque ela governa o nosso relacionamento com o criador “Ora sem fé é impossível agradar-lhe” (Hb 11:6).

  • Essa fé é mantida sobre a perspectiva, ou seja, no ponto de vista da palavra de Deus, pois não existem outros meios pelos quais podemos conservá-la. Todavia não devemos apenas declarar ter uma vida de fé, nem ter uma fé disfarçada, mas vivê-la genuinamente. (Hb 11:34)

  • Paulo advertia a Timóteo a respeito da terrível e temível apostasia que continua ainda hoje sendo o abandono da fé (I Tm 4:1; 5:11-15; 6:9,10). Existem muitas outras coisas que podem levar o crente a abandonar a fé em Cristo, mas Paulo nos exorta a fugir delas (I Tm 6:11)

Os passos que levam a apostasia.

  • O crente não leva a sério as verdades, exortações, advertência, promessas que nos ensinam a palavra de Deus (Mc 1:15; Lc 8:13; Jo 5:44,47; 8:46); estes geralmente apostatam a fé
  • Quando as realidades deste mundo são consideradas prioritárias em relação ao reino de Deus (Mt 6:33; I Rs 3:13; Sl 37:25; Mc 10:30)
  • A tolerância ao pecado a sua própria vida (I Co 6:9,10; Ef 5:5; Hb 3:13) aderindo tanto o pecado que fica familiarizado com ele, de maneira que o pecado já não é mais pecado, no entanto um abismo chama outro abismo (Sl 42:7a).
  • A dureza de coração leva o crente a resistir os ensinamentos da palavra de Deus (Hb 3:8,13,10), seu coração se torna tão duro que não dar mais para ouvir a voz do Espírito Santo (Ef 4:30; I Ts 5:19-22; Hb 3:7-11). Ele não ouve mais a voz de Deus na consciência.
  • As decorrências. O Espírito Santo se entristece (Ef 4:30; Hb 3:7,8), porque o pecado extingue o fogo do Espírito, (I Ts 5:19 profanando o templo de Deus (I Co 3:16) dessa forma o Espírito Santo se afasta do crente e daí em diante ele é entregue as paixões carnais (Jz 16:20; Sl 51:11; Rm 8:13; I Co 3:16, 17; Hb 3:14).

A Consciência

  • O que caracteriza uma boa consciência é ela ser limpa e sem engano, tanto para com Deus como para os homens (At 24:16). Somente a consciência do homem pode dizer se ele está ou não em perfeita comunhão com Deus. A consciência de Davi o acusava constantemente, pelos pecados que havia cometidos, veja isso na sua confissão diante de Deus. Quando o homem o conhece e peca contra Ele e ao próximo, a primeira coisa que o acusa é a consciência. Davi cortou pedaço da orla da veste de Saul, naquele momento o seu coração doeu.

“Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul” (I Sm 24:5).

  • Entendo que quando não sentimos o perdão dos nossos pecados, a consciência continua a acusar de dia e de noite, por isso se diz que ela é como os olhos da coruja, que não se fecham para dormir.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sl 51:3),

  • Estando com a consciência limpa, estamos bem confortáveis, e o nosso relacionamento com Deus é de perfeita comunhão.


Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus” (I Jo 3:21).

CONCLUSÃO

Queridos, devemos ter muito cuidado, porque a consciência não dorme, e se não dorme, ela não nos deixa em paz. Paulo testificou diante dos irmãos ter vivido e andado diante deles com uma boa consciência. (At 23:1). A única coisa que devemos fazer para manter a nossa consciência limpa é recorrer ao perdão divino.

“E por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para os homens. (At 24:16)


Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

2 comentários:

carlos nascimento disse...

AMado Pastor, Deus abençoe pela mensagem de bom entendimento e confortante.
Vai nessa tua força!

carlos nascimento disse...

PASTOR ELÍS, PARABENS PELO NOVO DESAFIO EM SEU MINISTÉRIO, FAZENDO PARTE DA MESA DIRETÓRIA DA UMADENE, ESTAMOS FELIZES E ORGULHOSO, CERTO QUE ESTAMOS BEM REPRESENTADO E QUE DEUS ESTÁ NO COMANDO DE TUDO, DEIXO UM ABRAÇO E VOTOS DE FELICIDADE EM NOME DE SEUS FAMILIARES.

CARLOS NASCIMENTO

Foto