PARA TUDO HÁ UM TEMPO DETERMINADO.

ESBOÇO 305
TEMA: PARA TUDO HÁ UM TEMPO DETERMINADO.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3:1

INTRODUÇÃO
Nos escritos que se atribui a Salomão “livro de Eclesiastes”, cujo significado no hebraico Koheleth que se deriva da palavra Kahal “reunir-se” segundo a tradição judaica, muito embora o seu nome não apareça. Provavelmente ele escreveu no final da sua vida, e no geral tem uma definição “aquele que reúne uma assembléia e lhe dirige palavra”. Geralmente traduzido por “pregador ou mestre”. No livro ele fala sobre a vida, e o tempo para todas as coisas, tudo tem o tempo determinado (Ec 3:1—8).

  • O fator tempo foi instituído por Deus desde o principio da criação, e estabelecido para todas as finalidades debaixo do sol, é claro que os homens não podiam ser indiferentes a esse fator, pois todos os seres têm o seu tempo e o modo.

  • Deus instituiu principio e fim para tudo, as coisas acontecem, envelhecem, morrem e finalmente passa, a vida é uma delas, é como um labirinto de coisas que não entendemos, pois as nossas limitações não permitem entendê-las. “A vida e o tempo nunca param; e, ou indo ou estando, ou caminhando ou parados, todos sempre e com igual velocidade passamos” Viera 2005p/279;

  • Disse ROGER WILCOX 2005/p279 “que a cada um de nós é dado um punhado de tempo para gastar como pudermos”. “Usamos o que queremos. Desperdiçamos o que queremos. Mas nunca podemos recuperar um dia”. Já para DARWIN, o homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida 2005 p/279. “O tempo é a coisa mais preciosa que o homem pode gastar” TROFEASTO 2005 p/280.

  • Gostaríamos muito de poder saber o valor do tempo disse MADAME GENLIS 2005/p280. Conhecer o valor do tempo é saber viver. O homem inteligente é aquele que sabe aproveitar cada minuto que passa, já que ele é de poucos dias. É como a flor da erva, que logo passa (Jó 14:1,2). É como a lançadeira de um tecelão (Jó 7:6,7), além de nada levar consigo (Sl 49:17).

  • Entender o tempo e a forma como o criador atua na vida do ser humano é uma necessidade, pois os propósitos de Deus para cada pessoa têm um tempo determinado, assim em cada estágio da vida há um tempo estabelecido por Deus, nada melhor do que pedir sabedoria a Ele para gastarmos o nosso tempo.
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”

  • O relógio biológico que Deus pôs no homem conta sem retroceder, pois é o único medidor que não se pode atrasar e nem adiantar os ponteiros, portanto gaste os seus dias com sabedoria, e tudo de bom que você puder fazer faça conforme as suas forças (Ec 9:10). O que mais causa-nos angústia é gastar desperdiçando todo o tempo que nos é facultado nessa vida.

  • Quanto ao trabalhar de Deus em nós, devemos nos contentar com o tempo e o modo e como ele opera, sempre entendendo que a sua vontade deve prevalecer. A falta de compreensão desse fato pode levar à pessoa a desesperança e conseqüentemente tomar atitudes precipitadas por achar que Deus está demorando a realizar os seus sonhos e projetos, provavelmente lhe custarão muitos sofrimentos. Portanto devemos ser cautelosos aguardando a soberana vontade e o tempo de Deus, esperando com paciência (Sl 40:1; 27:14; 31:24; Hc 2:3)

CONCLUSÃO
Todo o tempo que tivermos aqui, seja bem aproveitado de maneira arguciosa e sabia, vivendo na direção Deus tudo dá certo, Ele alinha os caminhos tortuosos, tira os impedimentos de maneira que os seus desígnios sejam concretizados em nossa vida, pois operando Deus quem impedirá? (Isa 14:27; 43:13 Porque “Desde a antiguidade não se ouviu, nem com os olhos se viu, um Deus que trabalhe para aquele que nele espera”. (Isa 64:4). Descansemos em suas promessas porque fiel é aquele que prometeu.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE

Nenhum comentário:

Foto