QUEM É O MAIOR?

ESBOÇO 307

TEMA: QUEM É O MAIOR?

“Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior” (Lc 9:46)


INTRODUÇÃO

O ser humano sempre esteve interessado nas proficuidades da vida, altas posições, estes interesses sempre estiveram presentes até mesmo nos próprios discípulos do Senhor. A idéia surgiu de Lúcifer que desejou usurpar o trono de Deus, e ser semelhante ao Altíssimo (Isa 14:13,14). No entanto Jesus fez o caminho completamente inverso;


“Que, sendo em forma de Deus, não teve a usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Fp 2:6-9).


1. A discussão entre os discípulos.

1.1. Houve uma grande discussão entre os discípulos para saber qual seria o maior. “Naquela hora aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é por ventura o maior no reino dos céus?” (Mt 18:1). A ambição por altas posições e poder de mando e status sobre outras pessoas são prerrogativas que todos gostam e querem (Mc 9:34; Lc 22:24), e esse interesse sempre esteve presente no coração do ser humano, mas nem todos sabem ter controle sobre esse poder.

“Quando maior o poder, mais perigoso é o abuso.” E.BURKE.


1.2. Os primeiros lugares.

Tiago e João fizeram um pedido dizendo: Mestre; queremos que nos concedas o que te vamos pedir. Ele responde o que vocês querem? Responderam eles, permite-nos que na tua glória nos assentaremos um a tua direita e outro a tua esquerda (Mc 10:35-37).


Muitas pessoas não têm noção do perigo que rodeia quem detém o poder, mesmo assim querem conquistá-los a todo custo, e para alcançá-lo são capazes de tudo, e até mesmo se corromper. Já sopesou que insensatez desse pedido dos discípulos, e o que poderia acontecer com os outros discípulos se o mestre desse alguma esperança sobre o assunto?


No nosso cotidiano é assim, jamais gostaríamos de ser o menor e o último, todos procuram um jeitinho para ser sempre o primeiro ou o maior, entretanto na mente de muitas pessoas estão gravadas, eu devo ter a primazia ou o primeiro lugar, os outros não, ou seja, primeiro eu, segundo eu, terceiro eu, os demais nunca, este é também um dos conceitos judaico, o curioso é que o Senhor não alimentou e nem alimenta esse tipo de interesse, a resposta do dEle foi: Isso não me compete, mas ao meu pai (Mc 10:40).


1.3. Responsabilidades

As pessoas que aspiram chegar ao topo do poder em algum grupo social ou empresa geralmente não pensam que irão ser tão cobrados, esquecem que a quem mais se dá mais se exige, ou seja, quanto maior o poder, maior a cobrança (Tg 3:1).

Em uma empresa não há mais lugar para a pessoa que é promovida a gerente e não corresponde, a próxima promoção dele será a demissão, portanto quem anseia essa posição deve primeiro se certificar das responsabilidades e as decorrências que virão depois.


“A habilidade de um líder estar em levar pessoas de onde estão para onde elas nunca tiveram.” HENRY KISSINGER.


2. Conceitos de Jesus sobre posições.

2.1. O menor aqui será o maior no reino de Deus (Lc 7:28; 9:48), porque os métodos de Deus são diferentes dos nossos.


2.2. Quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo (Mt 20:25-28). Se todos fossem o maior onde estaria o menor?


2.3. Os primeiros lugares nem sempre são para os que querem, e sim, para os mais importantes da ocasião, cuidado com os primeiros assentos, talvez eles não possa ser seu naquele momento (Lc 14:8-11).


“È melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer” MARK TWAIN.


3. A grande lição.

“E Jesus, chamando uma criança e pôs no meio dos discípulos e disse: Em verdade vos digo que se não converterdes e não vos tornardes como criança de modo algum entrará no reino dos céus” (Mt 18:2-4). Essas lições deixadas pelo mestre nunca envelheceram e servem para todas as gerações.


CONCLUSÃO

Quem pensar ser alguma coisa não sendo nada engana a si mesmo (I Co 3:18) e da mesma maneira quando pensamos que fizemos tudo, somos apenas considerados servos inúteis (Lc 17:10), porque só fizemos o que deveríamos ter feito. A ambição excessiva pelo poder ou posição não tiveram respaldo do Mestre. (Mc 10:39-45).


“A verdadeira grandeza não é questão de liderança, de autoridade, nem de grandes realizações pessoais. (V.42), mas, sim, uma atitude de coração, de sinceramente viver para Deus e para o próximo. Devemos nos dedicar a Deus de tal modo que nos identifiquemos com sua vontade e propósitos na terra, sem desejarmos honrarias, posições de destaque ou recompensas materiais. Cumprir a vontade de Deus, levar os outros a salvação em Cristo”. A verdadeira grandeza requer que sejamos grandes no que é justo. Temos que procurar ser grandes na fé, no caráter santo, na sabedoria, no autodomínio, na paciência, no amor (Gl 5:22,23). Trata-se de termos a grandeza de Cristo, que amou a justiça e aborreceu a iniqüidade (Hb 1.9) Bíblia de Estudo Pentecostal.


Pr. Elis Clementino da Silva

Nenhum comentário:

Foto