SE EMPENHANDO NOS NEGÓCIOS DO REI.

ESBOÇO 308
TEMA: SE EMPENHANDO NOS NEGÓCIOS DO REI.
“Tudo que vier as tuas mãos para fazer, fazei-o com todas as tuas forças” Eclesiastes 9:10.

INTRODUÇÃO
Trabalho, dedicação e afinco são necessários para se fazer o melhor em todos os aspectos da vida. Porém, no sentido espiritual tudo o que realizamos para Deus deve ser feito da melhor maneira possível envolvendo o amor como ponto fundamental para se obter êxito. O desejo de Deus é que tudo o que fizermos para Ele tenha prioridade e seja o melhor (Cl 3:17).

I. O que devemos oferecer a Deus?
1. Um coração sincero (I Rs 8:61; Dt 6:5).
2. Serviço de boa vontade (Ef 6:7; Sl 100:1;).
3. Sacrifício de louvor que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome (Hb 13:15).

II. Como devemos trabalhar na sua obra?
Não por contenda e nem por vanglória (Fp 2:3; II Tm 2:14; I Co 9:16; I Co 10:32). O que se percebe hoje é uma grande disputa para mostrar serviço, isso gera grandeza e status, no entanto Deus está ficando de lado. A soberba e a altivez de espírito no homem não permitem que Deus apareça, e tudo que muitos fazem visa o seu engrandecimento o tema é: O engrandecido seja eu! Bendito seja eu! Porquanto Deus não dá a sua glória e honra a ninguém, tudo é dEle, contudo devemos servir com humildade (At 20:19a) e tudo o que fizermos seja para glória dEle.

“Se você tiver de se gloriar, glorie-se no Senhor”. (Jr 9:23,24; I Co 1:31; 2 Co 10:17).

Cumprir os propósitos de Deus na sua obra independente das circunstâncias, se favoráveis ou não (At 20:24) e de todo o coração. Quando se faz por amor há dedicação e apreço pelo que pratica (Cl 3:23; Ef 6:6,7), mas para que tenhamos sucesso na obra de Deus é necessário revestir-se das armaduras de Deus, pois não devemos trabalhar desprovidos das armas espirituais, porque o combate na obra do Senhor não é contra a carne, mas contra as potestades das trevas (Ef 6:1-18). A peleja é grande, mas temos que lutar com afinco e determinação, orando em todo tempo (Cl 4:2,3a; I Ts 5:17; I Tm 2:8; Ef 6:18). A oração é o meio pelo qual nos dirigimos a Deus para pedir-lhe socorro nas nossas necessidades (Sl 121:1).

III. Quem receberá as recompensas de Deus?
1. Servos humildes (Mt 10:42).
2. Mordomos fiéis (Mt 25:23, 34; Mc 9:41).
3. Ganhadores de almas (Dn 2:3; Sl 126:5,6).
4. Benevolentes (Lc 6:35; Jo 4:36).
5. Os que fazem o bem (Rm 2:10; I Co 3:8).

Nem sempre somos recompensados pelo que fazemos, pode ser que alguém esqueça tudo de bom que você fez, Mardoqueu foi esquecido pelo seu ato de salvar o rei (Et 2:21-23). Outra injustiça foi o velho pobre, porém sábio que salvou a cidade da destruição, ninguém se lembrava dele, (Ec 9:14-16). Jamais Deus se esquece daqueles que praticam boas obras, pois Ele é o único que pode galardoar aos que trabalham e fazem o bem ao próximo. Tudo o que fazermos fica registrado diante de Deus (Et 6:1,2). Se alguém não reconhece o que você faz ou não valoriza, não fique triste, faça a sua parte e recebereis de Deus a recompensa (I Co 15:58; Cl 3:24; Ef 6:8).

É melhor não receber a glória dos homens e ser recompensado por Deus, do que receber a glória dos homens e perder o galardão da parte de Deus.

CONCLUSÃO
Devemos nos empenhar na obra de Deus, porque certamente seremos abençoados. Esse é o nosso desígnio fazer a obra do Mestre com júbilo e boa vontade, pois para isso fomos chamados.

“Não foste vós que escolhestes, mas eu que vos escolhi, e vos designeis para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (Jo 15:16).

Amados, que possamos fazer a obra de Deus com amor e alegria porque o vosso trabalho não é vão no Senhor. (I Co 15:58). Fazer o bem é semear boas sementes para colher depois.
“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás” (Ec 11:1).

Pr. Elis Clementino- Itapissuma - PE

2 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Amado Pr Elis, uma alegria conhecer seu blog e perceber seu amor pela Palavra do Eterno. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti!

Medite em Isaías 33.6

Nele, Pr Marcello

P.s> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

A igreja dos tessalonicenses

Matias Borba disse...

Pastor Elis,
A Paz do Senhor!

Muito bom saber que temos mais um blog para consultas e aprendizado. E também, saber notícias do campo de Itapssuma é quase uma regra para aqueles que como eu, estão longe da terra natal Pernambuco e enontram aqui na internet, uma forma de ficar por dentro dos trabalhos.

Deus abençoe!

Foto