SALVAÇÃO

ESBOÇO 326

TEMA: SALVAÇÃO

“como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” (Hb 2.3)


A doutrina da salvação é a principal doutrina do cristianismo, sendo ela o único meio para o homem escapar da condenação eterna (Hb 2.3). Ela deve ser desejada e recebida por todos quantos desejarem herdar a vida eterna, o meio principal do individuo ser salvo é Jesus Cristo, pois, Ele é o único caminho (Jo 14.6). A salvação foi manifestada por meio do infinito amor e graça de Deus revelada em seu filho (Jo 3.16). Em um breve relato falaremos sobre a definição, como adquiri-la e como mantê-la.


Definição

O termo grego “soteria”, e suas formas cognatas, têm a idéia de cura, recuperação, redenção, remédio, bem-estar e resgate. Quando a palavra hebraica é traduzida para o português “salvação” indica segurança. A palavra salvação vem do latim “salvare” que significa “salvar”, e de “salus, que significa “saúde ou ajuda”. A ideia de “salvar” quando usada para indicar a salvação espiritual, fala do livramento do pecado, da degradação moral e das penas através do julgamento divino.


A salvação é um processo que resulta no desenvolvimento continuo da alma, para que se obtenha toda a plenitude de Deus (Ef 3:19), experimentando a transformação segundo a natureza e a imagem do seu filho (Rm 8:29) que avança de uma condição a outra de glória, interminavelmente (2 Cor 3:18).


A teologia tem dado nomes aos vários estágios do processo da salvação: Expiação, Arrependimento, Conversão, Regeneração, Santificação, Justificação e Glorificação. (Sobre este assunto, comentaremos em outra oportunidade.)


Como adquiri-la?

Em primeiro lugar devemos crer na existência de um Deus criador de todas as coisas e que sempre teve o cuidado de prover o melhor para o ser humano, e para se adquirir a salvação é necessário crer em Jesus Cristo. “Em nenhum outro nome é dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12b). Com essa finalidade ele veio ao mundo (Mc 3:4; Lc 4:18; Lc 9:56; Mt 20:28). Crer na sua palavra é indispensável (Rm 10.8) e ao ouvir deve-se fazer a confissão (Rm 10.9,10), isso deve ser feito com profundo arrependimento dos pecados, pois é por meio dele que alcançamos o perdão (Mc 1.15; At 2:38; Rm 8:29,30; Jo 3:15). O seu evangelho é o único meio para se obter a salvação (Rm 1.16). “Como escaparemos nós se não atentarmos para a tão grande salvação” (Hb 2:3).


Como mantê-la?

Jesus na sua missão de salvar estabelece compromissos e responsabilidades morais a serem cumpridas (Mc 8:35; Lc 7:50; 8:12; 13:24; Mt 10:22). Para mantê-la precisamos de um coração contrito e a receptividade de uma criança, além de renunciar tudo aquilo que venha comprometê-la. Na segunda carta do apóstolo Pedro ele fez uma declaração muito significativa, mostra-nos que chegamos a participar da divindade e da natureza divina, escapando da corrupção que há no mundo, para que as ricas promessas de Deus se cumpram em nós (2 Pe 1:4). Esta é uma associação do natural com o sobrenatural.


Para mantê-la é necessário viver em constante abnegação (Mc 8.34,35) vivendo conforme o evangelho tendo uma conduta digna e inculpável (Fp 2.15). Só com a perseverança no evangelho é que alcançaremos a vida eterna.


Amados, necessitamos estar confiantes, sabendo que a nossa salvação vem unicamente de Deus através da graça e misericórdia em Jesus Cristo, por isso devemos compreender e praticar as principais doutrinas da salvação, sobretudo as obrigações que nos foram impostas, incluindo a renuncia. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mt 16.24; Lc 14.26).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto