ESBOÇO 327 TEMA: ADOÇÃO.

ESBOÇO 327

TEMA: ADOÇÃO.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome(Jo 1.12;Rm 8.15; Gl 3.26).


Adoção, adotar, são palavras bastante comum e discutida em nosso cotidiano. No sentido espiritual a adoção também existe, é um método usado por Deus para que o ser humano se torne filho de Deus, sendo assim passamos a fazer parte da família de Deus em Cristo, sem dúvida um beneficio muito abrangente. No AT e NT lemos casos de adoção por algumas famílias, observaremos neste contexto a definição de adoção, costumes e os deveres dos filhos para com o pai.


Adoção

Adoção é o ato divino que integra as criaturas a família de Deus em Cristo Jesus (Mt 12.46-50). Alguns textos bíblicos fazem referencia diretamente a adoção, (Rm 8.15,23; 9.4; Gl 4.5; Ef 1.5). Era uma atitude legal entre os romanos, e as crianças adotadas tomavam o nome do seu pai e seria o herdeiro da família, os direitos lhes eram assegurados como se ele fosse um pai biológico.


No sentido espiritual o ser humano é recebido por adoção se tornando filho de Deus, o homem tem o poder de se tornar filho de Deus e isso só acontece quando crer em Jesus Cristo (Jo 1.12). Assim sendo somos recebidos com grande privilégio, o de pertencer à família de Deus (I Jo 3.1,2).


Naturalmente após o ato da adoção, a pessoa passa a desfrutar dos direitos e responsabilidades desse relacionamento familiar “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo;” (Rm 8.17). Ao ser adotada uma criança ou através da adoção espiritual lhes são assegurados privilégios, embora em aspectos diferentes.


É um relacionamento tão privilegiado de maneira que os adotados filhos de Deus sentem a confirmação espiritual. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Uma das tarefas do Espírito Santo é gerar nos filhos de Deus essa convicção (Gl 4.6).


Costumes

Muitas culturas têm praticas similares para se adotar alguém, esse costume tem sido seguido por todas as nações permanecendo até hoje. Há alguns exemplos nas escrituras sobre o assunto, dos quais podemos destacar: Moises foi adotado pela filha de Faraó no Egito (Ex 2.1-8; At 7.20,21); Ester que foi adotada por Mordecai seu parente (Et 2.7) embora as leis hebraicas não tratem da adoção, talvez devido à lei do livirato, este mostrava uma maneira de a família ter um herdeiro que ficaria com a propriedade. A poligamia também era um meio de resolver o problema da falta de filhos.


Aconselhamos aos casais que desejarem adotar uma criança, ter sempre o cuidado de procurar meios legais para consolidar esta adoção.


Filhos comprometidos com o pai

Necessariamente os filhos legítimos e adotados têm compromissos através dos laços familiares, da mesma maneira estendendo-se aos crentes que espiritualmente por meio da adoção se tornam filhos de Deus, sem dúvida esses filhos passarão a fazer parte da natureza do pai “pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da sua natureza” (2 Pe 1.4).


Não podemos dizer que somos filhos de Deus, sem ter uma vida exemplar de acordo com a vontade dEle (I Jo 2.4-6). Não basta apenas dizer que somos filhos, mas andar como filhos da luz (I Jo 2.6) “Irmãos sedes meus imitadores e observai os que andam segundo o exemplo de Cristo.” (Fp 3.17)


A correção do pai

Assim como um pai biológico corrigir os seus filhos, da mesma forma Deus corrige os que o adota como filhos, pois ele corrige a qualquer que toma por filho (Hb12.6,7; Pv 3.11,12: Ap 3.19). Deus nos trata como seus filhos, e se alguém não quer receber a sua correção são tratados não como filhos, mas bastardos (Hb12.8).


A adoção de filhos de Deus é um dos maiores benefícios que o ser humano pode usufruir sem nenhum mérito, de posse dele devemos ter uma vida de obediência e submissão a Ele.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE


Nenhum comentário:

Foto