UMA ATITUDE DE AMOR SEM PALAVRAS

ESBOÇO 323

TEMA: UMA ATITUDE DE AMOR SEM PALAVRAS.

E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa de fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beija-lhe os pés e os ungia com ungüento” (Lucas 7.37,38).


INTRODUÇÃO

O relacionamento não flui apenas através de palavras, mas também com atitudes que falam. A bíblia nos relata sobre uma mulher que sem linguagem alguma demonstrou um profundo sentimento de amor. Conseqüentemente nas entrelinhas da história haveria uma forte razão, ela sabia que não se tratava de uma pessoa qualquer, mas do Mestre, de quem ela poderia obter o perdão, e como se sabe que para cada ação há uma razão e uma reação, os indivíduos reagem diferentemente em situações semelhantes. Neste breve sermão discorreremos sobre o amor, ingratidão e gratidão em dois fatos registrados por Lucas (Lc 7.36-39). E João (12.1-8).


A ingratidão.

Ela está presente em todos os lugares, entretanto quase todas as pessoas já foram vítimas da ingratidão, o próprio Jesus foi várias vezes, e sem muita delonga vejamos alguns exemplos; a cura dos dez leprosos e só um voltou para agradecer (Lc 17.14,15); o paralitico do tanque de Betesda (Jo 5.) entre outros. Porém ainda hoje essa prática continua. Quantas vezes pagamos o bem com a ingratidão?


Jesus, o convidado a jantar na casa de fariseu

Um fariseu convidara Jesus para jantar em sua casa, entrando tomou lugar à mesa, e de repente surge uma mulher com um vaso de alabastro com ungüento, o fariseu ficou irado com a receptividade de Jesus sobre a atitude daquela mulher que tocada pelo amor adorava o Mestre prostrada a seus pés. O mesmo aconteceu com Judas Iscariotes, que se irritou ao ver a irmã de Lázaro gastar tanto dinheiro com perfume para ungir os pés do Mestre (Jo 12.4,5). Você já notou que às vezes, quando elogiamos alguém que nos fez tanto bem, alguém se incomoda? A generosidade e o reconhecimento dos favores nos levam até agradecer de público, quantas vezes alguém sussurra dizendo: - Para que isso? Havia necessidade disso tudo? Foi o que pensou Judas Iscariotes e o fariseu que disse consigo mesmo: - “Se esse fosse profeta saberia qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora” (Lc 7.39). O fariseu estava enganado, Jesus sabia muito bem quem era aquela mulher. No entanto pessoas de igual natureza do fariseu e Judas, jamais tiveram a noção do valor de um grande benefício e a honra devida a quem merece.


O motivo da gratidão

Não faltam motivos para agradecermos a Deus a sua graciosidade para conosco, isso é o que nos motiva a sermos agradecidos “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?” (Sl 116.12). O amor ao Senhor é a força motivadora causando ações que aos olhos de alguém parece extrapoladoras mediante a maneira como agradecemos a Ele. A ação daquelas mulheres envolvia razões muito fortes para tal atitude (Lc 7.39; Jo 12.3).


A gratidão

A gratidão é o maior gesto de reconhecimento daquilo que se recebe sem merecer, somente os contritos de corações e agradecidos oferecem sacrifícios sem reservas, e se necessário envolvendo até valores como no caso de Maria Madalena (Lc 7.36-39) e o de Maria irmã de Lázaro (Jo 12.3), cujo perfume custara trezentos denários, correspondia aproximadamente a um ano de um trabalhador do campo, mas, sabemos que há favores que não há dinheiro que pague principalmente aqueles que recebemos de Deus, o perdão, salvação e tantos outros benefícios.


CONCLUSÃO

Será que algumas vezes não temos o mesmo pensamento? Será que quem faz algum benefício não espera um gesto de amor e gratidão? Agradeça não somente a Deus o que dEle tem recebido, mas as outras pessoas que lhes favorecem em alguma coisa. Você tem reconhecido o que Deus tem feito por você? E as boas ações das outras pessoas você tem sido agradecido? Aquelas ações trouxeram uma grande lição de consideração não somente para o fariseu, mas para a mulher pecadora, como também para nós hoje.


Em verdade vos digo: onde for pregado em todo mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Mc 14.9).


Pr Elis Clementino – Itapissuma - PE


2 comentários:

Anônimo disse...

Estudo maravilhoso!!! Como fui edificda...
Obrigado!!

EStudos |Bíblicos e sermões disse...

PAZ PARA VOCE
OBRIGADO POR VISITAR O MEU BLOG, TENHO TENTADO PASSAR ALGUMAS MENSAGENS QUE SIRVAM DE EDIFICAÇÃO PARA AS PESSOAS E VOLTE SEMPRE.

PR ELIS CLEMENTINO

Foto