TEMA: HUMILDADE, POSIÇÃO DE TRIUNFO

ESBOÇO 336

TEMA: HUMILDADE, POSIÇÃO DE TRIUNFO

“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e, diante da honra, vai a humildade.” (Pv 18.12).


Humildade: Virtude que nos dá sentimento de fraqueza, modéstia, respeito, reverência e submissão, ela deve estar presente no ser humano, independentemente de raça e posição social, a subserviência fica bem em todo lugar, ela enobrece as pessoas, principalmente quando ela é de dentro para fora. Durante o ministério de Jesus Cristo muitas pessoas foram beneficiadas por meio da humildade, não quero tratar aqui do que aparenta ser, mas do que realmente é. As escrituras fazem referência a pessoas humildes e simples como sendo importantes para Deus. A humildade e humilhação carregam entre si uma imagem de aparência e atitudes exterior que nem sempre corresponde com a realidade interior. A humilhação dá a entender que alguém perde algum privilégio, sofre rebaixamento ou quando são abatidos moralmente, enquanto a humildade é vista de outra maneira. Discorreremos neste tema sobre a falsa humildade, a verdadeira humildade, pessoas que se destacaram através da humildade e quando os humildes triunfam.


A falsa humildade

É forçada, e não vai muito adiante, ninguém consegue segurar algo que aparenta por muito tempo, porque é de fora para dentro (Js 9.1-7, 14-17,22). Os fariseus aparentavam ser humildes e justos, entretanto Jesus os via como um sepulcro caiado (Mt 23.27). A falsa humildade quando descoberta deixa as pessoas perplexas e decepcionadas, dizendo: Eu me enganei com o dito cujo.


E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado(Mt 23.12)


A verdadeira humildade

a) É de dentro para fora (Pv 16.19; Mt 11,29); b) Espontânea, flui facilmente e se pode ver (Gn 13.8,9); c) É acompanhada pela mansidão e longanimidade (Ef 4.2; Cl 3.12) manifesta-se no fruto do Espírito, escoltada por benignidade e temperança (Gl 5.22); d) É um revestimento para o ser humano (I Pe 5.5); e) É uma credencial para entrada no reino dos céus (Mt 5.3).


Humildade em evidência

Alguns exemplos de humildade registrado nas escrituras devem ser seguidos: Jacó após o desacerto com Esaú seu irmão, orou a Deus e se humilhou até encontrá-lo (Gn 32.10); Saul diz ser o menor e reconhece a sua fragilidade diante de Samuel (I Sm 9.21); Davi diante do Senhor ele se julga ser incapaz “Quem sou eu” (2 Sm 7.18); Salomãoeu sou apenas um menino” (I Rs 3.7); Isaias o profeta “ai de mim” reconhecendo o seus pecados (Isa 6.5); Jeremias, “sou uma criança” (Jr 1.6); João Batista no batismo de Jesus (Mt 3.14); O centurião, não sou digno que entre debaixo do meu telhado (Mt 8.8); A mulher CananéiaOs cachorrinhos também comem das migalhas” (Mt 15.27); Paulo “eu sou o principal pecador” (I Tm 1.15).


Os humildes triunfam

Somente os humildes receberão recompensas (Pv 22.4; I Sm 1.15,16); Honrados por ser humildes (Pv 15.33); Triunfarás se tudo quanto fizerdes for por humildade (Fl 2.3); Bem aventurado os humildes de espírito, porque terão lugar no céu (Mt 5.3).


A falta de humildade tem levado muitas pessoas ao fracasso, em vista disso necessitamos de humildade, não somente na aparência, mas dentro do coração. Os simples deixam as diferenças de lado e se abraçam como fez Jacó e Esaú (Gn 33.3-10). Sejamos humildes, nada perderemos por isso.


A humildade é a mais difícil das virtudes cristãs” T.S. ELIOT.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

2 comentários:

Vicente Farias disse...

Graça e Paz Pastor Elis, sinto-me honrado pela sua visita ao nosso humilde blog e também por se tornar um seguidor. Parabens pelo seu excelente blog, o qual proporciona aos servos do Senhor mais uma ferramenta para aprofundar seus conhecimentos bíblicos e teológicos,a exemplo desta postagem que apresenta uma abordagem sobre a humildade dentro de esquema simples, porém com muita objetividde e clareza.

EStudos |Bíblicos e sermões disse...

Paz irmão continuarei a visitar seu blog, agradeço pelo seu comentário e assim que poder nos visite. abraço Pr Elis

Foto