TEMA: ANDANDO NA MESMA REGRA

ESBOÇO 348

TEMA: ANDANDO NA MESMA REGRA

“Mas andemos segundo a mesma regra” (Fp 3.16b).


Quando ouvimos a palavra “REGRA” fica subtendido que se refere a normas, princípios, preceitos, regulamentos, sistema, teor e código. Esses princípios têm contribuído para o aperfeiçoamento do individuo, o homem não pode viver sem regras, elas indicam os nossos limites e quando nos desviamos dessas demarcações ou limites certamente sofreremos duras conseqüências. As regras existem em todos os aspectos da vida. Elas foram estabelecidas por Deus com finalidades especificas, ou seja, prover o melhor para o ser humano.


Significado

Aquilo que regula, dirige, rege ou governa; Aquilo que está determinado pela razão, pela lei ou pelo costume; preceito, princípio, lei, norma; Moderação; método, ordem; Fórmula que indica ou prescreve o modo correto de falar, de pensar, raciocinar, agir, num caso determinado; Estatutos de certas ordens religiosas “Dic. Aurélio”


Regras estabelecidas por Deus

O Senhor estabeleceu princípios éticos abrangentes e importantes para serem observados, eles nos conduzem não somente a um bom relacionamento com os nossos semelhantes, mas também a uma perfeita comunhão com Deus, desde que sejam ressalvados com prioridade, independentemente de raça e classes sociais. Podemos exemplificar tomando como ponto de partida os dez mandamentos (Ex 20.1-17), essas leis não envelhecem e não se alteram. A obediência a elas é o melhor caminho para se receber a proteção divina.


Se esforçando para cumpri-las

Necessariamente devemos nos esforçar para observar os preceitos estabelecidos em todas as áreas da vida, pois só assim poderemos alcançar um aperfeiçoamento no cotidiano e espiritualmente, mesmo sabendo que não existe ninguém perfeito, assim, prossigamos para alcançá-lo (Fp 3.12). Ora! Um militar é tão treinado a cumprir regras, que quando tem oportunidade de liderar algum grupo fora do quartel, quer aplicar os mesmos procedimentos. Devemos aderir os preceitos impostos a nós com normalidade, pois eles influem impecavelmente no nosso relacionamento.


Andar na mesma regra

O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses enfatizou a necessidade de manterem a mesma regra, (Fp 3.16) mas que regra ele se referia? Ora, todos os crentes precisavam obedecer a verdade que já haviam aprendido (2 Tm 3.14), além de continuarem a aprender e crescer tendo as suas vidas governadas a luz da palavra de Deus (Sl 119.105). Essa regra não quer dizer que o crente seja perfeito, no entanto devemos buscar incessantemente a ajuda do Espírito Santo para cumpri-las. Os que criam em Cristo perseveravam na doutrina dos apóstolos, a na comunhão, e no partir do pão, a nas orações (At 2.42).


Resultado da obediência as regras

Encaminham-nos ao um bom desenvolvimento e aprimoramento, isto é, nos bons relacionamentos; crescimento espiritual; modo de vida exemplar entre outros. Esses requisitos beneficiam a propagação do evangelho, o individuo e a Igreja. A obediência a Cristo levou os apóstolos a estarem juntos em todos os momentos.


Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum” (At 2.43,44).


As regras são necessárias em todos os segmentos da sociedade, visto que através dela é que se estabelece limites. O Apóstolo Paulo refere-se às regras no sentido de o cristão ser maduro ou completo, e não de ser impecável em todos os detalhes, pois a tentativa de viver uma vida cristã perfeita pode ser muito difícil, a ponto de nos deixar esgotados e desanimados, mas podemos crescer e amadurecer espiritualmente à medida que continuamos a confiar em Cristo, a aprender mais ao seu respeito e obedecer-lhe. (Fp 3.12-16)


Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE - Brasil



Nenhum comentário:

Foto