TEMA: AGINDO COM SABEDORIA

ESBOÇO 352

TEMA: AGINDO COM SABEDORIA

“Se a cobra morder antes de ser encantada, não há vantagem para o encantador” Eclesiastes 10.11.


A sabedoria é um dos requisitos imprescindíveis à vida do ser humano, é justamente o que Salomão expõe a respeito nas entrelinhas do texto base deste esboço. Os seus escritos fomentam magníficas lições de sabedoria, conhecimento e despertamento, para sábios e tolos, não somente para aquela geração, mas para as futuras. A pretensão dele não era mostrar a mordida da serpente ou falar sobre o encantador, mas trazer emendas importantíssimas sobre o agir com sabedoria no tempo e na hora certa. Discorreremos sobre o contexto histórico, tempo de agir e agir com precaução.


Contexto Histórico

O encantamento de serpentes era uma habilidade comum no Oriente e nunca deixou de atrair uma multidão de curiosos, que queriam observar a “maravilha”, Os encantadores de serpentes quando são picados por elas antes de estar encantada não há remédio para o encantador (Ec 10.11), toda ação preventiva é boa, as serpentes eram numerosas na Palestina, por isso a arte de encantar serpentes era praticada na região. Havia serpentes susceptíveis a essas técnicas de encantamento, e outras resistiam a tudo (Sl 58.4,5; Jr 8.17). A situação espiritual do povo daquela época era considerada como serpentes da qual não se podiam encantar, bem como o julgamento divino, do qual ninguém pode se desviar.


Tempo de Agir

O ser humano em todos os fins deve agir no tempo certo, e na hora certa, pois tanto as indefinições quanto as decisões tomadas fora do tempo podem trazer consequências. Há circunstâncias na vida que devemos pensar e agir rapidamente, outras temos que esperar mais um pouco para poder tomar qualquer atitude, onde vale salientar que o fator relevante do texto é a Sabedoria, ou seja, precisamos ser sábio o suficiente para conduzir essas questões, pois se trata de uma necessidade universal, parece que o tempo encolheu, por mais rápido que sejamos, carecemos ser mais ainda, no pensar, decidir e agir de forma correta. " Para todo propósito há tempo e modo"(Ec 8.6).


Agir com precaução

Devemos agir antes que os problemas se alastrem, pois, será muito mais fácil de resolvê-los, onde vale ressaltar que quanto maior for à dificuldade mais difícil será de resolver, e em alguns casos você não consegue reverter à situação. Agir sabiamente é buscar possibilidades de conselhos para que não haja precipitação. “A casa incendiada apaga-se o fogo com água; a casa roubada se fecha a porta”, (Bíblia Sheed) nada mais adianta, contudo devemos agir antes que as coisas aconteçam. Nas questões espirituais o inimigo sempre procura violar os nossos limites, mas a precaução é imprescindível, por isso devemos trazer para o nosso cotidiano espiritual a seguinte advertência “O destruidor está já adiante de ti; guarda tu a fortaleza, observa o caminho, esforça os lombos, fortalece muito o teu poder” (Na 2.1; I Pe 5.8).


A sabedoria é indispensável em todos os aspectos, as atitudes tomadas na hora certa nos trazem resultados satisfatórios, pois a nossa vida deve ser governada com inteligência. O encantador deve se precaver antes da serpente estar encantada, por isso não esqueça, toda ação preventiva em todos os sentidos da vida é essencial.


“Ouça o sábio e cresça em sabedoria, e o entendido adquira habilidade” (Pv 1.5).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE – Brasil.

Nenhum comentário:

Foto