TEMA: O MEDO

ESBOÇO 363
TEMA: O MEDO
Então Jeosafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor” (2 Cr 20.3)

O medo está comumente vinculado a uma perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente, ora quem nunca sentiu medo de alguma coisa? O medo é algo normal, desde que não ultrapasse o seu limite. O interessante não é apenas senti-lo, mas saber equilibrá-lo, pois o nosso psicológico é tendencioso a nos enganar. Discorreremos nesse mote alguns requisitos importantes referente ao medo.

1. O que é o medo?
1.1. O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta levando o ser humano a ter temor de atentar alguma coisa que lhe prejudique, isso acontece principalmente quando ele (a) se acha ameaçado tanto fisicamente quanto psicologicamente, todo homem tem e é natural. O medo funciona como uma alerta do organismo é através dele que o ser humano descobre os seus extremos, ou seja, o temor de ser derrotado, e diante desse quadro o homem reage negativamente ou positivamente “Então Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor(2 Cr 20.3).

1.2. Ele se apresenta no indivíduo ao contemplar as impossibilidades. Paulo também tratou o medo como um espírito de covardia (II Tm 1.7). O medo em determinadas situações destrói todas as nossas boas previsões em relação ao nosso futuro (Ec 11.4). O espírito de medo não leva o individuo há lugar algum (Pv 22.13).

1. 3. No sentido espiritual, o medo é uma das armas de Satanás para atropelar aqueles que querem construir. O medo se manifesta diante de situações antagônicas ao individuo, o medo de perder algo importante como: bens, saúde, posições privilegiadas, entre outros, prestem bem atenção a declaração de Jó: “Aquilo que eu mais temia me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó 3.25). O medo às vezes se manifesta de forma aterrorizante levando o individuo a ser escravo dele.

1.4. A Síndrome do medo denomina-se quando uma pessoa torna-se excessivamente medrosa, esse tipo de doença tem tratamento, porém aconselho procurar especialista no assunto, caso contrário a situação tende a se agravar, levando a pessoa a ter medo de tudo e de todos. O medo também pode se transformar numa fobia, e uma das técnicas usada pelos psicólogos para fazer o tratamento do medo é Dessensibilização Sistemática.

Os medrosos podem atrapalhar o sucesso de um batalhão de soldados, fato interessante aconteceu com Gideão e seu exército, diante de uma batalha a ser enfrentada com apenas 32 mil soldados, o Senhor lhe disse: Gideão diga aos covardes e medrosos que voltem! Verdadeiramente os covardes e medrosos voltaram um número de 22 mil; numa outra revista, o Senhor lhe disse, leva ao ribeiro para beberem água e aquele que beber como um cão separa; nessa prova ficaram apenas 300 (trezentos) considerados os mais corajosos e ágeis (Jz 7.7). O medo é contagiante, pois dos doze espias de Moisés dez foram contagiados e infamaram a terra (Nr 13.1,17-33).

Considerações finais
O medo faz parte da vida humana, entretanto é um anseio que exige controle, sobretudo autoconfiança. O medo sempre nos impele a desistir dos nossos sonhos e objetivos, mas é importante salientarmos que não devemos deixar o medo nos controlar, mas controlar o medo. Queridos irmãos sejamos corajosos e destemidos, mediante os emaranhados da vida, pois “Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora na angústia.” (Sl 46.1). Por isso “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”. (Sl 91.5).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE Brasil

Nenhum comentário:

Foto