MANTENDO A SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO

ESBOÇO 362

TEMA: MANTENDO A SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em cristo” (2 Co 11.3).

Ser simples é um dos requisitos importantes para o ser humano, principalmente o cristão, pois ser pueril não significa ser prudente, Jesus nos advertiu como deveríamos nos comportar diante da espinhosa missão, tarefa designada por ele “Portanto sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10.16). As pessoas ingênuas são muitas vezes fáceis de serem atraídas e iludidas, portanto a prudência deve sempre acompanhá-las e por essa razão o Apóstolo Paulo demonstrou uma grande preocupação com os crentes de Coríntio (2 Co 11.3). Neste assunto discorreremos sobre a simplicidade em vários aspectos.

Simplicidade

As pessoas simples são fáceis de serem engodadas, porque são pessoas ingênuas, desprovidas de maldades. Salomão disse que “o simples dá crédito a tudo, mas o prudente atenta para os passos” (Pv 14.15), “ O prudente ver o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Pv 22.3), por essa razão Paulo advertiu os crentes de coríntios, temendo que eles perdessem a simplicidade que havia em Cristo. A ausência da prudência e simplicidade se constitui uma grande ameaça para a conservação da fé. Uma criança pode ser enganada facilmente, do mesmo modo quando se refere á estrutura espiritual. Paulo disse que não devemos ser como meninos, levados por qualquer vento de doutrina (Ef 4.14).

Simples e prudente

São duas coisas totalmente distintas simplicidade e prudência, se lermos em Pv 14.15 e 22.3) como podemos conciliar, ou seja, ser simples e prudentes ao mesmo tempo? Podemos então verificar e entender o que Jesus falou aos discípulos em (Mt 10.16), (1) A prudência é uma das virtudes que deve acompanhar a simplicidade, pois a finalidade é prever os perigos. Cautela; comedimento; ponderação; além de ser uma das quatro virtudes fundamentais. (2) A ingenuidade, inocência, singeleza, doçura e naturalidade são sinônimas que correspondem à simplicidade. Devemos ser prudentes quanto ao mal, mas simples na malicia. Muitas vezes nos deparamos com pessoas tão simples, e até desprovidas de toda malicia, esse tipo de comportamento nos chama a atenção, no entanto quando passamos a ter um relacionamento mais próximo descobrimos que ela tem como grande virtude a prudência.

Características gerais da simplicidade

1. Coração sincero (At 2.46; Ef 6.5; Cl 3.22);
2. É como uma criança desprovida de toda maldade (Mc 10.15);

3. Sofrem por não ter maldade (Pv 22.3b).

Características gerais da prudência

1. Oculta e age com conhecimento (Pv 12.23; 13.16);
2. É Cauteloso e atento para os passos (Pv 14.15);

3. Tem desejo de aprender (Pv 15.5; 18.15);

4. Prever o mal (Pv 22.3);

5. Discernimento espiritual (Os 14.9);

6. Oculta segredos (silêncio) (Am 5.13).

A falta da simplicidade e da prudência causa sérios contratempos na vida do homem, e nada pior do que tornar simples o homem complicado. A Simplicidade não deve ser apenas exterior, como as vestes e aparência, mas no interior. Nem sempre o que aparenta ser é o que está dentro do coração, à prudência é mais resguardada, ela só aparece no momento exato, Entretanto, devemos estar bem atento para essas questões e saber aquilo que é aparente e o que é de dentro para fora (Mt 23.25-28). Guardemos o que disse Paulo. “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sedes na malicia, e adultos no entendimento. (I Co 14.20).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil


Nenhum comentário:

Foto