TEM: CUIDADOSO E FERVOROSO NO ESPÍRITO

ESBOÇO 370
TEM: CUIDADOSO E FERVOROSO NO ESPÍRITO
Não sejais vagarosos no cuidado, sedes fervorosos no espírito servindo ao Senhor” (Rm 12.11)

Agilidade e fervor são indispensáveis para todas as finalidades da vida, principalmente no mundo atual, onde as pessoas que não possuem esses requisitos geralmente não encontram espaços em muitos seguimentos da sociedade. A habilidade e a disposição levam o homem a desenvolver as suas potencialidades sem nenhum problema. Articularemos neste tema sobre agilidade e fervor, bem como os favorecimentos e as decorrências.

O texto base delimita o zelo pela obra de Cristo em todos os aspectos, em especial o campo da evangelização e todo o serviço, prestado a Cristo e aos nossos irmãos na fé, bem como aquele que visa ao benefício da humanidade em geral, especificamente frisado pelo apóstolo.

O zelo em nossos deveres cristãos, é o resultado natural de nosso amor cristão, o qual, no devido tempo, fomenta o zelo.” (Sanday e Headlam, in loc.).

O Sentido Paulino
Paulo foi um apóstolo incentivador do desenvolvimento para todas as classes de pessoas, principalmente no sentido religioso, a sua palavra foi mais especificamente dirigida aos crentes para que eles estivessem habilitados no dia-a-dia, e na maneira de servir ao Senhor, dessa forma o escritor aos hebreus postula “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim” (Hb 6.11).

Vagarosidade no cuidado e as implicações
Os extremos são perigosos, sempre é bom saber dosar bem as nossas atitudes e ações, ser cuidadosos, habilidosos e enérgicos, o ser humano com essas características é capaz de alcançar condições favoráveis e bem cômodas, como também encontrar algumas implicações indesejáveis.

A vagarosidade pode nos fazer bem em alguns casos, em outros não, antes embaraça. Muitas vezes nos encontramos em situações difíceis e até com perdas de oportunidades e privilégios consideráveis por causa da acomodação e da vagarosidade.

Paulo sabia que os crentes vagarosos no cuidado estavam fadados ao fracasso, tanto a vagarosidade, como a excessiva pressa podem atrapalhar muitos projetos que poderíamos realizar na vida, por isso é necessário saber aplicá-los no tempo e o modo, ser fervoroso nem sempre significa ser rápido e enérgico, mas saber ponderar. A obra de Deus requer pessoas fervorosas no espírito, sobretudo tranquilas para que alcance o seu desenvolvimento pleno.

Fervorosos no espírito
Ser fervoroso significa dinamismo, efervescência, agilidade, ativo e esperteza “inteligência”, as pessoas portadoras dessas características se dão muito bem e não comprometem o seu próprio sucesso, e, maiormente a obra do Senhor. Ser animado, alegre, fervoroso e comprometidos com o culto a Deus, é tudo o que ele espera dos seus filhos, por isso devemos fazer o melhor para Deus, a fim de conservar a nossa temperatura espiritual bem elevada.

Deus conta com pessoas entusiasmadas para o serviço cristão, os desanimados não enfrentam desafios e nem chega há lugar algum, mas o entusiasmo contagia. Os ânimos dos dois espias foram suficientes para contagiar os desanimados (Nr 13.30); Neemias contagiou com o seu entusiasmo um grupo de trabalhadores para construir os muros de Jerusalém (Ne 2.17,20). Deus quer usar um pouco da sua coragem, cuidado, fervor e determinação para fazer coisas admiráveis na sua obra. A nossa colheita será de acordo com o que plantamos.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma-PE/Brasil


Nenhum comentário:

Foto