TEMA: As Implicações do Pecado

ESBOÇO 371
TEMA: As Implicações do Pecado
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” (Rm 5.12)

A humanidade desde o princípio vem sofrendo as sequelas do pecado de maneira que alcançou a todos os homens (Rm 5.12), finalmente gerou a morte (Rm 6.23). A única maneira de resolver o problema foi Deus encerrar todos debaixo do pecado (Gl 3.22,23; Rm 3.9,10), para que a sua graça alcançasse a todos mediante a redenção que há em Cristo (Rm 3.24). Discorreremos neste mote sobre os males e a corrupção dos últimos dias, o domínio de Satanás sobre a humanidade e extraindo coisas boas do bom tesouro.

Os males e a corrupção dos últimos dias

O texto em (2 Tm 3.1-9) reverbera uma compreensão sobre o desenvolvimento do pecado no coração dos homens, isso porque o deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos para que a luz do evangelho e a glória de Cristo não resplandeça (II Co 4.4), ficando toda criatura sujeita ao pecado, não porque queira, mas por causa daquele que a sujeitou (Rm 8.20; Jo 8.34), por essa razão é impossível desvincular o pecado dos sofrimentos humano, entretanto toda criação geme (Rm 8.22).

O domínio de Satanás sobre a humanidade
O coração do homem tem sido o depósito de tudo quanto é mal, vejamos a expressão de Jesus a respeito “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há no coração, disso fala a boca (Mt 12.34), Jesus quer nos mostrar que todo pecado começa no coração, sem que ninguém veja. Enganoso é o coração mais do que todas as coisas (Jr 17.9), ele surpreende com atitudes e ações; o engano; a mentira; violência; e inversão de valores sociais, essa é uma obra puramente diabólica (Jo 10.10). Jesus associou o aumento da iniquidade ao final dos tempos (Mt 24.12), dizendo: - Assim como foi nos dias de Noé, assim será a vinda do filho do homem (Mt 34.37-39). Satanás sempre procurou inverter o entendimento da humanidade com relação às coisas de Deus, pois o seu objetivo é destruir tudo o que Deus construiu.

Extraindo coisas boas do bom tesouro
Mediante todo cenário, posteriormente comentado ainda é possível extrair coisas boas do coração “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro “o coração” (Mt 12.35), porém é necessário muito mais do que um coração bom, ser liberto da escravidão do pecado (Rm 6.22). Deus deseja que seus filhos promovam coisas que sirvam para a paz e edificação de outrem (Rm 5.1; 14.19).

Apesar de todo esforço que o homem tem feito para se livrar do pecado, ele sempre estará presente nas nossas vidas (1 Jo 1.8,10), porém é importante o homem abster-se, mas, todavia se ele pecar e arrepender-se, Jesus Cristo o perdoará (Is 53.12; Rm 8.34; 1 Jo 2.1), toda reconciliação, perdão, justificação e regeneração advém da misericórdia e bondade de Deus.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE Brasil


Nenhum comentário:

Foto