REVIGORANDO AS FORÇAS

ESBOÇO 378
TEMA: REVIGORANDO AS FORÇAS
Faz forte ao cansado e multiplica as forças do que não tem nenhum vigor”. Isa 40.29.

Introdução
A vida é feita de altos e baixos, ora estamos fracos, ora fortes, finalmente tudo se desgasta, entretanto temos um importante papel de tornar essas situações reversíveis através de meios que viabilizem condições melhores, pois não devemos nos curvar diante dos obstáculos, até mesmo quando as forças esvaírem. Sobre esse contexto destacaremos personagens bíblicos que se fortaleceram através da força do Senhor.

Pré-texto
Citamos a princípio que há desgaste em muitas coisas, principalmente no sentido espiritual, onde encontramos dificuldades que resultam em desesperança e desânimos, mas quando lemos o texto bíblico; - “E quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim” (Mt 10.38), somando tudo o que sofremos nesta vida realmente se constitui uma cruz pesada a ser carregada.


Revigorando as forças físicas

Em relação às forças físicas existem várias formas de se revigorar, restaurar a autoestima, depressão, entre outros, bons remédios através de uma boa consulta médica pode até resolver o problema, pois isso pode ocorrer com qualquer ser humano quando se desgasta fisicamente, para que não venha ocorrer conosco é necessário se precaver, entretanto em relação à vida espiritual, as formas empregadas para compor as forças físicas são diferentes e insuficientes para restabelecê-la. Deus revigorou as forças físicas do profeta com pão e água (1 Rs 19.5,6).

Personagens bíblicos que revigoraram as forças espirituais
Mediante as dificuldades que os crentes enfrentavam naquela época, principalmente quando a igreja estava em desenvolvimento, para amenizar os sofrimentos daqueles cristãos seria necessário que os ânimos deles fossem revigorados. Entre os que tinham essa missão destacamos Barnabé, quando fortaleceu os ânimos dos cristãos de Antioquia, enfatizando a necessidade de permanecerem firmes de coração, e no Senhor (At 11.23), e Paulo, quando visitou as igrejas de Antioquia, Listra e Icônio para fortalecer os ânimos dos discípulos, mostrando-lhes que por muitas tribulações lhes importavam entrar no reino de Deus (At 14.22).

Considerações finais

Muitos cristãos no mundo necessitam de terem as suas forças físicas e espirituais revigoradas, pois muitos estão sofrendo ao silêncio das noites quando elas parecem intermináveis (Is 28.20); Na minha trajetória já enfrentei muitas adversidades, mas sempre estive confiante que Deus opera tanto o seu querer quanto o efetuar (Fp 2.13), ter a confiança no Senhor e se manter firme nos momentos mais difíceis são imprescindíveis. Deus fortalece seus filhos com a força do seu poder, cuja finalidade é fazê-los superar todas as esfinges da vida, mas, impreterivelmente devemos fazer a nossa parte, se alimentar espiritualmente com a palavra (o pão divino), e buscar refúgio e forças em Deus com muita confiança, só assim teremos as forças revigoradas.

“... mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Is 40.31)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto