LEVANDO AS CARGAS UNS DOS OUTROS


ESBOÇO 377
TEMA: LEVANDO AS CARGAS UNS DOS OUTROS
Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2).

Introdução

Levar as cargas um dos outros tem significados importantes; compreensão, suportar as fraquezas, e ajudar os semelhantes. Nada melhor do que entender as diferenças, saber perdoar, acolher, sobretudo amar, pois a vida é cheia de altos e baixos, momentos estamos esbanjado alegria, em outros choramos, no entanto nessas ocasiões sempre necessitamos de alguém que se disponha a nos ajudar, mas infelizmente nem sempre isso acontece, algumas pessoas tentam até nos ajudar, mas algumas vezes piora a situação. Os amigos de Jó pensando em ajudá-lo, aumentaram ainda mais a sua aflição, porque falavam e o acusavam (Jó 8.2-6). Discorremos nesse mote sobre atualidade; o trabalhar de Deus; perdoando para ser perdoado (a); atitude de amor ao próximo e ajudando para ser ajudado.

Atualidade

Atualmente alguns indivíduos que nunca sentiram ou experimentaram algum tipo de dor e sofrimento, riem das consternações dos outros como se fossem motivos de distração e regozijo, não devemos nos alegrar com a queda ou fracasso de ninguém (Pv 24.17,18), antes somos recomendados a: - “Chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram” (Rm 12.15), isso significa compartilhar com os sofrimentos alheios, para que também compartilhem conosco nas nossas aflições, porque ninguém sabe o dia de amanhã, basta cada dia o seu mal (Mt 6.33,34). Ninguém é tão forte, que no dia da adversidade não sinta o coração abatido.

O trabalhar de Deus

Ninguém entende o trabalhar de Deus na vida das pessoas (Ec 11.5), sabemos que Deus realiza em nós tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2.13), Ele está no controle de tudo, e todas as coisas contribuem para o bem (Rm 8.28), pois, devemos fazer a nossa parte socorrendo os necessitados e aflitos, aquele que não atende o clamor do pobre (Dt 15.11; Tg 2.14-17; Lc 4.18,19), e não usa a misericórdia, não está exercitando o amor de Deus no coração.

Perdoando para ser perdoado

Quando nos certificamos que houve pecado ou falha cometida por algum indivíduo, as revelações do amor e a misericórdia no nosso coração devem ser mais abrangentes, para que seja restaurada a saúde espiritual do faltoso. Muitas vezes falamos abundantemente sobre perdão e misericórdia, principalmente quando se trata de nos favorecer, no entanto queremos ser perdoados, mas não queremos perdoar. O Senhor nos deixou esses exemplos a serem seguidos (Mt 18.15-22; Jo 8.1-11).

Atitude de amor ao próximo

Ao tomarmos conhecimento que alguém fracassou ou cometeu algum delito, devemos ajudá-lo com coerência a palavra do Senhor, tendo cuidado para que não caia na mesma situação (Gl 6.1), pois aquilo que achamos que só acontece com os outros, às vezes repentinamente somos atingidos, por isso devemos ter muito cuidado com o que semeamos “Tudo o que o homem semear, isso ele ceifará” (Gl 6.7).

Ajudando para ser ajudado

Deixemos todo orgulho e sejamos humildes, reconhecendo o quão frágeis somos, ninguém é tão forte que jamais possa cair, mas se isso acontecer Deus levanta um Cireneu (Lc 23.26) e um samaritano para nos ajudar (Lc 10.25-37), quando o sacerdote e o levita não puderam fazer nada, o samaritano fez.

Considerações finais

Quando você tomar conhecimento que alguma pessoa esteja sofrendo, chegue junto, não para piorar a situação, ou mesmo pendurar-se na sua cruz, como fizeram os amigos de Jó, mas para ajudá-lo a superar os sofrimentos, se cometeu algum delito e está arrependido, perdoe e estenda-lhe a mão, olhando por ti mesmo para que também não sejais tentado e caia na mesma situação.

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós que sois espirituais, corrige o tal com espírito de mansidão, mas olha por ti mesmo, para que não seja também tentado” (Gl 6.1).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto