TEMA: ALIMENTANDO MULTIDÕES

ESBOÇO 379
TEMA: ALIMENTANDO MULTIDÕES
“Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer.” (Mc 6.37ª)

Introdução
A Bíblia nos relata no NT livro de Marcos, a respeito do milagre da multiplicação dos pães, entretanto havia uma grande multidão que seguia a Jesus, gente de todos os lugares, porém ela estava faminta espiritualmente e dispostos a ouvi-lo o tempo que fosse necessário, pois a prioridade não era o alimento para o sustento do corpo, mas para a alma, por isso estavam decididos a ir aonde Ele fosse, porquanto Jesus os via como ovelhas que não tinham pastor e teve compaixão e começou a ensinar-lhes (Mc 6.34), entrementes essa foi à primeira multiplicação dos pães, registrado nos quatro evangelhos. Comentaremos nesse mote a respeito da provisão, a ordem de Jesus sobre os discípulos, e a obediência.

A provisão
Uma multidão cansada e faminta, na ótica humana seria impossível alimentar tanta gente naquele momento, era a visão dos discípulos (Mc 6.37), eles não sabiam que a solução para todos os fins estava presente “Jesus”, os discípulos demonstraram preocupação em pensar que o povo não seria alimentado fisicamente “E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe dissseram: O lugar é deserto, e o dia está muito adiantado; despede-os, para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si, porque não têm o que comer.” (Mc 6.35,36). Mas Jesus determina-lhes “Dai-lhes vós de comer” eles assustados sem saber o que fazer olha para o Mestre e os recursos e diz: “duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?” (Mc 6.37), isso vai dar para todo esse povo? Jesus incumbiu os discípulos para realizarem essa tarefa.

A missão de alimentar
Na contemporaneidade continua sendo a nossa missão “alimentar multidões com a palavra de Deus” porque sem dúvidas multidões estão famintas espiritualmente e nós com o alimento espiritual que temos devemos alimentá-las, pois existem muitos meios que viabilizam a distribuição desse alimento tão precioso que é a mensagem de Cristo. Eram apenas cinco pães e dois peixes (Mc 6.38), insuficientes para alimentar tanta gente, mas a obediência a ordem do Senhor fez toda a diferença. Desejamos que o Senhor faça muitos milagres, mas não queremos ser obedientes a sua vontade. Jesus ordena aos discípulos a organização do povo, todos sentados sobre a relva, repartidos em grupos de cem e de cinqüenta em cinquenta (Mc 6.39,40), vejam que trabalho para organizar tanta gente! Muitas vezes queremos ver os efeitos sem realizar nenhum esforço. “Queremos que o Senhor faça tudo, sem fazermos nada.”

A obediência
A obediência precede o milagre; As covas só se encheram de água por causa da obediência (2 Rs 3.16,17); A fartura de pão na casa da viúva de Sarepta aconteceu por causa da obediência (1 Rs 17.15,16); O azeite da viúva só aumentou através da obediência (2 Rs 4.5,6); A obediência resultou a ressurreição do filho da sunamita (2 Rs 4.37); Naamã recebeu o milagre depois que obedeceu a ordem do profeta (2 Rs 5.14); Só houve o milagre do vinho na festa do casamento por causa da obediência (Jo 2.5,9,10); Mais de cinco mil pessoas foram saciadas apenas com cinco pães e dois peixes, por causa da obediência (Mc 6.38). Após tudo obedecido e pronto, organizado os pães e os peixes chegaram às mãos de Jesus, Ele olha para o céu e abençoou, e partiu os pães e deu aos discípulos para distribuir com a multidão, da mesma maneira repartiu os peixes (Mc 6.41) e todos ficaram satisfeitos. Nas mãos do Senhor tudo se multiplica, pois Ele tem a fórmula da multiplicação e não dá para ninguém, quando Ele opera as preocupações desaparecem, mas vale ressaltar que sem obediência os milagres não acontecem.

Considerações finais
Deus continua operando milagres, mas a realização desses depende da nossa fé, e a obediência a sua palavra. Tomemos como exemplo os discípulos, hoje os famintos estão por todos os lugares, e Deus pôs em nossas mãos pães e peixes para alimentá-los espiritualmente. Essa missão é puramente nossa. “Dai-lhes vós de comer.”


Pr. Elis Clementino - Itapissuma – PE

Nenhum comentário:

Foto