EXAMINANDO PARA EVIDENCIAR

ESBOÇO 380
TEMA: EXAMINANDO PARA EVIDENCIAR
Examinai-vos a vós mesmos se permanecei na fé; provai-vos a nós mesmo. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que estais reprovados” (2 Co 13.5).

Introdução

Atualmente muitos indivíduos não querem se autoexaminar ou fazer uma autocrítica, sempre é bom e é recomendável pensar e avaliar se estamos indo certo ou não, principalmente no sentido espiritual, pois quando não se faz essa avaliação de si mesmo encontra dificuldade para se relacionar com Deus. Meditaremos sobre a permanência na fé, provar a si mesmo e saber se Cristo está em nós (2 Co 13.5).

I. Autoexame

1. É importante refletir sobre a nossa vida espiritual, se permanecemos na fé ou não, porque ter a convicção da fé é imprescindível, pois ela gera no crente estabilidade espiritual. A capacidade de nos examinar foi dada por Deus, e a consciência julga se estamos fazendo certo ou errado. O exame nos dá a garantia de nossa firmeza não somente em Cristo, mas em outros significados da vida. Jamais devemos demonstrar insegurança quando somos interpelados sobre a nossa firmeza espiritual; - Deus sabe de tudo, vou mais ou menos, como Deus quer e consente. Não existe meio termo; ele (a) vai bem ou mal, mediante as circunstâncias devemos demonstrar firmeza principalmente no evangelho (Gl 1.9) e no amor a Cristo (Rm 8.35-39) sendo declarada através do seu exemplo de fé (2 Rs 4.26; 2 Co 4.8-12; 6.10; Fp 4.13).

2. Provar a si mesmo, a única pessoa capaz de auto se avaliar, somos nós mesmos, quando não fazemos uma avaliação justa podemos nos enganar, achar que estamos bem, quando não, para isso é necessário que o cristão prove a si mesmo, Paulo disse aos crentes de coríntios que se examinassem e depois comessem do pão e bebesse do cálice, para não correr o risco de ser condenado (1 Co 11.28,29), entretanto eu devo saber se estou bem ou não. A única pessoa que deve conhecer você é você, exceto Deus que conhece o mais intimo do coração (Jr 17.10). Conhecemos as nossas limitações, podemos até violar os nossos limites, mas com certeza sofreremos as conseqüências.

II. Exemplo de Persuasão
Convicção da nossa firmeza é indispensável, podemos seguir o exemplo plausível da vida de Paulo, nas consternações evidenciou segurança em todos os sentidos, isso é provado por vários textos bíblicos em suas cartas. Porque não tentamos ter semelhante firmeza na fé e na confiança em Deus? O amor inseparável a Cristo foi comprovado em muitas ocasiões, e a firmeza de Paulo no evangelho o levara a escrever aos Gálatas sobre ela (Gl 1.6-9). Porque não imitá-lo como ele próprio diz (1 Co 4.16; 11.1).

Devemos conhecer a nós mesmo, fazendo uma autoavaliação, sobre o que somos; nossa crença, convicções, o que recebemos de Deus, bem como a salvação e a certeza inabalável da vida eterna. Busquemos sempre nos examinar, porque podemos pensar que estamos aprovados, sendo reprovados (2 Co 13.5). Deus nos guarde que a sensibilidade espiritual seja perdida, quando a perdemos não temos a capacidade de julgar a nós mesmo.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto