ACORDANDO PARA O FRACASSO

ESBOÇO 381
TEMA: ACORDANDO PARA O FRACASSO
“E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.” (2 Sm 11.2).

Introdução
Nenhum individuo está isento de fracassos, sejam na vida profissional, moral e espiritual, basta apenas um pequeno descuido, não importa quem, pois ninguém é tão forte, valente e importante que não possa ser tentado (I Co 10.12,13). O desejo de pecar na maioria das vezes entra em ação em momentos inesperados, é na desatenção, desocupação que os incidentes acontecem. O acordar do sono e o passeio de Davi pelo terraço do seu palácio foi o suficiente para iniquidade ser despertada pelos olhos (2 Sm 11.1,2). Glosaremos neste argumento sobre o pecado de Davi, as consequências, arrependimento e o perdão divino.

O filho de Jessé

Davi era o filho mais novo dos filhos de Jessé, o Belemita, escolhido por Deus para reinar sobre Israel, foi o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14; Sl 89.20; At 13.22), na ótica humana esse homem jamais poderia pecar ou cometer alguma injustiça, entretanto Deus escolhe as pessoas certas, porém o individuo tem livre arbítrio para fazer escolhas e até executar alguns intentos do seu coração que aos seus olhos parecem bons (Pv 16.2), pois é necessário saber que tudo que se semeia colhe (Gl 6.7). O pecado está nos rodeando, jazendo as portas do coração, mas é necessário dominá-lo (Gn 4.7). O homem que não controla suas aspirações é escravo delas.

O desejo despertado pelos olhos
No tempo dos reis irem às guerras, Davi enviou Joabe e seus servos para as batalhas (2 Sm 11.1,2) e ficou em casa para dormir, não era simplesmente a questão de tirar uma soneca. O passeio na varanda do palácio foi à oportunidade para ser tentado, ele viu uma mulher se lavando no quintal da sua casa, “era essa mulher formosa à vista” o problema não era somente ver, mas desejar e ir à busca dela (V.2). Davi parecia não ter conhecimento, sobre aquela mulher tão formosa a vista, entretanto era mulher de Urias um dos favoritos e valentes, um protetor do rei que preferia dormir a porta do palácio para guardá-lo (Vs 4,11).

A ação pecaminosa
A cobiça foi tão forte que não pode controlá-la. Mandou trazer a mulher até ele, em seguida deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então voltou ela para sua casa (V.4), após fez saber a Davi que estava grávida (V.5), e temendo a Urias planeja o seu assassinato, vejam que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7). Um pecado sempre leva a consumar outro, as aspirações não controladas, trouxeram consequências inevitáveis, dificilmente o homem pensa nas consequências antes de praticar qualquer pecado, às vezes diz: Fulano fez e não deu em nada, será que sou pior do que ele? Ora nem sempre Deus age imediatamente, Ele é longânimo, se Deus não tratar com você hoje, ele trata amanhã. Davi sabia que quando o individuo peca vêm às consequências.

A cobrança divina
“Porém essa coisa que Davi fez, pareceu mal aos olhos do Senhor” (2 Sm 11.27); desprezou a palavra do Senhor, mas a correção começou logo cedo, Deus corrige e castiga a todos quanto ama (Hb 12.6,7; Pv 3.12), Deus o amava e queria restaurá-lo, Natã foi o instrumento de Deus nesse momento (2 Sm 12.1-9), o que me chama a atenção foi a maneira inteligente de Natã falar com o rei, e fazê-lo entender o personagem da parábola contada por ele. “Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem..” (2 Sm 12.7).

As consequências
Todo pecado tem um preço, a iminente prestação de contas começaram cedo com muitos sofrimentos, amarguras e a espada de Deus na sua casa, além de tudo isso a sua mente ardia. A consciência é como os olhos da coruja não se fecham nem para dormir. Ele estava inquieto pela criança e a intranquilidade da consciência, Deus ainda usa alguém com mensagens proféticas. O Natã que eu considero hoje é a voz do Espírito Santo de Deus falando as nossas mentes para nos corrigir. (Hb 3.7,8).

Reconhecimento do pecado
“Então disse Davi a Natã: pequei contra o Senhor”. “E disse Natã: - O Senhor transpassou o teu pecado; não morrerás” (2 Sm 12.13). Deus espera de cada um de nós a confissão, reconhecer o erro cometido é essencial para ser perdoado. Somente com o arrependimento o Senhor pode mudar de atitude em relação à sentença do pecado.

“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as sua misericórdias não têm fim.” (Lm 3.22).

Considerações finais
O pecado sempre estará diante do homem, porém cumpri dominá-lo, e compreender que o perdão só acontece mediante um arrependimento profundo (Sl 51.1-19). É isso que Deus espera de nós o reconhecimento do pecado, para que a graça de Deus superabunde. Nem sempre os que fracassam são fracassados, mas tenha cuidado!

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto