CORAGEM E DETERMINAÇÃO SÃO TUDO PARA CONQUISTAR

ESBOÇO 393
TEMA: CORAGEM E DETERMINAÇÃO SÃO TUDO PARA CONQUISTAR
“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança: porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Números 13.30).

Introdução
O antônimo do termo coragem é caracterizado como maior obstáculo quando nos referimos à busca de nossos objetivos, por isso não devemos permitir que a covardia aloje-se nas entrelinhas das nossas conquistas, muito menos em nossa vida. Em todas as épocas existiram pessoas fracas e outras corajosas diante da sua missão, contudo, necessitamos exercitar a coragem em todos os aspectos, tomando como ponto de partida os exemplos bíblicos, principalmente na obra que realizamos para Deus. Discorreremos nesse assunto sobre a covardia dos acompanhantes e a bravura de Calebe e Josué.

Uma ordem é dada e a missão é cumprida
Moisés ordenou espias para avaliar a terra de Canaã (Nm 13.17-20), o relatório fora assustador, a terra era produtiva, porém não podiam conquistá-la, pois as cidades eram cercadas por muros de seis metros de largura, e segundo os espias, alguns habitantes eram gigantescos (tinham 2m e 2,70m), por isso os dez espias se viram como gafanhotos perto deles (Nm 13.33), dessa forma infamaram a terra (Nm 13.27-32), todavia entre os enviados existiam dois moços corajosos e determinados Calebe e Josué, tinham visões totalmente diferentes dos demais, eles estavam certos que nada impediriam de conquistá-la. Confiaram nas promessas de Deus, e acreditando na vitória, prevaleceram.

A covardia e a coragem
Mediante o relatório assustador, que deram a Moisés, o medo gera covardia e faz ver até o que não existem, os pessimistas veem a vantagem, porém o medo não os deixa conquistar, “Os covardes nada conquistam, mas, somente os otimistas”. Calebe fez calar o povo com voz forte perante o seu líder dizendo: - “Subamos animosamente possuamo-la em herança: porque certamente prevaleceremos contra ela” (Nr 13.30). Deus nunca contou com covardes e medrosos, inclusive Ele ordenara Gideão pôr em prova o seu exército para conhecer os corajosos; somente trezentos passaram no teste de heroísmo (Jz 7.1-7). A vantagem não está na quantidade, mas na qualidade.

Atualmente, muitas pessoas querem conquistar algo sem qualquer dificuldade, porém para conquistarmos é necessário sermos aguerridos, fortes e capazes para superar todos os obstáculos. Não deixe o medo fazer você desistir, mesmo que os gigantes apareçam. Uma palavra foi dada a Gideão, o SENHOR é contigo varão valoroso. Sendo o Senhor conosco podemos expressar como Paulo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).

Considerações finais
Devemos lutar sempre, as maiores conquistas da vida acontecem mediante as dificuldades. “Os pessimistas ficam, e os otimistas concluem seus propósitos.” Não recue, siga em frente, porque a vitória é dos que lutam. Josué e Calebe foram os únicos da sua geração que entraram na terra de Canaã através da coragem e persistência.

Pr. Elis Clementino- Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto