QUANDO O SUCESSO É ENGANO?

ESBOÇO 392
TEMA: QUANDO O SUCESSO É ENGANO?
Há caminhos que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Pv 16.25).

Introdução

Sucesso, requisito que todo ser humano deseja e busca, mas nem sempre esse sucesso é real, principalmente quando as pessoas são enganadas, enganam as outras, ou enganam-se. Devemos entender que nem sempre o SUCESSO representa sucesso, pois na nossa percepção há caminhos que parecem serem favoráveis ao sucesso. Dessa forma discorreremos sobre o sucesso quando há enganos.

I. O falso sucesso
Há coisas que perecem vantajosas, e na maioria das vezes nos ofuscamos, porém nos enganamos, mas existem pessoas que gostam de viver na fantasia de um falso sucesso, e não sabem que estão vivendo um fracasso. Acabe rei de Israel, viveu muito tempo alimentado pelo engano dos seus profetas, eles proclamavam aos seus ouvidos somente vitória nas batalhas (I Rs 22.6), no entanto tudo não passava de um sucesso aleivoso, mas existia um profeta o qual ele não queria consultar porque ele o aborrecia (I Rs 22.8), esse era Micaias, profeta que falava a verdade. Muitas vezes, quando recebemos elogios nos sentimos nas alturas, no topo do sucesso, notamos que ficamos tão inflados, esquecendo-nos que estamos fadados ao fracasso; Uzias não se deu conta que o orgulho derrubaria o seu império; Nabucodonosor, jamais pensaria que o seu sucesso tivesse fracasso; Sansão se achou forte pensando que a sua força jamais seria vencida; Salomão foi atropelado na sua própria sabedoria, entre outros.

“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso” (Albert Einstein).

II. Alerta contra o falso sucesso
Devemos ter muito cuidado para não sermos enganados com vantagens que não é vantagem, estejamos seguros naquilo que pretendemos na vida, sem abrir espaços para atalhos e facilidades, pois elas deixam a impressão de sucesso, porém tudo que é enganoso oferece facilidades para alcançar o ápice do sucesso. Esteja alerta, não acreditem em coisas com muitas facilidades, existem publicidades enganosas cuidado!

O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair (Bill Gates).

III. O verdadeiro sucesso
É aquele que não vem acompanhado por enganos, e para alcançá-lo temos que percorrer caminhos que inspirem confiança, e não os duvidosos. Alcance o sucesso pelos seus méritos e esteja seguro do que você conquistou. Os esforços fazem a diferença, “lute para chegar com legitimidade”. Não faça atalhos para chegar ao topo do sucesso, as consequencias podem ser inevitáveis, pois o crescimento sustentável é aquele que conquistamos escalando degraus até chegarmos ao topo com legalidade. “Sucesso, não é sucesso quando há enganos

IV. Sucesso na vida religiosa

O falso sucesso religioso geralmente vem acompanhado de vantagens, muitas vezes somos convidados a participar de uma vida religiosa fácil, onde tudo é resolvido, nada sofre, é um mar de rosas, onde passamos a possuir tudo sem sacrifícios, entretanto muitos cristãos são enganados com fantasias sem se dá conta que as pelejas e sofrimentos fazem parte da conquista. Não há vitória sem luta, mas se, todavia perdermos algumas batalhas, não significa que perderemos todas, os números de vitórias são bem maiores. Alguns indivíduos buscam coisas fantasiosas, e acabam decepcionadas e deprimidas. A nossa vida espiritual é marcada por combates até o final (2 Tm 4.7). A palavra combater significa; lutar, guerrear, esforçar-se para vencer, pelejar, opor-se e batalhar, entretanto aqueles que estão engajados nessa peleja devem ter um alvo definido.

Quatro coisas para o sucesso: Trabalhar e orar, pensar e acreditar” (Norman Vincent Peale)

Considerações finais
Quando estamos construindo algo que nos levem ao sucesso, o cuidado é imprescindível, isso em quaisquer aspectos da vida. Ser cauteloso, para não fazer atalhos, ou encurtar caminhos, a melhor maneira de se chegar ao sucesso é pelos próprios méritos, assim estamos certos do que somos e aonde chegamos. Somente os orgulhosos não compreendem isso. Se, após a condecoração, vier o orgulho e a vaidade, deixarão de existir os méritos que o conduziram a tal galardão!” (Ricardo de Sousa Boppré).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE

Nenhum comentário:

Foto