IGNORÂNCIA X CONHECIMENTO

ESBOÇO 397
TEMA: IGNORÂNCIA X CONHECIMENTO
Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, pois ela é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro” (Pv 3.13,14).

Introdução
A ignorância está presente na vida das pessoas inteligentes, “Somos eternos aprendizes” porque ninguém sabe de tudo e são ignorantes naquilo que não sabem. Sócrates o grande filosofo grego, mesmo com a sua densa sabedoria disse: - “Só sei que nada sei” Salomão via a informação sem limites. Os indivíduos são atropelados pela falta de conhecimento. As barbáries não são cometidas somente por pessoas ingênuas, laicas e ignorantes, mas por pessoas consideradas sábias e arguciosas. No mundo existem muitas pessoas ignorantes, embora esse termo não seja levado nesse esboço pelo lado pejorativo como: estúpido e arrogante, mas pela falta de conhecimento das coisas “A ciência diminui a possibilidade de sermos atropelados pela ignorância.” (ELIS CLEMENTINO).

A Ignorância pode ser intelectual e espiritual, sendo que essa última é muito mais danosa, porque se refere à falta de conhecimento de Deus (Is 1.3; 5.13; 59.8; Os 4.6a). “Quanto mais conhecimento menos ignorante é,” (ELIS CLEMENTINO) “O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28.28; Sl 111. 10; Pv 1.7). Esses ensinamentos são essenciais em todo tempo e para todos os sentidos da vida.

1. Conhecimento
O conhecimento secular é essencial e vasto, mas, infelizmente o individuo utiliza apenas uma pequeníssima parcela dessa vastidão, é como um disco rígido de 8 GB ocupado apenas dez por cento da sua área, cujo restante está livre. Digo com isso que temos uma grande capacidade de armazenamento a serem exploradas no nosso cérebro, e as partes que não são exploradas é aonde atua a ignorância, “O que eu não conheço, simplesmente ignoro” (ELIS CLEMENTINO).

O ser humano é limitado no seu conhecimento sobre: (a) Os mistérios da vida (Ec 11.5; Sl 139.6; Jr 1.5); (b) Brevidade (Jó 8.9; Sl 73.22); (c) Futuro e males (Ec 8.7; 9.12); (d) Natureza (Ec 11.5a; Mt 8. 27; Jo 3.8). Da mesma maneira ocorre em relação ao espiritual (a) Deus (Is 1.3; Jr 8.7; 9.3,6; I Co 15.34b); (b) Sua justiça (Jr 5.4; Rm 10.3); (c) Palavra de Deus (Jo 5.39; At 8.30,31); (d) O caminho da paz (Is 59.8) e Sobre Cristo (Jo 1.10,26; 4.10; 14.9).”

Necessariamente devemos buscar a conhecer a Deus (Os 6.3), como também crescer, Pedro incentivou os crentes a crescerem, observem que o verbo está no imperativo presente, significando continuar crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18), isso só ocorrerá mediante esforços e obediência (Jo 7.16,17), que resultará em liberdade da alma e de todo engano (Jo 8.31,32,36), bem como a condução a vida eterna (Jo 17.3; Fp 3.10; Cl 1.10).

Com o conhecimento que temos de Deus e da sua palavra passamos a ter a plena confiança, porque conhecemos, e isso nos leva acreditar em algumas verdades que nos alimentam: (a) O nosso redentor vive (Jó 19.25; Is 50.7; 2 Tm 1.12); (b) Os propósitos de Deus se cumprem em nós (Is 64.4; 54.17); (c) Saber que todas as coisas convergem para o bem (Rm 8.28); (d) Ter esperança sobre o final da sua carreira espiritual (2 Co 5.1; 1 Jo 3.2; 2 Tm 4.7,8);

Considerações finais
O conhecimento enobrece o homem em todos os sentidos da vida, buscá-lo é imprescindível para termos um desenvolvimento pleno, bem como uma fé fundamentada em Deus. “O conhecimento sobrepuja a ignorância”.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto