CONSIDERANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS

ESBOÇO 398
TEMA: CONSIDERANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS
“Não digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois nunca com sabedoria isto perguntarias” (Ec 7.10).

Introdução
O procedimento cristão exige que todos se disponha a servir a Deus e trilhem pelos caminhos e padrões estabelecidos por Ele em qualquer circunstância, mesmo sem entender as coisas que Deus faz (Ec 11.5; Is 55.8.9). Discorreremos nesse texto sobre a maneira do cristão enfrentar as diferentes situações do cotidiano.

Conduta Cristã
Como cristãos, devemos cumprir a nossa cidadania de maneira coerente com os padrões éticos, porque somos extremamente observados. O apóstolo Pedro advertiu os crentes a se lembrarem da sua condição de nômades e estrangeiros no mundo, para que eles vivessem incólumes diante de um mundo pecaminoso (I Pe 2.11), além de sermos cidadãos da terra, somos também cidadãos dos céus, entretanto a nossa pátria não é daqui “Mas a nossa pátria está nos céus de onde esperamos o salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20).

O nosso procedimento cristão deve ser controlado de tal forma que o nosso testemunho exterior honre a Deus, mostrando aos contradizentes do evangelho a eficácia dele (I Pe 2.12). “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que está no céu” (Mt 5.16; Fp 2.15; I Pe 2.15; 3.1). Esse dimanar cristão deve ser em todas as circunstâncias da vida, pois administrar bem os seus sentimentos é imprescindível, inclusive Salomão considera e destaca duas coisas importantes na vida; o dia da prosperidade e o dia da adversidade:

1. Sobre a adversidade Salomão pede para que seja levada em consideração (Ec 7.14); Mas, seja prudente em vivê-los, não desprezando o presente (Ec 7.10). Os israelitas não agiram dessa forma, passaram quatrocentos e trinta anos no exílio e logo após a libertação, com poucos dias de viagem estavam se lembrando das carnes, dos pepinos e das cebolas do Egito (Ex 16.3; Nr 11.5), as murmurações prejudicam a vida espiritual, além de fazê-los lembrar só dos momentos passados, eles não pensaram no jugo da escravidão do Egito, e sim na comida; eles diziam que a comida era de graça, mas como era de graça se pagavam com a escravidão e até com a vida dos seus próprios filhos (Ex 1.16, 22). Em contrapartida temos alguns exemplos que podem servir de espelho para os nossos dias; Jó, Habacuque e Paulo, estes estavam preparados para enfrentarem qualquer turbulência sem, contudo deixarem afetar a sua fé em Deus. Jó reconhecia os benefícios do Senhor sobre ele “receberemos o bem de Deus, e não receberemos o mal? (Jó 2.10); Habacuque compreendia que mesmo diante da iminente situação que estava por vir, ele declara a sua firmeza no Senhor (Hc 3.16-18). O apóstolo Paulo por intermédio de seus sofrimentos deixou-nos vários exemplos, que, apesar dos séculos já transcorridos, continua a ecoar de maneira eloquente e irrefutável.” (Rm 8.35-39; I Co 4.9; Fp 4.12,13).

2. A respeito do dia da prosperidade Salomão diz: goze o bem (Ec 7.14); O planejamento no dia da prosperidade pode lhe garantir sustento para a adversidade (Gn 41.33-37). O cristão com a vida financeira descontrolada pode trazer-lhe problemas, e estes podem refletir na sua espiritualidade. Já os problemas externos causados por um desequilíbrio social pode não trazer prejuízos para a nossa fé, desde que tenhamos controle e firmeza espiritual, sobretudo a confiança em Deus.

“Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos.” “A pessoa que tem sabedoria não pensa apenas no momento, ela tem uma visão de longo alcance, olha em direção a eternidade. Conduza as suas decisões de acordo com a perspectiva de Deus; considere o impacto que cada decisão terá nos próximos cinco, dez anos e até na eternidade! Apesar de a vida ser curta, tenha em mente o propósito de viver com Deus para sempre”(Ec 11.7,8).

Considerações finais
A nossa vida deve está coerente com a palavra de Deus, pois ela enfatiza que devemos enfrentar todos os obstáculos com firmeza e determinação, não estando inquietos por coisa alguma (Fp 4.6). Deus permanece o mesmo proporcionando força e graça nos momentos mais difíceis da vida, por isso não devemos focar a nossa visão no passado, principalmente quando viveram bons momentos, mas está preparado para enfrentar o presente e o futuro, seja qual for a situação.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma-PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto