CUIDADO COM OS CONSELHOS

ESBOÇO 403
TEMA: CUIDADO COM OS CONSELHOS
“Onde não há conselhos os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.” (Pv 15.22).

Introdução

O homem é um ser social, logo, vive em grupos, por esse motivo um depende do outro. O aconselhamento contribui na formação do caráter do indivíduo, mas é necessário saber a procedência, ou seja, de quem estamos recebendo. Conselho significa; parecer, opinião, sugestão e recomendação sobre qualquer coisa que se pede razão. Cada conselho deve ser analisado antes de ser aceito e executado, de forma que produza bons resultados (Pv 10:17). Discorreremos sobre as fontes de conselhos.

I. Fontes
Quaisquer fontes de conselhos não devem ser recebidos (Pv 15:22), mas, daquelas pessoas experientes e idôneas sim (Ex 18:19-23; 1 Rs 12: 6,7; Pv 11:14). Dependendo da fonte os resultados podem ser ou não satisfatórios, mediante esse contexto devemos está sempre atentos de que fontes eles vem.

II. Os Sábios

As pessoas arguciosas ouvem conselhos, porque julgam ser importante para algumas decisões na vida. Os sábios ouvem conselhos de forma cautelosa (Pv 12.15; 21.11; 14.15,16).

III. Conselhos que não devem ser ouvidos

Devemos estar distantes dos conselhos dos ímpios, “Porque os caminhos dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo em que tropeçam.” (Jó 21:16b; Pv 12:5; Sl 1:1). As pessoas imaturas e menos experientes, necessitam ter cuidado para não desprezar os bons conselhos e receber os maus. Roboão deixou os conselhos dos mais velhos, para pedir aos mais jovens, principalmente aos que conviveram com ele, estes o aconselharam de forma incorreta.
Leia o texto de (I Rs 12. 8-11) e faça uma avaliação entre os conselhos dos anciões e dos mais jovens amigos de Roboão, e vivencie uma grande lição.

Selecione as amizades; e estime os conselhos que lhes acrescentem valores
(CLEMENTINO).

Considerações finais

Os conselhos que recebemos de algumas pessoas, principalmente de fonte confiável são bem-vindos, os tolos não conhecem quanto vale um conselho (Pv 1.5). Porém como servos do Senhor devemos buscar orientações de fontes que não contrarie a vontade de Deus, especialmente quando nos referimos às coisas espirituais. Amados, tenhamos cuidado com certos conselhos que não somam para o nosso bem, sobretudo o dos ímpios.

“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1).

Pr. Elis Clementino- Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto